Biker Mice from Mars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Biker Mice from Mars
Moto Ratos de Marte (PT)
Esquadrão Marte (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 minutos
Criador(es) Rick Ungar
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Formato de exibição SD
Transmissão original 18 de setembro de 1993 - 24 de fevereiro de 1996
Nº de temporadas 3
Nº de episódios 65
Cronologia
Último
Último
Biker Mice from Mars (2006)
Próximo
Próximo

Biker Mice from Mars (Esquadrão Marte (título no Brasil) ou Moto Ratos de Marte (título em Portugal)) é uma série de desenho animado criada por Rick Ungar que conta a história de 3 ratos (português europeu) ou camundongos (português brasileiro) motoqueiros vindos de Marte. Foi originalmente exibido nos Estados Unidos em 1993 e teve 3 temporadas até ser cancelada.

O desenho foi exibido no Brasil nos anos 90 pela Rede Globo, no programa TV Colosso, e pelo canal pago Fox Kids. Em Portugal o desenho foi exibido na SIC, no programa Buéréré.

Enredo[editar | editar código-fonte]

No planeta Marte existia uma raça de ratos (português europeu) ou camundongos (português brasileiro) antropomórficos que gostavam de motociclismo e tinham socidade e cultura muito similares aos da raça humana. Certo dia, todos eles foram dizimados pelos plutarkianos, uma raça alienígena de humanóides obesos, mau cheirosos e semelhantes a peixes, que exploravam outros planetas em busca de recursos naturais, pois eles exauriram os seus. Três sobreviventes (Throttle, Modo e Vinnie) conseguiram encontrar uma espaçonave e escapar dos plutarkianos, mas logo foram derrubados por uma nave de guerra plutarkiana e acabaram caindo na Terra, na cidade de Chicago. Lá eles encontram uma charmosa mecânica chamada Charlene "Charley" Davidson e descobrem que os plutarkianos vieram à Terra para roubar seus recursos naturais. Descobrem também que o maior industrial de Chicago, Lawrence Limburger, é na verdade um plutarkiano que está disfarçado como humano. Limburger conta com a ajuda de vilões como o sadístico cientista louco Dr. Karbunkle e o estúpido Grease Pit para ajudá-lo a roubar os recursos naturais da Terra e enviá-los ao planeta Plutark. Limburger é uma testemunha involuntária das falhas em seus planos, e seu prédio é destruído pelos motoqueiros de Marte no final de quase todos os episódios.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Throttle (Todd no Brasil e Bugias em Portugal) - O rato (português europeu) ou camundongo (português brasileiro) líder do trio, com pelagem bege. A visão de Throttle foi danificada no mesmo incidente que causou a perda do braço direito de Modo e o ferimento no lado direito da face de Vinnie. Como resultado ele usa um óculos escuros verde com capacidade de reconhecimento de campo. Sua visão não parece ter sido danificada completamente, e ele é capaz de olhar através de um telescópio durante um episódio (teorias atuais de fãs dizem que ele é capaz de ver sem seus óculos por períodos limitados de tempo). Em sua mão direita ele usa uma luva de combate que aumenta a força do impacto de seu punho. Sua primeira citação simbólica na série foi: "Nesse nosso universo louco de pedra, a gente só pode contar com três coisas: sua cabeça, seus parceiros e sua moto!"
  • Modo (Brad no Brasil) - O gentil gigante do trio, com pelagem cinza e um tapa-olho, olho que foi ferido supostamente durante um dos experimentos do Dr. Karbunkle. Ele perdeu seu braço direito no mesmo incidente que queimou o lado direito da face de Vinnie e danificou a visão de Throttle. Seu braço foi substituído por uma prótese robótica que possui uma pistola laser embutida que é bastante forte. Quando bravo seu olho direito pisca uma luz vermelha; ele tende a enraivecer quando ele ou seus parceiros são chamados de 'ratos'. Ele é de longe o mais forte dos ratos (português europeu) ou camundongos (português brasileiro), mas também parece ter a maior capacidade de amar (as tentativas de Vinnie são consideradas flertes).
