Hokuriku Shinkansen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Linha Hokuriku Shinkansen existente (a verde) e planeada (a cinzento)

O Hokuriku Shinkansen (北陸新幹線?) é uma linha Shinkansen que abriu em 1997 entre Takasaki e Nagano sendo chamada de Nagano Shinkansen (長野新幹線) pela East Japan Railway Company (JR East) na publicidade e nos horários. Foi construída para ligar Tóquio e Nagano a tempo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998. A linha actual estende-se ao londo de 117.4 km.

Os comboios super-expressos Asama, nomeados assim devido a um vulcão activo junto da linha, liga actualmente Tóquio e Nagano num mínimo de 79 minutos a uma velocidade máxima de 260 km/h. Estes serviços são efectuados pelos comboios da Série E2 da JR East. Existem 2 serviços por hora, tendo padrões de paragem variados, com apenas alguns serviços com paragens em todas as estações. Os comboios circulam ao longo das linhas Jōetsu e Tōhoku de Tóquio até Takasaki.

Os serviços Hokuriku Shinkansen substituiram os comboios Expresso da linha principal Shin-etsu, também chamados de Asama, que levavam anteriormente 2h50 desde Tóquio (Estação Ueno) até Nagano. Em consequência da abertura do Shinkansen, parte da linha convencional foi abandonada entre Yokokawa e Karuizawa. Este segmento da linha tinha graduações particularmente íngremes.

Foi construída uma ilha-plataforma na estação de Tóquio para coincidir com os novos serviços. Isto aumentou o número de plataformas Shinkansen da JR East para 2 (servindo 4 linhas).

A partir de Dezembro de 2005 foi proibido fumar em todos os comboios Asama.

Futuro[editar | editar código-fonte]

Os planos futuros para a linha Hokuriku Shinkansen incluem eventualmente extensões para locais tão longínquos como Osaka via Toyama e Kanazawa. Partes da secção de 162.1 km para Torayama começaram em 1993, e desde 2005 que está em construção até Kanazawa, incluindo os 22.2 km do túnel Iiyama que em 2005 estava 40% completo. Espera-se que esteja concluído até 2012 até Toyama, com o serviço a chegar até Kanazawa previsto para 2014. A construção do Fukui está prevista para iniciar em 2008, com o último troço até Osaka ainda não finalizado.

Para além da estação de Joetsu, a linha passa a pertencer à JR West em vez da JR East.

Estações[editar | editar código-fonte]

Operacionais[editar | editar código-fonte]

Planeadas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.