The X Factor (Reino Unido)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The X Factor UK
Informação geral
Formato Talent show
Gênero Musical
Criador(es) Simon Cowell
País de origem  Reino Unido
Idioma original inglês
Produção
Diretor(es) Elizabeth Honan (2011–)
Brian Friedman (2007–10)
Apresentador(es) Dermot O'Leary (2007– atual)
Kate Thornton (2004–06)
Exibição
Emissora de
televisão original
ITV
Formato de exibição SDTV: 576i (2004-09)
HDTV: 1080i (2010-presente)
Transmissão original 4 de setembro de 2004 - presente
N.º de temporadas 11
Cronologia
Programas relacionados The Xtra Factor
The X Factor (Estados Unidos)

The X Factor é uma competição musical britânica exibida na Independent Television desde setembro de 2004, com o objetivo de encontrar um novo talento da música. Criado por Simon Cowell, o talent show inspirou também outras denominadas The X Factor, que decorrem pelo mundo com o mesmo título ou com denominações diferentes. O "X Factor" presente no título refere-se a uma coisa indefinível que faz de uma pessoa um artista.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O X Factor do Reino Unido foi criado pela Sony Music Entertainment e por Simon Cowell como substituto do Pop Idol[2] . Cowell era um dos jurados do Pop Idol e quis lançar um show que detinha os créditos a ele, foi então que a ITV anunciou o novo programa criado por Simon Cowell chamado X Factor.

Formato[editar | editar código-fonte]

O show está principalmente preocupado em encontrar novas estrelas. Para as primeiras temporadas foram apenas 03 jurados. Para as temporadas 1 até 3 a competição foi dividida em três categorias: Solo entre 16 a 24 anos, maiores de 25 anos e grupos (incluindo duplas). Nas temporadas 4 e 5 a idade mínima foi alterada passando para 14 anos. Com a inclusão de um novo jurado na quarta temporada o formato foi novamente alterado fazendo quatro categorias ao todo: "Garotos" (entre 14 a 25 anos), "Garotas" (entre 14 a 25 anos), Overs 25 (maiores de 25 anos) e Grupos. Para a sexta temporada, a idade mínima dos garotos e das garotas retornou a 16. Para a sétima temporada a idade dos Overs 25 mudou e se tornou Overs 28 (maiores de 28 anos)[3] . e novamente foi alterado para 25 anos quando chegou em sua oitava temporada.

Há cinco fases da competição:

  • Fase 1: Audições com os produtores
  • Fase 2: Audições com os jurados
  • Fase 3: Bootcamp
  • Fase 4: Casa dos Jurados
  • Fase 5: Apresentação ao vivo

Audição[editar | editar código-fonte]

As audições começam na frente dos produtores do show por alguns meses antes do programa ir ao ar. Estas audições são realizadas em várias cidades do Reino Unido e atraem multidões. As audições com os produtores não são televisionadas por ser uma grande quantidade de pessoas, mas ao decorrer do programa são mostradas várias imagens do público. Os candidatos esperam no local da audição por algumas horas e têm uma breve audição por um integrante da produção. Após participar do processo de audição com os produtores é a vez de se apresentar na frente dos jurados[4] .

Os testes na frente dos jurados são considerados a melhor parte do programa. Cada participante entra na sala de audição para uma performance com uma canção de sua preferência. A partir da sexta temporada o programa editou a forma de audições e começou a ser realizada também na frente de uma platéia. Após a apresentação os jurados falam o que achou da performance e se o candidato está qualificado para continuar no programa. Se a maioria dos jurados falarem "sim" o candidato passa para a próxima fase, caso contrário, eles voltam para casa.

Bootcamp e Casa dos Jurados[editar | editar código-fonte]

Os concorrentes são selecionados na fase audição e ainda precisam se apresentar na fase chamada Bootcamp, nessa fase os jurados selecionam 24 participantes e começam a formar as categorias (Garotas, Garotos, Overs 28 e Grupos), após a seleção os participantes vão para a próxima fase chamada “Casa dos Jurados”.

