Quasimodo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Quasimodo
Personagem de Notre-Dame de Paris
Lon Chaney como Quasimodo e Patsy Ruth Miller como Esmeralda, 1923.
Morada Catedral de Notre-Dame
Sexo Masculino
Afiliações Esmeralda, Capitão Phoebus
Inimigo(s) Claude Frollo
Criado por Victor Hugo
Voz Tom Hulce
IMDb IMDb
Projecto Literatura  · Portal Literatura

Quasimodo é o personagem central do livro Notre-Dame de Paris, de autoria de Victor Hugo, publicado em 1831[1] [2] . Um corcunda de nascença, Quasimodo habita o campanário da Catedral de Norte-Dame, afastado da sociedade e temido pelos habitantes locais. O personagem foi adaptado inúmeras vezes, principalmente no cinema. Em 1996, a Walt Disney lançou a versão animada do romance, com variações no enredo, que foi posteriormente incluído entre seus Clássicos.

Características[editar | editar código-fonte]

Quasimodo nasceu com uma notável deformação física, descrita por Victor Hugo como "uma enorme verruga que cobre seu olho esquerdo" e "uma grande corcunda". Abandonado ainda criança em um domingo de Páscoa, foi adotado pelo arcediago Claude Frollo, que o designou para ser sineiro da Catedral de Notre-Dame de Paris. Devido ao alto som dos sinos da Catedral, Quasimodo acaba por ficar surdo. Visto como um monstro pela população de Paris, Quasimodo mais tarde apaixona-se pela cigana Esmeralda e a salva quando ela se envolve em um assassinato.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Ator Versão Ano
Henry Vorins Esmeralda 1905
Henry Krauss O Corcunda de Notre-Dame 1911
Glen White The Darling of Paris 1917
Lon Chaney The Hunchback of Notre Dame 1923
Charles Laughton The Hunchback of Notre Dame 1939
Patrick Timsit Quasimodo D'el Paris 1999

Estúdios Disney[editar | editar código-fonte]

No longa de 1996, produzido pela Walt Disney Pictures, Quasimodo é muito diferente da versão original de Victor Hugo. As diferenças são tanto na forma física como na história do personagem. No livro, Quasimodo foi abandonado pelos pais. No longa, Quasimodo foi tomado de sua mãe e criado por Claude Frollo, que ameaçado pelo pároco, decide o esconder na catedral;

Nesta versão, Quasimodo é fiel a Frollo, mas com o incentivo do Capitão Phoebus e apaixonado por Esmeralda, torna-se rebelde e passa a buscar a independência. Ao lado de Esmeralda, Quasimodo descobre um mundo totalmente diferente daquele que Frollo sugeria. A dublagem ficou por conta de Tom Hulce e o desenvolvimento do personagem ficou a cargo de James Baxter, que já havia animado O Rei Leão, A Pequena Sereia e A Bela e a Fera, entre outros.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.