Hotel Transylvania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hotel Transylvania
Hotel Transylvania (PT)
Hotel Transilvânia (BR)
Pôster no Brasil
 Estados Unidos
2012 • cor • 91 min 
Direção Genndy Tartakovsky
Produção Michelle Murdocca
Produção executiva Albie Hecht
Roteiro Dan Hageman
David Feiss
Kevin Hageman
Elenco Adam Sandler
Selena Gomez
Andy Samberg
Kevin James
Fran Drescher
Jon Lovitz
Cee Lo Green
Steve Buscemi
Molly Shannon
David Spade
Idioma inglês
Música Ramin Djawadi
Mark Mothersbaugh
Cinematografia Barry Peterson
Estúdio Sony Pictures Animation
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 28 de Setembro de 2012
Brasil 12 de Outubro de 2012
Portugal 20 de Dezembro de 2012
Orçamento US$ 85 milhões[1]
Receita US$ 358 375 603[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Hotel Transylvania (br: Hotel Transilvânia / pt: Hotel Transylvania) é um filme de animação americano de 2012 produzido pela Sony Pictures Animation e distribuído pela Columbia Pictures. O filme é dirigido por Genndy Tartakovsky, mais conhecido pelo seu trabalho nos desenhos Samurai Jack e O Laboratório de Dexter. As vozes originais dos personagens são de Adam Sandler, Selena Gomez, Andy Samberg, Kevin James, Fran Drescher, Jon Lovitz, Cee Lo Green, Steve Buscemi, Molly Shannon e David Spade.

O filme estreou em 28 de setembro nos Estados Unidos e no Brasil em 5 de outubro.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Conde Drácula (dublado por Adam Sandler) é o proprietário e o criador do Hotel Transilvânia, um hotel cinco estrelas onde os monstros ao redor do mundo se refugiam para se esconderem dos seres humanos. Ele convida alguns dos mais famosos monstros, como Frankenstein (Kevin James) e a sua mulher Eunice (Fran Drescher), Murray, a múmia (Cee Lo Green), Wayne e Wanda Lobisomem (Steve Buscemi e Molly Shannon), Griffin, o Homem Invisível (David Spade), Pé-grande e a Bolha para comemorar o aniversário de 118 anos da sua filha Mavis (Selena Gomez). No entanto, ela prefere explorar o mundo com a permissão do seu pai, porém a aldeia para qual ela se dirige é na verdade uma farsa elaborada por ele para assustá-la e convencê-la de que os humanos são perigosos.

Contudo, isso acidentalmente atrai um jovem viajante chamado Jonathan (Andy Samberg), enquanto explorava a floresta e segue os empregados do hotel. Quando ele entra no seu estabelecimento, Drácula desesperadamente tenta escondê-lo e disfarça-o dizendo que ele se chama Johhnystein e que é parente da mão de Frankenstein. Eventualmente, alguns dos monstros notam Jonathan, forçando Drácula a dizer que ele estava lá para ajudar a organizar a festa de Mavis a partir de uma perspectiva de alguém jovem. Ao fazê-lo, ele consegue animar as atividades no hotel, encantando todos, especialmente Mavis. Até mesmo Drácula passa a gostar do ser humano, contando-lhe o passado traumático de família após o vampiro perceber que o jovem sabe algo sobre eles de uma forma respeitosa.

O chefe Quasimodo Wilson (Jon Lovitz), porém, percebe que Jonathan é um humano e captura-o para cozinhá-lo, o que leva Drácula a interferir e paralisá-lo com mágica. Eventualmente, a festa de aniversário acontece e é um grande sucesso até Drácula se irritar com o beijo entre Mavis e Jonathan. Nisso, ele acaba por deixar escapar que enganou Mavis com a falsa vila e ela fica indignada por ter sido manipulada por seu pai. Após isso, Quasimodo interrompe a festa e revela a verdadeira identidade do rapaz. Mesmo com os clientes revoltados, Mavis ainda aceita e expressa o seu desejo de estar com Jonathan mesmo sendo um humano. Ele, por sua vez, sente-se obrigado a rejeitá-la por causa do seu pai e abandona o hotel. Mais tarde, Drácula compreende que, nos seus esforços para proteger Mavis, ele partiu o seu coração e fez com que ela quisesse permanecer no hotel a chorar para sempre.