  • Vinnie - O auto-intitulado casanova, com pelagem branca. O lado direito de sua face foi queimado no mesmo incidente onde a visão de Throttle foi danificada e onde Modo perdeu seu braço direito. Como resultado ele usa uma placa de metal no rosto. Ele pilota uma moto de corrida vermelha e é ágil e esportivo, frequentemente voluntariando-se para as tarefas mais perigosas, entusiasmando-se com a tarefa e seus feitos subsequentes. Em seu cinto cruzado ele carrega sinalizadores que podem ser acesos e arremessados em inimigos e causá-los queimaduras. Sua moto parece ter o maior arsenal de armas entre os três.
  • Charlene "Charley" Davidson - Os ratos (português europeu) ou camundongos (português brasileiro) são sempre apoiados por Charley, uma mecânica humana que é dona da Garagem Last Chance (Última Chance, nas versões em português). Ela é uma mulher teimosa, e está sempre pronta a ir a luta, apesar do trio de motoqueiros tentar mantê-la fora de situações perigosas. Fora ser o alvo dos flertes de Vinnie (o qual ela sempre brinca, rejeitando-o), ela também é responsável pelos aprimoramentos dos equipamentos para o trio e é um gênio da alta tecnogologia à sua maneira.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Lawrence Limburger (Lawrence Bolacha no Brasil) - O principal antagonista da série, Lawrence Limburger veio de Plutark e tem uma estranha fascinação pela sociedade criminosa terráquea da década de 1930. Vestindo uma máscara para parecer mais humano e um terno lilás na maioria das vezes, ele tenta minar Chicago e outras partes da Terra para coletar vários recursos, incluindo terra, poeira, rochas, neve, metal e petróleo. Seu quartel-general é a torre das Indústrias Limburguer, localizada em Chicago. Infelizmente para ele e suas indústrias seus planos sempre falham, e sua torre é derrubada pelos motoqueiros de Marte no clímax de quase todos os episódios. Reaparece na sequência da série em 2006, mas agora é um lambe-botas do Pit Boss.
  • Dr. Karbunkle (Dr. Cérebro no Brasil) - Um magro e astuto cientista. Karbunkle costumava trabalhar para o superior de Limburger, Dominic T. Stilton, até que Limburger o subornou para que mudasse de lado. A principal tarefa de Karbunkle é pensar em máquinas e robôs que batalhem contra os motoqueiros de Marte, assim como recolher recursos da Terra ou procurar pelo vilão da semana em seu transportador dimensional. O que é de senso comum é que durante a Guerra da Liberação em Marte ele deu a Modo seu braço biônico (apesar de que no episódio piloto ele parecia não familiarizado com ele, chamando-o de uma interessante invenção), a Stoker sua cauda biônica e a Throttle seus olhos biônicos defeituosos. Karbunkle é um bajulador, frequentemente visto admirando Limburger e o elogiando, porém sua prioridade é a si mesmo. Ele também frequentemente tortura Fred o Mutante, quase não dá atenção ao seu companheiro de trabalho Grease Pit e negociou com empregados plutarkianos muitas vezes. Karbunkle é muito sádico e é conhecido por divertir-se torturando pessoas. Veste um jaleco branco de laboratório, botas e tem um par de óculos que ele nunca tira e algumas vezes teve mostrada a sua cueca vermelha. Seu nome completo é Benjamin Boris Zachary Karbunkle. Também reaparece na série de 2006, e sofre o mesmo destino de Limburger.
  • Fred, o mutante - Fred tem uma porção de alegria em sua vida, ele fica excitado só em pensar na dor que pode sentir, e este é seu propósito, sendo o objeto de muitos dos testes de Karbunkle assim como abusos físicos de Limburger. Ele é um anão com vestes similares as trajadas pelo Quasimodo, é careca, tem três olhos rosas com íris pretas, uma cauda, e um tentáculo ao invés de um braço direito.
  • Grease Pit (Bandalha no Brasil) - O típico estereótipo do cara mau que auxilia o vilão e que não executa bem seu trabalho, geralmente responsável por qualquer projeto que Lawrence Limburger estiver executando no momento. Grease Pit pilota um triciclo e lidera seus capangas na batalha contra os motoqueiros. Ele veste um macacão como um mecânico, fica gotejando graxa, cai constantemente e derruba coisas frequentemente. Foi o primeiro vilão que Limburger contratou, já que suas referências foram tornadas mais "interessantes" para fazê-lo parecer mais capaz do que o trapalhão que realmente é.
  • Lord Camembert - Ele é o superior de Limburger e a pessoa a quem deve responsabilidades, embora em alguns casos é todo o conselho do governo plutarkiano que deixa Limburger em pânico sobre uma tarefa atual em que está comprometido.

