Jatropha gossypiifolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJatropha gossypiifolia
Pinhão-roxo com frutos e flores
Pinhão-roxo com frutos e flores
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Clado: Tracheophyta
Clado: Eudicots
Clado: Rosids
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Jatropha
Espécie: J. gossypiifolia
Nome binomial
Jatropha gossypiifolia
L.,1753

Jatropha gossypiifolia é uma espécie de planta da família Euphorbiaceae pertencente ao gênero Jatropha. Conhecida popularmente por causa de sua coloração roxa nas folhas que da seu nome, mas também e chamado de pinhão-de-purga,pinhão-paraguaio,bellyache bush(em inglês) e purgante-de-cavalo. Mas é chamado normalmente de Pinhão-roxo.[1] O pinhão-roxo está distribuído no Brasil pela região Nordeste, Cerrado e Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul. É mais comumente encontrado em áreas tropicais, mas também pode se desenvolver em regiões sub-tropicais e semi-áridas.

A alta densidade da vegetação espontânea pode causar graves prejuízos para o Pinhão-manso entretanto, não se encontra estudos sobre a influência dessa vegetação no Pinhão-roxo. No Brasil, estudos realizados sobre a interferência dessa vegetação em hortaliças mostram que, além de prevalecente ela é danosa entre 20% e 50% do ciclo de vida da cultura. A espécie Jatropha gossypiifolia faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

As Propriedades medicinais sendo:Anti-diarreico,Anti-hipertensivo,Cicatrizante,Diurético e Purgativo.

Sendo muito util em medicinas, o pinhão-roxo também deve ser utilizado com muita precaução, visto que suas folhas e frutos são tóxicos quando usados em excesso, vez que possuem uma toxina chamada toxalbumina. Os sintomas vão desde náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e sanguinolenta, até dispnéia, arritmia e parada cardíaca.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Frutos e flores


As flores do Pinhão-roxo são formadas em cachos. elas são bem pequenas com coloração vermelha e tem um leve odor. As flores florescem em Julho e podem ser polinizadas por insetos, os mais comuns sendo maribondos e abelhas. Depois da flor ser polinizada, um fruto trilocular de coloração verde começara a crescer do meio da flor. Quando o fruto amadurece ele fica com até 1,5 cm de comprimento por até 1,2 cm de diâmetro contendo três lóculos e uma semente em cada um.


Fruto do Pinhão-roxo

as sementes são de cor branca e as vezes cinzas por fora e branca por dentro, tem forma ovais, com uma crista na ponta. Apresenta cheiro caracteristíco

Sementes do Pinhão-roxo


O pinhão-roxo pode chegar até 4 metros de altura, Tem o tronco verde claro ou um leve cinza com escamas, liso e lustroso. Folhas alternas, pecioladas.

Referências

  1. «Pinhão-roxo(Jatropha gossypiifolia)» (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2014 
  2. Predefinição:Citarweb

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Jatropha gossypiifolia
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jatropha gossypiifolia
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.