Na casa dos jurados cada jurado fica responsável por uma categoria e são chamados de “mentor”. Cada jurado recebe sua categoria na sua própria casa ou em uma casa alugada[5] , e escutam individualmente seus candidatos composto por 06 pessoas,normalmente nessa fase, cada jurado tem a ajuda de um convidado especial da sua escolha. Das 06 pessoas apenas 04 são escolhidos para os shows ao vivo.

Apresentação ao vivo[editar | editar código-fonte]

Os shows ao vivo são compostos por várias performances dos participantes orientados por seu mentor (jurado). Nessa fase o cadidato será votado pelo público e o menos votado será eliminado até restar o finalista.

Os shows consistem em uma série de perfomances ao vivo dividido em duas partes, o primeiro show é a performance dos competidores com as músicas escolhidas pelo seu mentor em determinado tema o segundo show sai o resultado da votação do público, o menos votado é eliminado. Nessa fase artistas convidados também se apresentam regularmente. Esses shows são filmados no The Fountain Studios em Wembley,Londres.

Apresentadores e Jurados[editar | editar código-fonte]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

As três primeiras temporadas foram apresentadas por Kate Thornton. Thornton foi substituído na 4ª temporada por Dermot O'Leary, que assinou um contrato no valor de £1 milhão para apresentar duas séries do programa da ITV o X Factor e o Big Brother, Dermot saiu do Big Brother para se dedicar exclusivamente ao X Factor.

Jurados[editar | editar código-fonte]

Durante a 1ª e 3ª temporada os jurados foram executivos da música e produtores de TV, a bancada era composta por Simon Cowell, Sharon Osbourne e Louis Walsh. Paula Abdul foi uma jurada convidada nas audições em Londres na 3ª temporada. Após a 3ª temporada, Walsh foi retirado do show, sendo substituído pelo coreógrafo americano Brian Friedman, que foi contratado depois de ter impressionado Cowell no show Grease Is the Word. Uma quarta jurada foi contratada a cantora, atriz e jurada do Australia's Got Talent Dannii Minogue. Cowell contratou Minogue depois de ficar entusiasmado ao ver as filmagens da cantora como jurada na Austrália. No entanto, Friedman foi re-atribuído o papel de diretor criativo e Cowell então chamou novamente Louis Walsh para retornar ao painel, assim a bancada foi composta por quatro jurados Simon Cowell, Sharon Osbourne, Louis Walsh e Dannii Minogue. Minogue se tornou a primeira jurada mulher a vencer o X Factor.

Em 6 de junho de 2008, seis dias antes das filmagens da 5ª temporada, a ITV confirmou que Osbourne havia deixado o show, e uma série de outros artistas e produtores foram abordados em relação a sua substituição, incluindo Melanie Brown, Paula Abdul e Sinitta. Em 9 de junho, a cantora das Girls Aloud, Cheryl Cole, foi confirmada como substituta de Sharon. Osbourne declarou que deixou o The X Factor porque ela não gostava de trabalhar com Kylie Minogue. Os quatro jurados da 5ª temporada voltaram para a 6ª temporada e Cheryl Cole se tornou a primeira jurada a ganhar duas temporadas seguidas.

Após a licença maternidade de Minogue na 7ª temporada, uma série de jurados convidados preencheram o painel. Os jurados convidados foram Geri Halliwel[6] , Natalie Imbruglia, Katy Perry[7] , Pixie Lott e Nicole Scherzinger [8] . Em julho de 2010, Cole foi diagnosticada com malária na final das audições e a fase bootcamp prosseguiu com Nicole Scherzinger como uma jurada convidada. Em 5 de maio de 2011, foi confirmado que Simon Cowell e Cheryl Cole não estariam retornando à comissão julgadora para a 8ª temporada. Eles anunciaram que estavam deixando a versão britânica e iriam se concentrar na versão americana do programa [9] . Em 14 de Maio de 2011 foi anunciado que Minogue também não retornaria ao programa.

Depois de Cole, Cowell e Minogue anunciar o afastamento, uma série de celebridades foi relacionada para ocupar a vaga de jurados incluindo Frankie Sandford, Noel Gallagher e Alesha Dixon. Em 30 de Maio, foi confirmado que Gary Barlow,Tulisa Contostavlos e Kelly Rowland [10] se juntariam a Louis Walsh para dar início à 8ª temporada.