Personagens com aparições periódicas[editar | editar código-fonte]

  • Napoleon Brie - Um chefe plutarkiano em Detroit e rival de Limburger, exceto o fato de Brie geralmente parecer bem-sucedido. Ele e seu "Número Um", um pistoleiro com uma grande barba ruiva e óculos escuros, dominam Detroit. Fora isso, as tentativas de Brie para livrar-se dos motoqueiros são tão fúteis quanto as de Limburger, e Brie não obtém o auxílio de seu rival para derrotar os ratos (português europeu) ou camundongos (português brasileiro). De baixa estatura e dono de uma grande variedade de máscaras faciais, ele usa somente uma com um olho estranho e tem um sotaque semelhante ao do Hortelino Troca-Letras.

Ressurgimento em 2006[editar | editar código-fonte]

O desenho Biker Mice from Mars voltou às telas da televisão em 2006. A série Biker Mice From Mars de 2006 é uma continuação da história original.[1]

A nova série foi exibida na 4Kids TV (FOX) nos Estados Unidos em 9 de agosto de 2008 e no outono do mesmo ano na Itália na Italia 1.

A série com novos 28 episódios começou a ser transmitida no Reino Unido no Toonattik na GMTV (agora conhecida nos fins de semana como CITV) em 26 de agosto de 2006.[2] Entretanto, devido a problemas de produção no estúdio nas Filipinas, a série não foi terminada até o início de 2007, resultando no atraso do lançamento nos Estados Unidos e muitos outros países até 2008, enquanto ele ainda precisava ser dublado.

O CITV na ITV2 reexibiu a série original dos anos 90 às 7:55 h de segunda à sexta-feira por 10 semanas a partir do início de setembro de 2006. Foi posteriormente reprisado na ITV2 às 8:25 h de segunda à sexta-feira por 10 semanas a partir de 27 de março de 2007.

A série também foi exibida com sucesso na Finlândia na MTV3 e na Austrália no Channel Ten em outubro de 2006.

A série de 2006 é muito mais voltada para a audiência jovem, mais que na série original.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Um jogo eletrônico de Biker Mice from Mars foi lançado pela Konami para o Super Nintendo Entertainment System em 1994. A versão européia apresenta várias propagandas das barras de chocolate Snickers.[3]

Em 2006 Biker Mice from Mars foi lançado, baseado no desenho que foi relançado no mesmo ano. O jogo foi distribuido na Finlândia, Austrália e Reino Unido para o Nintendo DS e o PlayStation 2. Nenhum desses jogos recebeu muitas críticas positivas, apesar de a versão de PlayStation 2 ter sido um sucesso de vendas na Escandinávia.[carece de fontes?]

Banda desenhada / Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A Marvel Comics publicou uma minissérie de três edições no início da década de 90. Em Portugal a minissérie foi publicada pela Panini em 1994.[carece de fontes?]

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

Toda a primeira temporada foi lançada em DVD no Reino Unido.[4]

No país de origem da série, os Estados Unidos, a primeira temporada completa está disponível na Amazon.com, mas ainda será lançada em outras lojas.[carece de fontes?]

Equipe técnica[editar | editar código-fonte]

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Personagem Original (em inglês) Português (Portugal) Português (Brasil)
Throttle Rob Paulsen Joaquim Monchique Carlos Seidl
Modo Dorian Harewood António Semedo Mário Cardoso
Vinnie Ian Ziering Rogério Samora Ricardo Schnitzer
Charley Leeza Miller McGee Isabel Bernardo Lina Rossana
Lawrence Limburger W. Morgan Sheppard Rogério Samora José Santa Cruz
Dr. Karbunkle Susan Silo Joaquim Monchique Jomeri Pozzoli
Fred Rob Paulsen ???? ????
Grease Pit Brad Garrett António Semedo Paulo Flores

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Biker Mice From Mars Story (em inglês). Bikermice.tv. Página visitada em 17 de setembro de 2009.
  2. CiTV: Frameset (em inglês). CiTV. Página visitada em 17 de setembro de 2009.
  3. SANDVIK, Per Arne (8 de fevereiro de 2004). Encyclopedia Obscura: Sponsored Sprites (em inglês). Encyclopedia Obscura. Página visitada em 17 de setembro de 2009.
  4. Bike Mice From Mars - Series 1 Vol.1 DVD: Amazon.co.uk: Biker Mice from Mars: DVD (em inglês). Amazon.co.uk. Página visitada em 17 de setembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.