Hulha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde fevereiro de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Hulha

A hulha ou carvão betuminoso é um tipo de carvão mineral que contém betume.

Dependendo do teor de carbono, o carvão mineral é classificado como linhito, hulha e antracito. É denominado de hulha quando o teor de carbono é entre 60 e 80%.

A hulha foi a mola propulsora da indústria do século XIX, durante a chamada revolução industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX.

A hulha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de hidrocarbonetos aromáticos, que ocorria através de um processo denominado destilação seca. Tal processo consiste no aquecimento da hulha resultando em três frações de diferentes estados físicos:

  • Gasoso: gás combustível de iluminação: CH4,H2, CO entre outros.
Ícone de esboço Este artigo sobre um Combustível é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Quando a madeira é soterrada, ela passa por um processo de fossilização na crosta terrestre, sendo gradativamente enriquecida em carbono. Isto ocorre, pois a madeira é composta basicamente de hidrogênio (H), oxigênio (O) e carbono (C). Mas com o tempo o hidrogênio e o oxigênio são eliminados na forma de água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). Desse modo, forma-se o carvão mineral ou natural, que é uma mistura de substâncias complexas ricas em carbono.

A hulha é uma variedade do carvão mineral que apresenta um dos maiores índices de carbono em sua composição (veja tabela). Em relação à madeira e aos outros carvões minerais, ela fica atrás somente do Antracito.

É um carvão geralmente betuminoso com percentagem elevada de carbono (85 a 90%). Apresenta zonas baças e zonas com brilho vítreo gorduroso, por vezes em disposição alterna, correspondentes, respetivamente, a um predomínio de detritos e de uma substância intersticial. A hulha observada ao microscópio, em lâmina fina, mostra-se constituída por detritos vegetais já bastante alterados e por uma matéria intersticial abundante e que preenche todos os espaços. Inflama-se à chama de uma vela, ardendo com menos fumo que o lenhito. Os componentes voláteis são abundantes nas hulhas gordas e escassos nas hulhas magras. Conforme a sua riqueza em voláteis, libertam por destilação gases combustíveis. A proporção relativa da substância intersticial e leitos mais baços ricos em detritos lenho-celulósicos permite distinguir nas hulhas vários tipos, como o vitrito ou hulha brilhante, em que a pasta predomina largamente em camadas brilhantes e espessas, o clarito, que se apresenta em bandas com poucos corpos figurados, o durito ou hulha mate compacto, sem aspeto zonado e sem brilho, em que predominam os detritos lenho-celulósicos e o fusito poroso, baço e friável, muito rico em detritos lenho-celulósicos, e com aspeto de carvão vegetal artificial. A hulha é o carvão com maior interesse económico, arde facilmente e tem elevado poder calorífico. Hulha gorda - designação das hulhas em que são abundantes os componentes voláteis. Ardem com chama alta e luminosa. A fratura é lisa. O coque delas derivado é duro e compacto. Estas hulhas possuem entre 18 a 26% de matéria volátil. As argilas gordas produtoras de gás ardem com chama alta e fuliginosa, a fratura tem o aspeto de coiro granulado. O coque delas derivado é poroso. Hulha magra - também denominadas argilas antracitosas, as hulhas magras ardem com chama baixa, pouco luminosa. A fratura é lisa e brilhante. Contêm de 8 a 10% de matérias voláteis. O coque que deriva destas hulhas é pulverulento