Desejando desfazer o seu erro, Drácula convence os seus amigos a ajudá-lo a encontrar Jonathan e até arrisca ser destruído ao aventurar-se na luz do dia para fazer isso. Ao saber que ele embarcou num voo para deixar Transilvânia, eles correm atrás dele por uma rua onde está a decorrer um festival. Drácula e os seus amigos ficam chocados ao ver os humanos a festejarem os monstros e fantasiarem-se como eles. Para abrir um caminho, Frankenstein tenta assustá-los, mas os humanos ficam felizes e ao invés disso providenciam um caminho com sombra para o Drácula passar.

No entanto, Drácula descobre que é tarde demais ao ver o avião de Jonathan a descolar. Sem outra alternativa, ele desesperadamente voa em plena luz do dia, mesmo sendo ferido pelo sol. Com muito esforço, ele alcança o avião e controla a mente de um dos pilotos (Brian Stack) para pedir desculpas e dizer a Jonathan que ele quer que ele retorne e fique com a sua filha. Jonathan aceita o pedido de desculpas e Drácula conduz o avião de volta para o aeroporto.

Mais tarde, Drácula reúne Mavis e Jonathan, que diz que ele é o "tchan" dela e conta o motivo pelo qual teve que rejeitá-la antes. Drácula aceita o relacionamento entre eles, Jonathan e Mavis beijam-se, e o hotel tem uma outra festa para comemorar a liberdade da sua filha antes dos dois partirem numa viagem.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublador Estados Unidos Dublador Brasil Dublador Portugal
Drácula Adam Sandler Alexandre Moreno Fernando Luís
Jhonathan Andy Samberg McKeidy Lisita Tiago Retrê
Mavis Selena Gomez Fernanda Baronne Joana Solnado
Frankenstein Kevin James Mauro Ramos Pedro Giestas
Eunice Fran Drescher Mônica Rossi Júlia Pinheiro
Wayne Steve Buscemi Jorge Lucas Manuel Marques
Wanda Molly Shannon Miriam Ficher Claudia Cadima
Homem Invisível David Spade Marcelo Garcia Rui Unas
Murray Cee-Lo Green Reginaldo Primo Paulo Futre
Quasimodo Jon Lovitz Márcio Simões Bruno Ferreira
Winnie Sadie Sandler Pamella Rodrigues
Martha Jackie Sandler Flávia Saddy

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Hotel Transilvânia está em desenvolvimento desde 2006, quando Anthony Stacchi e David Feiss foram escolhidos para dirigir o filme.[3] Em 2008, Jill Culton assumiu a direção[4] e, no meio de 2010, Chris Jenkins.[5] O último a assumir e realizar o filme foi Genndy Tartakovsky. Em Novembro de 2011, Miley Cyrus foi anunciada como a voz de Mavis, a filha adolescente do Drácula, mas em Fevereiro de 2012, Cyrus deixou o filme para focar em outros projetos. Para substituí-la, Selena Gomez foi chamada.[6]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Desde outubro de 2012, sites sobre cinemas comentam a possiblidade da continuação do filme. Sobre a sequência o diretor Genndy Tartakovsky comentou: "Todo mundo está falando sobre isso, mas ainda não começamos a escrever".[7] Em 9 de novembro de 2012, foi confirmado que haverá uma nova sequência e entraria em desenvolvimento do roteiro, e está programado para lançamento em 25 de setembro de 2015.[8] [9]

Referências

  1. a b Hotel Transylvania (2012) (em inglês). Box Office Mojo. Página visitada em 15 de março de 2014.
  2. Hotel Transilvânia (em português brasileiro). Omelete. Página visitada em 4 de maio de 2012.
  3. 'Hotel' key to Sony toons (em inglês). Variety (31 de agosto de 2006).
  4. Jill Culton checks into Sony's 'Hotel'. Variety (6 de março de 2008).
  5. Visit the SPA (em inglês).
  6. SaraivaConteúdo (12 de abril de 2012). Selena Gomez e Adam Sandler dublam 'Hotel Transilvânia'; veja o trailer (em português). Página visitada em 04 de maio de 2012.
  7. Bryan Alexander (24 de outubro de 2012). 'Hotel Transylvania' director Genndy Tartakovsky has unveiled a new short film about the ghoulish retreat called 'Goodnight Mr. Foot.'. Usa Today. Página visitada em 12 de novembro de 2012.
  8. Bruno Carmelo (novembro de 2012). Hotel Transilvânia 2 é confirmado, mas terá novo diretor. AdoroCinema. Página visitada em 12 de novembro de 2012.
  9. Solvej Schou (9 de novembro de 2012). 'Hotel Transylvania 2' scheduled for 2015 release. EW.com. Página visitada em 12 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]