Em 17 de abril de 2012, foi anunciado que Barlow continuaria na série para dar início à 9ª temporada [11] . Em 3 de Maio, Walsh também confirmou seu retorno [12] e Contostavlos também afirmou que voltaria. Rowland não retornou devido a outros compromissos em sua carreira, foi então que novos nomes para ocupar o cargo começaram a surgir, nomes como Katy Perry, Nicole Scherzinger, Melanie Brown e Anastacia. Enquanto o programa não encontrava uma substituta para ocupar o lugar deixado pro Kelly, várias celebridades começaram a ser convidadas para julgar nas audições. Geri Halliwell sentou-se para as audições em Liverpool, Leona Lewis, Nicole Scherzinger e Rita Ora apareceu como juradas convidadas nas audições em Londres. Mel B foi convidada para as audições em Manchester e Anastacia apareceu no painel de jurados nas audições em Glasgow [13] .

Em 15 de junho de 2012 o programa X Factor anunciou que a cantora Nicole Scherzinger seria a substituta oficial de Kelly Rowland na 9ª temporada completando o painel de jurados[14] .

Para a décima temporada do X Factor, muitos rumores surgiram antes de anunciar oficialmente a bancada de jurados. Tulisa Contostavlos que ocupava a bancada por dois anos seguidos, deixou o cargo em 21 de maio de 2013 em um comunicado oficial onde revelou que iria se dedicar a novos projetos[15] .

A nova bancada de jurados na décima edição foi finalmente revelada oficialmente pelo site do programa em 22 de maio de 2013, o corpo de jurados é composto por Nicole Scherzinger, Louis Walsh, Gary Barlow e Sharon Osbourne, que ocupa o lugar deixado por Tulisa[16] ..

Durante o Live Show 1 do X Factor UK 2013, Gary Barlow afirmou que aquela será sua última temporada no programa.

Os jurados da temporada 2014 são Simon Cowell[17] , Louis Walsh, Mel B[18] e Cheryl Cole[19] .

Categorias dos jurados e seus finalistas[editar | editar código-fonte]

Em cada temporada, cada jurado recebe uma categoria para ser mentor e escolhe uma quantidade de candidatos(três ou quatro, dependendo da temporada) para seguir para as finais ao vivo. A tabela mostra cada temporada, a categoria de cada jurado e seus respectivos vencedores.

Chave:

