James Arthur (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Arthur
James Arthur em uma sessão de autógrafos em WHSmith em Middlesbrough em 9 de janeiro de 2013.
Informação geral
Nome completo James Andrew Arthur
Nascimento 02 de Março de 1988 (26 anos)
Origem Middlesbrough, Reino Unido
País  Reino Unido
Gênero(s) Pop/Rock
Ocupação(ões) Cantor e Compositor
Instrumento(s) Vocal, Piano e Guitarra
Período em atividade 2012 - Hoje
Gravadora(s) Syco Music
Afiliação(ões) The X Factor (Reino Unido)
Página oficial Jamesarthurofficial.com

James Andrew Arthur mais conhecido como James Arthur (nascido em 02 de Março de 1988), é um cantor e músico britânico de Middlesbrough que venceu a nona temporada do The X Factor (Reino Unido) em 2012. Seu single de estreia, "Impossible", foi lançado após o final do programa e estreou em primeiro lugar no UK Singles Chart em sua primeira semana de lançamento.[1] Desde então, passou a vender mais de 1,2 milhões de cópias no Reino Unido e 2,5 milhões de cópias em geral,[2] tornando-se o segundo vencedor ‘best-seller’ do The X Factor.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

James nasceu em Middlesbrough no Reino Unido[4] é filho de Shirley Ashworth, e do pai escocês, Neil Arthur.[5] Neil foi um motorista e fazia entregas, mas também foi um DJ e baterista por vários anos.[6] Neil e Shirley separaram-se quando James tinha apenas um ano. Os pais de James não se falavam há mais de vinte anos, mas tiveram que concordar em participar juntos na audição do filho em uma reunião de família para apoiar James.[7]

Arthur foi o primeiro da escola primária Ings Farm em Redcar, North Yorkshire. Quando ele tinha nove anos se mudou com sua mãe Shirley e seu padrasto Ronald Rafferty para Bahrain, onde ele estudou na Escola Britânica por quatro anos. Quando eles se separaram, James, então com 14 anos, retornou para o Reino Unido com sua mãe Shirley e suas três irmãs Sian, Jasmin e Neve para viver na Coast Road em Redcar.[8] [9] Após seu retorno, ele continuou seus estudos na Escola Ryehills em Redcar.[10]

Arthur tem uma irmã mais velha, Sian Arthur, três irmãs mais novas, Jasmin Rafferty, Neve Rafferty e Charlotte, e um irmão mais velho, Neil Arthur.[11]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

James Arthur escreve e grava canções desde os 15 anos como artista a solo e em algumas bandas, incluindo:

  • Moonlight Drive:[12] Uma banda de rock composta por um quinteto baseado em Cleveland com Arthur no vocal. A banda foi ativa entre 2005 e 2008. Tinha gravações como "Said You'd Be There", "Hole in My Heart" e "Tear Me Apart".
  • Cue the Drama:[13] Uma banda de rock alternativo, baseado em Marske-by-the-Sea e ativa entre 2005 e 2008. As gravações inclui "On the Radio 98KUPD", "It's Killing Me", "I Reach You" e "It Hurts".
  • Save Arcade:[14] Uma banda alternativa de rock formada por Arthur (vocais, guitarra), Josh Brown (teclados e vocal), Matthew Green (guitarra), Alex Beer (baixo, vocais), Travis Shaw (guitarra, percussão, vocal) e Karl Dowson (bateria). Em 2009, a banda lançou um EP com três faixas chamadas "The Truth", "Echoes" e "I Un-Proudly Present". Em junho de 2010, a banda lançou um EP com cinco faixas "Tonight We Dine in Hades", incluindo “Superhero", "You Always Want a Fight", "Juliet Is Not Dead" e "She Aims to Please".
  • Emerald Skye::[15] Uma banda de pop/rock constituída em março de 2011, com base em Redcar / Saltburn-by-the-Sea e composta por Ar pu
  • thur (guitarra e vocal), Dean Harrison (piano, violino), Paul Gill (baixo) e Salvar Arcade colega de banda Green (bateria).

