Jennie Garth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jennie Garth
Jennie em 2009
Nome completo Jennifer Eve Garth
Nascimento 3 de Abril de 1972 (42 anos)
Urbana, Illinois
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge Peter Facinelli (2001-2012)
IMDb: (inglês) (português)

Jennifer Eve Garth (Urbana, 3 de Abril de 1972) é uma atriz norte-americana, notável por seu trabalho como Kelly Taylor em Beverly Hills, 90210, e como Valerie Tyler em What I Like About You

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jennie Garth começou sua carreira de atriz por acaso, tudo por insistência de um caçador de talentos que a viu em um concurso de beleza, onde foi a vencedora. Com um talento natural, Garth iniciou a sua carreira na televisão no elenco regular da série A Brand New Life, contracenando com Barbara Eden.

O sucesso em Beverly Hills, 90210 impulsionou a carreira de Jennie, que em poucos anos colecionou uma série de participações em séries, minisséries e telefilmes. Entre as mais destacadas podemos citar as séries Growing Pains, Circus of the Stars, The Larry Sanders Show, The $treet e Melrose Place, onde Garth também interpretou Kelly Taylor, sua personagem Beverly Hills, 90210.

Ela também produziu e estrelou os telefilmes On the Plain Road e Trapped and Deceived, também pouco conhecidos no Brasil, além de interpretar o personagem principal na minissérie Lies of the Heart: The Laurie Kellogg Story, produção baseada na história real de uma mulher acusada de matar seu próprio marido. Durante a última temporada de Beverly Hills, 90210, Garth dirigiu dois episódios da série: Love is Blind e I Wanna Reach Right Out and Grab Ya.

A participação de Garth no cinema ainda é discreta, tendo estado em filmes pouco conhecidos como My Brother's War, ao lado de James Brolin, e Power 98, com Eric Roberts. Em 2003, a atriz entrou para o elenco regular da série What I Like About You foi confirmada no elenco de outro filme para televisão, The Last Cowboy, onde contracenou com Lance Henriksen, da famosa série Millenium.

Garth foi casada com o ator Peter Facinelli, que trabalhou com sua amiga Tiffani Thiessen em Fastlane, e juntos eles tem três filhas (Luca Bella, Lola Ray e Fiona Eve). Há boatos de que Peter Facinelli tenha traído-a com a co-estrela de Twilight, Elizabeth Reaser.Começaram os boatos da separação do casal, quando foram vistos deixando o LAX, ambos sem aliança e Peter Facinelli fez gestos obscenos aos paparazzi. Nas horas vagas, Garth, que é vegetariana, gosta de andar a cavalo no rancho que comprou em Santa Barbara, onde seus pais moram. É integrante do Farm Animal Reform Movement, um grupo que defende os animais. [1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Jennie faz aniversário no mesmo dia que Amanda Bynes, com quem fez a série What I Like About You.
  • Kelly Taylor, sua personagem em Barrados no Baile, é a personagem que mais aparece na série, com 292 episódios, empatando com Donna Martin, representada pela atriz Tori Spelling.

Notas

  1. (em inglês) Activistcash - Página acessada em 22/05/2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Jennie Garth
Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.