I'm Coming Out

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
"I'm Coming Out"
Single de Diana Ross
do álbum Diana
Lançamento 1980
Formato(s) Disco de vinil
Gênero(s) Soul/Pop
Duração 5:26
Gravadora(s) Motown
Composição Bernard Edwards, Nile Rodgers
Produção Bernard Edwards, Nile Rodgers
Cronologia de singles de Diana Ross
Último
Último
"Upside Down"
(1980)
"My Old Piano"
(1980)
Próximo
Próximo

"I'm Coming Out" (Português: Estou saindo [do armário] ou Estou me revelando) é uma canção originalmente gravada por Diana Ross e lançada por ela como um compacto simples no ano de 1980. A canção foi composta e produzida por Bernard Edwards e Nile Rodgers, membros da banda Chic, para o álbum diana.

Inspiração para a letra[editar | editar código-fonte]

Nile Rodgers, co-escritor e co-produtor da canção, disse que se inspirou para escreveu a canção após ter ido à uma discoteca da California e lá ver inúmeras drag queens fantasiados de Diana Ross. Ross, nessa época, já se auto-denominava uma ícone da comunidade gay.

Successo comercial[editar | editar código-fonte]

Quando a canção foi lançada como um compacto simples no outono de 1980, fãs de Ross e membros das comunidades gay, lésbica, bissexual e transexual abraçaram-na como um "hino gay".

A canção se tornou um dos maiores sucessos comerciais da carreira de Ross, atingindo a posição de número cinco na lista dos 100 singles mais vendidos da Revista Billboard e sendo certificada com o disco de ouro pela RIAA.

Quando a canção foi lançada Ross revelou que estava abandonando a Motown Records após vinte anos de ter entrado para a gravadora. Mais tarde, Ross assinou um contrato de 20 milhões de dólares com a RCA Records.

Ross, de vez em quando, inicia seus shows cantando "I'm Coming Out".

Posição nas listas de mais vendidos[editar | editar código-fonte]

Lista (1980) Maior
posição
atingida
Billboard Hot 100 (EUA) 5
Billboard Singles de R&B (EUA) 6
Billboard Singles de Dance music mais tocados em boates (EUA) 1
Reino Unido 13

Samples e covers[editar | editar código-fonte]

Vários samples da canção foram utilizados ao longo dos anos, o mais famoso deles gravado por Puff Daddy, que colocou-o em "Mo Money Mo Problems", um single de 1997 de Notorious B.I.G..

Em 2003, a cantora de R&B Amerie fez um cover da canção para a trilha-sonora da comédia romântica de Jennifer Lopez e Ralph Fiennes intitulada Maid in Manhattan (Um Encontro de Amor). A versão de Amerie foi lançada como um single no Reino Unido e na Austrália somente. A versão original da canção também pode ser encontrada no álbum da trilha-sonora do filme.