James também postou muitas de suas músicas no SoundCloud e YouTube, bem como um álbum intitulado Sins by the Sea.[16] Em 2011, ele fez o teste para o The Voice UK, mas não passou.[17]

No início de 2012, ele gravou músicas e lançou dois CD´s como James Arthur Band.[18] [19] A banda foi composta por Arthur (vocal e guitarra), Jez Taylor (guitarra), Chris Smalls (teclados), Jordânia Swain (bateria) e Rich Doney (baixo). Em 2012, a banda lançou o The EP Collection CD com nove faixas com R&B, soul e influências de hip hop, uma compilação de faixas dos dois CD’s. Arthur também lançou um EP chamado “Hold On” sob o nome de ‘The James Arthur Project’ em agosto de 2012, em colaboração com John McGough. As faixas foram escritas e arranjadas por McGough,[20] [21] e mixado por Matt Wanstall com todos os vocais feitos por James.

2012: The X Factor[editar | editar código-fonte]

James Arthur fez o teste para o The X Factor (Reino Unido) em Newcastle. Ele executou uma versão acústica de "Young" da jurada Tulisa Contostavlos, antes de explicar o seu passado, incluindo um curto período de descanso em orfanato e tempo gasto em apartamentos e flats depois de romper relação com sua família. Ele também revelou que seu pai e sua mãe não se falavam há mais de 20 anos, e isso era um tipo de reunião para eles, participar de sua audição. Ele cantou "A Million Love Songs" no bootcamp e foi escolhido como um dos seis concorrentes na categoria "Boys" para avançar para a casa dos jurados. Deste ponto em diante, Arthur foi orientado por Nicole Scherzinger. Depois do seu desempenho na casa dos jurados com “I Can't Make You Love Me”, James foi escolhido como um dos 12 concorrentes para avançar para os shows ao vivo, e um dos três na categoria "Boys".

Depois de sua segunda performance ao vivo, Arthur sofreu um ataque de ansiedade nos bastidores. Apesar de ter sido tratado no estúdio, paramédicos determinaram que ele não precisaria ir ao hospital, e ele foi levado de volta para o hotel para descansar.[22] Depois de sua performance de LMFAO "Sexy and I Know It" no terceiro show ao vivo em 20 de outubro, Arthur foi acusado de plágio. Sua interpretação foi muito semelhante à versão de only1Noah [23] postada no Youtube no dia 9 de Maio de 2012 e ganhou mais de 17 milhões de visitas a partir dele. Na sétima semana, após a realização de "Can't Take My Eyes Off You", Arthur teve que mostrar seu potencial e cantou "Fallin" para tentar sobreviver no programa após ter sido um dos menos votados ao lado de Ella Henderson, com os jurados empatados o voto popular decidiu que James Arthur continuaria no programa .

Arthur ganhou a nona edição do The X Factor (Reino Unido) em 09 de dezembro de 2012, com 53,7% dos votos finais, contra Jahméne Douglas, que recebeu 38,9%. [24]

Após o The X Factor[editar | editar código-fonte]

Depois da sua vitória, a canção cover de James, “Impossible", foi lançado como single vencedor e a arrecadação das vendas foram para o Together for Short Lives.[25] Tornou-se o single mais vendido de um vencedor do The X Factor, chegando a 255 mil downloads dentro de 48 horas e mais de 490 mil até o final da semana.[26] O single entrou no topo da UK Singles Chart em sua primeira semana de lançamento.[27] Depois de 11 dias, foi o sétimo single mais vendido de estreia de qualquer competidor do The X Factor, com vendas de 622 mil [28] em sua segunda semana o single caiu para número dois,[29] mas recuperou o primeiro lugar em sua terceira semana,[30] e ficou no topo por mais uma semana. Depois de três semanas, foi o quinto single mais vendido de 2012, com 897 mil cópias vendidas.[31] Após quatro semanas tinha vendido 971 mil cópias.[32] Em 11 de janeiro de 2013, o single vendeu mais de 1 milhão de cópias.[33] A canção também chegou ao número um na Irlanda, dois na Austrália, Nova Zelândia e Suíça, e oito na Eslováquia.[34] [35] [36] [37] .

