A Noiva de Frankenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bride of Frankenstein
A noiva de Frankenstein (PT/BR)
Cena do filme.
1935 • p&b • 71 min 
Direção James Whale
Roteiro William Hurlbut
Elenco Boris Karloff
Colin Clive
Valerie Hobson
Ernest Thesiger
Elsa Lanchester
Reginald Barlow
Género terror
País  Estados Unidos
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

A Noiva de Frankenstein (no original: Bride of Frankenstein) é um filme estadunidense da Universal Studios lançado em 1935. É a sequência do filme de 1931, Frankenstein. Baseado no livro Frankenstein de Mary Shelley e dirigido por James Whale. A produção é considerada uma das melhores sequências de filmes do cinema, introduzindo humor negro e permitindo ao ator Boris Karloff desenvolver e demonstrar melhor os sentimentos da criatura. Estreou nas salas de cinema portuguesas a 4 de Novembro de 1935.

O título induz a uma confusão intencional entre as personagens da noiva do Doutor Frankenstein e a da criatura, levando a audiência a acreditar que fossem a mesma, inclusive porque nos letreiros iniciais aparece o sinal de interrogação (?) na parte em que deveria constar o nome da atriz que interpreta a criatura fêmea, garantindo a surpresa final.

A Noiva de Frankenstein foi refilmada em 1985, como A Prometida.

Seguido por O Filho de Frankenstein.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dr. Henry Frankenstein e seu monstro voltam a se encontrar, pois a criatura não estava morta como todos inicialmente acreditavam. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências mas tem sua curiosidade aguçada quando um antigo professor seu, o louco Doutor Pretorius, lhe diz que também teve sucesso em criar vida artificial. Frankenstein segue Petrorius até o laboratório, onde este lhe revela suas experiências, criando vida humana como se fossem sementes. Petrorius lhe mostra várias redomas de vidro com suas criações: diminutos homúnculos, que simulam rei,rainha, bispo e o diabo, dentre outros.

O doutor Pretorius quer a ajuda de Henry Frankenstein para criar uma criatura fêmea, mas este se recusa. Quando Pretorius se encontra com a criatura, que agora fala, bebe e fuma graças à convivência com um ancião cego e que vivia isolado nas montanhas, ele a convence a se juntarem para que a experiência seja realizada. Assim, Petrorius e a criatura seqüestram a esposa de Henry, fazendo com que ele concorde em ajudá-los na nova criação: a companheira do monstro.

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.