     – Jurado ganhador / categoria. Os vencedores estão em negrito, os participantes eliminados nas fontes pequenas.
Temporada Simon Cowell Sharon Osbourne Louis Walsh
1 Maiores de 25
Steve Brookstein
Rowetta Satchell
Verity Keays
16-24
Tabby Callaghan
Cassie Compton
Roberta Howett
Grupos
G4
Voices with Soul
2 to Go
2 Grupos
Journey South
The Conway Sisters
4Tune
Addictiv Ladies
Maiores de 25
Andy Abraham
Brenda Edwards
Chico Slimani
Maria Lawson
16-24
Shayne Ward
Nicholas Dorsett
Chenai Zinyuku
Phillip Magee
3 16-24
Leona Lewis
Ray Quinn
Nikitta Angus
Ashley McKenzie
Maiores de 25
Ben Mills
Robert Allen
Kerry McGregor
Dionne Mitchell
Grupos
The MacDonald Brothers
Eton Road
4Sure
The Unconventionals
Temporada Simon Cowell Sharon Osbourne Louis Walsh Dannii Minogue
4 Grupos
Same Difference
Hope
Futureproofe
Garotas
Alisha Bennett
Emily Nakanda
Kimberley Southwic
Maiores de 25
Niki Evans
Beverley Trotman
Daniel DeBourgs
Garotos
Leon Jackson
Rhydian Roberts
Andy Williams
Temporada Simon Cowell Cheryl Cole Louis Walsh Dannii Minogue
5 Garotos
Eoghan Quigg
Austin Drage
Scott Bruton
Garotas
Alexandra Burke
Diana Vickers
Laura Whit
Grupos
JLS
Girlband
Bad Lashes
Maiores de 25
Ruth Lorenzo
Rachel Hylton
Daniel Evans
6 Maiores de 25
Olly Murs
Danyl Johnson
Jamie Archer
Garotos
Joe McElderry
Lloyd Daniels
Rikki Loney
Grupos
John & Edward
Miss Frank
Kandy Rain
Garotas
Stacey Solomon
Lucie Jones
Rachel Adedeji
7 Grupos
One Direction
Belle Amie
Diva Fever
F.Y.D.
Garotas
Rebecca Ferguson
Cher Lloyd
Katie Waissel
Treyc Cohen
Maiores de 28
Mary Byrne
Wagner
John Adeleye
Storm Lee
Garotos
Matt Cardle
Paije Richardson
Aiden Grimshaw
Nicolò Festa<br/
Temporada Gary Barlow Tulisa Contostavlos Louis Walsh Kelly Rowland
8 Garotos
Marcus Collins
Craig Colton
Frankie Cocozza
James Michael
Grupos
Little Mix
The Risk
Nu Vibe
2 Shoes
Maiores de 25
Kitty Brucknell
Johnny Robinson
Sami Brookes
Jonjo Kerr
Garotas
Amelia Lily
Misha B
Janet Devlin
Sophie Habibi
Temporada Gary Barlow Tulisa Contostavlos Louis Walsh Nicole Scherzinger
9 Maiores de 28
Christopher Maloney
Kye Sones
Melanie Masson
Carolynne Poole
Garotas
Ella Henderson
Lucy Spraggan
Jade Ellis
Grupos
Union J
District3
MK1
Garotos
James Arthur
Jahmene Douglas
Rylan Clark
Temporada Gary Barlow Sharon Osbourne Louis Walsh Nicole Scherzinger
10 Grupos
Rough Copy
Kingsland Road
Miss Dynamix
Maiores de 25
Sam Bailey
Shelley Smith
Lorna Simpson
Garotos
Nicholas McDonald
Luke Friend
Sam Callahan
Garotas
Tamera Foster
Hannah Barrett
Abi Alton

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Na tabela encontra-se resumidamente os vencedores de cada temporada, sua categoria e o mentor.

Temporada Vencedor Categoria Mentor/Jurado
1
Steve Brookstein Maiores de 25 Simon Cowell
2
Shayne Ward 16-24 anos Louis Walsh
3
Leona Lewis 16-24 anos Simon Cowell
4
Leon Jackson Garotos Dannii Minogue
5
Alexandra Burke Garotas Cheryl Cole
6
Joe McElderry Garotos Cheryl Cole
7
Matt Cardle Garotos Dannii Minogue
8
Little Mix Grupos Tulisa Contostavlos
9
James Arthur Garotos Nicole Scherzinger
10
Sam Bailey Maiores 5 Sharon Osbourne

The Xtra Factor[editar | editar código-fonte]

O The Xtra Factor é um show companheiro e transmitido no canal digital ITV2 do Reino Unido e na TV3 da Irlanda nas noites de sábados e domingos, após o show principal da ITV. Ele apresenta os bastidores do The X Factor (Reino Unido) e mostra cenas que não foram ao ar durante a exibição do programa.

Até a 3ª temporada, o Xtra Factor era apresentado por Ben Shephard.[20] . E nas temporadas 1 a 6 por Peter Dickson. Shephard não retornou para a série 4ª temporada, depois de ter ficado chateado por não conseguir o emprego principal de apresentador na ITV,[21] [22] , Fearne Cotton assumiu seu lugar como apresentador apenas para a 4ª temporada.

Para a 5ª temporada, Cotton foi substituído pelo apresentador e amigo próximo Holly Willoughby. Willoughby apresentou o primeiro XTRA Fator em 9 de agosto de 2008. Konnie Huq substituiu Willoughby como o novo apresentador do Xtra Factor para a 7ª temporada.[23] . No entanto, Huq decidiu se afastar da atração em março de 2011 por causa de compromissos de trabalho.

Em 31 de Maio de 2011, Caroline Flack e Olly Murs foram confirmados como os novos apresentadores para a 8ª temporada pela página do twitter oficial do The X Factor [24] ,os apresentadores continuam no programa na nona temporada que foi ao ar 18 de Agosto de 2012[25] .

