Conepatus semistriatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jaritataca)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaJaritataca
Conepatus semistriatus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mephitidae
Género: Conepatus
Espécie: C. semistriatus
Nome binomial
Conepatus semistriatus
Boddaert, 1785

A jaritataca (Conepatus semistriatus), também com os nomes populares de jitira, jeratitaca, jaratataca, jacarambeva, gambá e cangambá, é um pequeno mamífero carnívoro da família Mephitidae comum nos cerrados, campos e caatinga. Tem como arma de defesa a secreção de um líquido de odor bastante desagradável. Pode ser encontrada desde o sul do México até a região centro-sul da América do Sul. No Brasil ocorre da região Nordeste ao estado do Paraná.

São animais pequenos, com cerca de 40 cm de corpo e 20 cm de cauda, pesando cerca de 1600g. Tem a coloração preta ou marrom-escuro, com duas listas brancas que correm por cima do dorso da cabeça à cauda. São onívoros, alimentando-se principalmente de insetos, pequenos vertebrados e frutos. São também animais solitários, unindo-se ao sexo oposto apenas durante o período de reprodução. A gestação dura cerca de 60 dias, podendo nascer de 4 a 5 filhotes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Cuarón, A.D., Reid, F. & Helgen, K. (2008). Conepatus semistriatus. 2008 Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas IUCN. IUCN 2008. Consultado o dia 21 de setembro de 2009.
  • Louise H. Emmons and Francois Feer, 1997 - Neotropical Rainforest Mammals, A Field Guide.
  • Reis, Nélio; Peracchi, Adriano; Wagner, Pedro; Lima, Isaac (Eds). Mamíferos do Brasil. Londrina: Universidade Federal de Londrina, 2006
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.