Januário de Benevento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Januário
Festa litúrgica 19 de setembro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Januário (século III) é considerado um santo católico; alega-se que foi bispo de Benevento e é mártir tanto para a Igreja Católica Romana como para as Igrejas Católicas Ortodoxas.

Januário (em italiano Gennaro), patrono de Nápoles, foi bispo de Benevento, no século três. De acordo com a tradição, Januário chamava-se Prócolo e pertencia à família patrícia dos "Ianuarii", consagrada ao deus Jano.

Condenado, segundo conta-se, à morte durante as perseguições de Diocleciano, é considerado santo e mártir tanto para as igrejas católicas como ortodoxas.

É festejado no dia dezenove de setembro, quando se supostamente se repete o milagre da liquefação de seu sangue, armazenado num relicário.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

É um santo de especial devoção no bairro da Mooca, na zona leste da cidade de São Paulo. No bairro está localizada a única Igreja de San Gennaro do Brasil[1] (e anualmente) o Santo recebe uma festa em sua homenagem: a Festa de San Gennaro, que é feita de setembro a outubro, sendo uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade de São Paulo.

No Rio de Janeiro o santo dá nome ao estádio do Club de Regatas Vasco da Gama: O Estádio de São Januário). O nome São Januário se popularizou devido à rua homônima que fica próximo ao estádio. São Januário também é Padroeiro da cidade de Ubá-MG, onde é feriado em 19 de setembro, dia do santo.

Tesouro de São Januário[editar | editar código-fonte]

A riqueza oferecida durante séculos pelos devotos do santo, patrono de Nápoles, é de um valor incalculável. O tesouro é considerado a maior coleção de pedras preciosas do mundo e suplanta largamente outras coleções de referência, as joias do Czar da Rússia e da Coroa Britânica.

A coleção foi enriquecida ao longo dos anos pelas ofertas feitas por papas, reis, imperadores (Napoleão Bonaparte foi um deles), aristocratas europeus e ricas famílias napolitanas[2] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Januário de Benevento