IBA da Ponta do Cintrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
IBA da Ponta do Cintrão
IBA da Ponta do Cintrão
Localização ilha de São Miguel
Dados
Área 29 hares
Coordenadas 37° 50' N 25° 29' O

A IBA da Ponta do Cintrão localiza-se no promontório da Ponta do Cintrão, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, dentro das coordenadas geográficas de 37º 50´ Norte e 25º 29´ Oeste.

Esta IBA, abreviatura é proveniente da frase internacional em língua inglesa (Important Bird Area), traduzível como Zona Importante de Aves, é na prática uma Zona de Protecção Especial para Aves Selvagens, principalmente as migratórias marítimas.

Ocupa uma Área de 29 hares e uma cota de altitude que se estende desde o nível do mar até aos 79 metros de altitude.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta Zona de Protecção Especial para Aves Selvagens estende-se ao longo da costa tendo início do lado Oeste na Ponta da Ribeirinha e estende-se até às proximidades do Porto Piscatório de Santa Iria.

Esta zona de protecção estende-se ao longo de uma faixa que vai desde a beira-mar até ao rebordo da falésia. As principais áreas de habitat encontram-se nas falésias onde predomina uma vegetação típica das zonas costeiras macaronésicas, onde predominam as zonas de matos macaronésicos endémicos tais como a Vassoura, Erica azorica, o Feto marínho, (Asplenium marinum) ou o Bracel, (Festuca jubata), e uma vegetação vivaz típica das costas de calhaus rolados.

O Habitat, é assim formando por abundantes aglomerados de Erica Azorica, principalmente nas limites das falésias. Nas zonas rochosas que compõem algumas das falésias, pequenos ilhéus e em zonas de cascalho é vegetação é mais escassa.

Aparece também vegetação exótica, introduzida pelo homem na ilha e cujas sementes a natureza se encarregou se de disseminar.

Esta Zona tem uma importância ornitológica que se prende particularmente para as aves marinhas que aqui nidificam, particularmente a Cagarra Calonectris diomedea e o Pintainho Puffinus assimilis.

Apesar da sua importância para a protecção das aves migratórias, particularmente as que atravessam o Oceano Atlântico, vindas do Continente Africano e Americano esta área não tem, à data, qualquer protecção nacional ou internacional, usufruindo apenas de protecção Regional.

Os principais Predadors terrestres são os introduzidos, e são os gatos, cães ferais, ratos e mustelídeos, que provavelmente limitam a nidificação da maioria das aves marinhas que presentes, particularmente os procelariformes de menor dimensão e que também por isso são vulneráveis, aliado facto de que nidificam em cavidades no solo ou no cascalho e portanto de fácil acesso pelos predadores.

A invasão e proliferação de plantas exóticas, como é o caso da Cana Arundo donax, veio acarretar uma perda de habitat de nidificação do espaço disponível para os procelariformes.

A monitorização das várias colónias de aves marinhas aqui existentes ocorre desde 1995, sob financiamento europeu.

O solo em redor é utilizado para a agricultura; turismo, recreio; conservação da natureza e pelas suas características para investigação.

Principais espécies de aves observáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Mapa dos Açores, Série Regional, 5º Edição ISBN 978-989-556-071-4
  • Del Nevo et al. (1990),
  • Monteiro & Groz (1999),
  • Monteiro et al. (1998, 1999, inédito),
  • Pereira et al. (2000),
  • Rodrigues & Nunes (2002)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Espécies nidificantes nos Açores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.