Em 7 de agosto de 2013, Arthur anunciou via Twitter que seu próximo single se chamaria "You're Nobody 'til Somebody Loves You". [38] O single foi lançado nas estações de rádios do Reino Unido em 9 de setembro de 2013. A canção está prevista para lançamento mundial em 20 de outubro de 2013. O primeiro álbum de James terá o seu nome "James Arthur" e está previsto para ser lançado em 4 de novembro de 2013. As faixas e a capa do álbum foram divulgadas pelo próprio cantor em 02 de Outubro de 2013.[39]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do Álbum Singles
2013 James Arthur (álbum) [40]
  1. "Impossible"
  2. "You're Nobody 'til Somebody Loves You"
  3. "Recovery"

Notas e referências

  1. James Arthur's Impossible Tops UK Singles Chart. MTV UK (16 de Dezembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  2. James Arthur Premieres 'You're Nobody 'Til Somebody Love You' Music Video (WATCH). Entertainmentwise (19 de Setembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  3. Leona Lewis named biggest-selling 'X Factor' star in UK. Digital Spy (22 de Agosto de 2013). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  4. Heat World - James Arthur Biography. Heat. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  5. James Arthur's tartan treat for Scots female fans. Daily Records (16 de Dezembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  6. Scots father of X Factor star James Arthur admits he has no idea where singer gets his charm from. Daily Records (04 de Novembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  7. You can’t call me a womaniser for taking three girls back to my hotel. The Sun. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  8. Riches to rags tale of X Factor singer who slept on park bench and stole food to survive. Daily Mail (27 de Agosto de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  9. Emotional victory for former Bahrain student. Gulfweeklyworldwide (12 de Dezembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  10. Family of James Arthur so proud of X-Factor hopeful + GALLERY. Gazette Live (12 de Dezembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  11. Family of James Arthur so proud of X-Factor hopeful + GALLERY. Gazette Live (12 de Dezembro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  12. Moonlight Drive Music - Myspace. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  13. Save Arcade- Myspace. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  14. Cue The Drama - Myspace. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  15. The Emeral Skye- Facebook. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  16. James Arthur Music - Soundcloud. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  17. James Arthur - Facebook. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  18. The James Arthur Band - Facebook. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  19. The James Arthur Band - Bandcamp. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  20. Hold On: The James Arthur Project: Amazon.co.uk: MP3 Downloads. Amazzon UK. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  21. "The James Arthur Project - Facebook. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  22. The X Factor 2012: James Arthur. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  23. X Factor 2012: James Arthur accused of copying Sexy And I Know It cover. Telly Mix (24 de outubro de 2012). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  24. The X Factor voting numbers revealed HERE!. X Factor UK. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  25. The James Arthur hits the No 1 slot again. Together for Short Lives. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  26. James Arthur’s 'Impossible' becomes fastest-selling X Factor single. The Independent. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  27. X Factor winner James Arthur tops the charts. Telegraph. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  28. Hillsborough tribute extends lead over James Arthur in Christmas Number 1 race. Official Charts. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  29. Hillsborough Justice Collective beat James Arthur to Christmas No. 1. Digital Spy. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  30. James Arthur is back at Number 1 with Impossible. Official Charts. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  31. The Official Top 40 Biggest Selling Singles Of 2012 revealed!. Official Charts. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  32. James Arthur's Impossible unmoved from top of Official Singles Chart. Official Charts. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  33. James Arthur's Impossible becomes the UK's latest million selling single. Official Charts. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  34. James XFactor champ James Arthur a hit in Australia... and Switzerland. Telly Mix. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  35. Discography James Arthur. Irish Charts. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  36. IFPI SR: Hitparáda: Radio Top 100 Oficiálna: Týždeň: 201306. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  37. New Zealand Charts Portal. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  38. James Arthur anuncia título do novo single. X Factor Brasil. Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  39. James Arthur Unveils Album Art Work And Track Listing. Entertainmentwise (03 de Outubro de 2013). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.
  40. James Arthur Unveils Album Art Work And Track Listing. Entertainmentwise (03 de Outubro de 2013). Página visitada em 11 de Outubro de 2013.