Hiram Maxim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hiram Maxim
Inventor
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Nascimento 5 de fevereiro de 1840
Local Sangerville
Morte 24 de novembro de 1916 (76 anos)
Local Londres
Atividade
Campo(s) Inventor
Prêmio(s) National Inventors Hall of Fame (2006)

Sir Hiram Stevens Maxim (Sangerville, 5 de fevereiro de 1840Londres, 24 de novembro de 1916) foi um inventor inglês que nasceu nos Estados Unidos.

Começou por trabalhar como construtor de carroças numa fábrica em Fitchburg, no estado do Massachusetts, e ao mesmo tempo registou a patente de diversos inventos, nomeadamente aparelhos a gás e lâmpadas eléctricas.

Aos 38 anos, passou a engenheiro-chefe da Companhia de Electricidade dos Estados Unidos, mas três anos depois emigrou para Inglaterra. Naturalizou-se inglês e passou a preocupar-se mais com inventos e o seu fabrico.

Em 1881, visitou em Paris uma exposição dedicada à electricidade. A partir desse ano, trabalhou em Londres na elaboração de uma metralhadora, uma arma de fogo automática. Em 1884, formou a Companhia de Armas Maxim e, no ano seguinte, fez uma demonstração ao exército britânico da primeira metralhadora automática do mundo. A metralhadora era capaz de disparar ininterruptamente até que todo o cinto de munições fosse gasto, disparava 500 vezes por minuto, o equivalente na altura aos disparos de cerca de 100 espingardas.

Quatro anos depois, o exército britânico adoptou a arma de Hiram Maxim, que ficou com o seu nome, seguindo-se, a partir de 1890, a Áustria-Hungria, Império Alemão, Itália, Suíça e Império Russo como nações clientes. A arma foi utilizada pela primeira vez em combate pelas forças coloniais britânicas na guerra de Matabele em 1893-1894.

Hiram Maxim, entretanto, continuou a registar inventos, como uma arma pneumática, um silenciador, pólvora sem fumo, uma ratoeira, uma máquina voadora, etc. Esta última máquina, criada em 1891, era um biplano movido por dois motores a vapor. Chegou a levantar voo numa experiência levada a cabo três anos depois, mas depois despenhou-se e ficou destruída, levando Maxim a desistir do projecto. O inventor foi ordenado cavaleiro pela rainha Vitória em 1901 e morreu em Londres a 24 de novembro de 1916.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.