A Noiva de Frankenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bride of Frankenstein
A noiva de Frankenstein (PT/BR)
Cena do filme.
 Estados Unidos
1935 • p&b • 71 min 
Direção James Whale
Roteiro William Hurlbut
Elenco Boris Karloff
Colin Clive
Valerie Hobson
Ernest Thesiger
Elsa Lanchester
Reginald Barlow
Género terror
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

A Noiva de Frankenstein (no original: Bride of Frankenstein) é um filme estadunidense da Universal Studios lançado em 1935. É a sequência do filme de 1931, Frankenstein. Baseado no livro Frankenstein de Mary Shelley e dirigido por James Whale. A produção é considerada uma das melhores sequências de filmes do cinema, introduzindo humor negro e permitindo ao ator Boris Karloff desenvolver e demonstrar melhor os sentimentos da criatura. Estreou nas salas de cinema portuguesas a 4 de Novembro de 1935.

O título induz a uma confusão intencional entre as personagens da noiva do Doutor Frankenstein e a da criatura, levando a audiência a acreditar que fossem a mesma, inclusive porque nos letreiros iniciais aparece o sinal de interrogação (?) na parte em que deveria constar o nome da atriz que interpreta a criatura fêmea, garantindo a surpresa final.

A Noiva de Frankenstein foi refilmada em 1985, como A Prometida.

Seguido por O Filho de Frankenstein.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dr. Henry Frankenstein e seu monstro voltam a se encontrar, pois a criatura não estava morta como todos inicialmente acreditavam. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências mas tem sua curiosidade aguçada quando um antigo professor seu, o louco Doutor Pretorius, lhe diz que também teve sucesso em criar vida artificial. Frankenstein segue Petrorius até o laboratório, onde este lhe revela suas experiências, criando vida humana como se fossem sementes. Petrorius lhe mostra várias redomas de vidro com suas criações: diminutos homúnculos, que simulam rei,rainha, bispo e o diabo, dentre outros.

O doutor Pretorius quer a ajuda de Henry Frankenstein para criar uma criatura fêmea, mas este se recusa. Quando Pretorius se encontra com a criatura, que agora fala, bebe e fuma graças à convivência com um ancião cego e que vivia isolado nas montanhas, ele a convence a se juntarem para que a experiência seja realizada. Assim, Petrorius e a criatura seqüestram a esposa de Henry, fazendo com que ele concorde em ajudá-los na nova criação: a companheira do monstro.

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.