Para a décima edição do programa, o painel de apresentadores do XTRA Factor foi alterado. Olly Murs deixou o programa para se dedicar a sua música e seu lugar foi ocupado pelo comediante britânico Matt Richardson[26] . Matt apresenta o Xtra Factor ao lado de Caroline Flack na edição de 2013.

Na edição de 2014, Sarah-Jane Crawford se tornou a apresentadora do spin-off.[27]

Adaptação Portuguesa[editar | editar código-fonte]

Ver artigo Factor X

Referências

  1. Descrito como "something you can't quite put your finger on" pela jurada Cheryl Cole, The Xtra Factor, 23 de novembro de 2009
  2. O Programa/ X Factor Brasil X Factor Brasil. Visitado em 04 de julho de 2012.
  3. 'X Factor' changes age group boundaries digitalspy.co.uk (26 de julho de 2010). Visitado em 04 de julho de 2012.
  4. What happens at an X Factor audition? BBC News (29 de Agosto de 2009). Visitado em 04 de julho de 2012.
  5. Walsh's X Factor house 'not his' trabalho= BBC News (11 de Outubro de 2007). Visitado em 04 de julho de 2012.
  6. Geri Halliwell to be X Factor guest judge Entertainment.stv.tv. Visitado em 04 de julho de 2012.
  7. Katy Perry confirmed for 'X Factor' Digital Spy. Visitado em 04 de julho de 2012.
  8. Nicole Scherzinger lands 'X Factor' role Digital Spy. Visitado em 04 de julho de 2012.
  9. X Factor US: Simon Cowell confirma Cheryl Cole como jurada do programa Portal Popline. Visitado em 04 de julho de 2012.
  10. Tulisa, Kelly Rowland, Gary Barlow confirmed for 'X Factor' Digital Spy. Visitado em 04 de julho de 2012.
  11. Simon Cowell 'almost sacked Gary Barlow over boring X Factor fears' Metro.co.uk. Visitado em 04 de julho de 2012.
  12. Louis Walsh 'X Factor' return confirmed: Judge returns for ninth year Digital Spy. Visitado em 04 de julho de 2012.
  13. Anastacia, Tulisa at 'X Factor' Glasgow auditions - Pictures Digital Spy. Visitado em 04 de julho de 2012.
  14. Confirmado: Nicole Scherzinger é a quarta jurada oficial do X Factor UK! Portal Nicole. Visitado em 04 de julho de 2012.
  15. Confirmado: Tulisa confirma sua saída do The X Factor UK X Factro Brasil. Visitado em 22 de Maio de 2013.
  16. OFICIAL: Sharon Osbourne,Gary Barlow,Nicole Scherzinger e Louis Walsh formam o júri do The X Factor UK em 2013 X Factro Brasil. Visitado em 22 de Maio de 2013.
  17. Simon Cowell retorna ao The X Factor UK - The Xtreme Factor - Acesso em 05 de Julho de 2014
  18. Mel B é a quarta jurada do The X Factor UK - The Xtreme Factor
  19. Cheryl Cole retorna ao painel do The X Factor UK - The Xtreme Factor
  20. Find out all about GMTV presenter Ben Shephard GMTV
  21. "Ben Shephard Exits X Factor", The Sun, 2 May 2007. Página visitada em 09 de Outubro de 2012.
  22. "Ben Shephard leaves Xtra Factor", The Daily Mirror, 2 May 2007. Página visitada em 09 de Outubro de 2012.
  23. Lee, Cara (7 June 2010). Konnie's got the Xtra Factor The Sun. Visitado em 09 de Outubro de 2012.
  24. Saul, Stephen (31 May 2011). @carolineflack1 and Olly Murs @ollyofficial confirmed as hosts on Xtra Factor! #xfactor The X Factor Twitter.
  25. Home > Notícias > UK 12 > Confira fotos do primeiro episódio das audições do The X Factor UK 2012 (18 de Agosto de 2012).
  26. "Comediante Matt Richardson substituirá Olly Murs no Xtra Factor UK 2013", 29 de Maio de 2013. Página visitada em 09 de Outubro de 2013.
  27. Sarah-Jane Crawford é a nova apresentadora do The Xtra Factor - The Xtreme Factor. Página visitada em 05 de julho de 2014.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]