O Laboratório de Dexter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Dexter's Laboratory
O Laboratório do Dexter (PT)
O Laboratório de Dexter (BR)
Abertura da série a partir da 2ª temporada.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) Genndy Tartakovsky
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Christine Cavanaugh
Candi Milo
Allison Moore
Kathryn Cressida
Kath Soucie
Jeff Bennett
Eddie Deezen
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Brasil Cartoon Network, SBT, Tooncast, Rede Record
Portugal Cartoon Network, SIC, Boomerang
Transmissão original 28 de abril de 1996 - 20 de novembro de 2003 (em reprise no Brasil)
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 78 (221 segimentos)
Cronologia
Programas relacionados Desenhos Incríveis - O Show

O Laboratório de Dexter (Dexter's Laboratory, no original/ou ainda Dexter's Lab) é uma série de desenho animado norte-americana criada pelo cartunista russo-americano Genndy Tartakovsky e produzido, em suas primeiras temporadas, pelo estúdio americano Hanna-Barbera para o canal pago Cartoon Network. O episódio piloto foi exibido pela primeira vez no programa What-A-Cartoon! (no Brasil, foi rebatizado pelo canal como Desenhos Incríveis) que mostrava vários curtas animados, e depois acabou por se tornar uma série. A série teve sua primeira temporada produzida e estreada em 1996. A quarta e última temporada foi produzida em 2002 e 2003. Além da série, há um especial de uma hora chamado Ego Trip (no Brasil, rebatizado como 'A Viagem de Dexter'), em que Dexter viaja através do tempo e encontra os seus futuros egos. Ego Trip foi feito com a intenção de concluir a série, porém mais duas temporadas foram produzidas após a sua exibição.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um desenho animado cujo foco é um menino prodígio chamado Dexter, que possui um imenso laboratório secreto conectado ao seu quarto. O garoto está constantemente em conflito com a sua endiabrada irmã mais velha, Dee Dee.

Dexter possui um arqui-inimigo que se intitula Mandark, outra criança super-dotada, e que tem uma gargalhada muito peculiar. Quase sempre, Mandark, através de métodos fraudulentos ou por pura coincidência, assume o mérito das conquistas de Dexter. Mandark sempre inventa planos para poder destruir Dexter e o seu laboratório.

Outros personagens que aparecem regularmente na série são os pais de Dexter. Muitas vezes, os episódios parecem não ter uma seqüência lógica entre si.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais da série. Da esquerda para a direita: Pai, Dee Dee, Dexter e Mãe.
  • Dexter - O protagonista, criador e dono do laboratório. De baixa estatura e cabelos ruivos, é bastante nervoso e azarado. Geralmente dá broncas em Dee Dee. É sempre visto com jaleco branco, botas pretas, óculos enormes e luvas roxas. Em sua voz original tem um sotaque alemão, característica que pode ser uma referência ao mundialmente famoso cientista alemão Albert Einstein.
  • Didi (Dee Dee) -De olhos azuis e cabelos louros, trata-se da irmã mais velha de Dexter. Adora balé, bonecas, pôneis e de bagunçar o laboratório do irmão. Dupla ou triplamente mais alta que Dexter, possui um corpo desproporcional: tem um minúsculo tronco, uma grande cabeça e pernas compridas com pés enormes. Em um dos episódios, Dexter usou-a como vareta e a jogou para um cachorro. Didi é mimada pelos pais, e ao contrário do irmão, possui baixíssima inteligência. Apesar de mais velha que ele, ela é bastante infantil e imatura, e muito tagarela, gosta de aprontar com o irmão e provocá-lo a ponto de deixá-lo furioso, o que muitas vezes gera brigas entre os dois.
  • Mãe - Uma mulher de quadris largos e cabelos ruivos e que possui uma obsessão quase doentia por limpeza e organização. Daí o fato de quase sempre ser vista com luvas de borracha. Ela obedece ao estereótipo de dona-de-casa dos seriados americanos. Alguns episódios mostram que a personalidade de Dexter foi herdada dela, incluindo o perfeccionismo.
  • Pai - De cabelos louros, faz o estereótipo do marido e pai-de-família dos seriados americanos, apesar do fato de a sua mulher sempre ficar com a última palavra nas decisões da casa. Como mostrado em diversos episódios, adora boliche, golfe, pescaria, e os bolinhos da sua esposa (como mostrado em um episódio específico), além de ter o estranho gosto de podar (quer dizer "picar") todas as plantas que ele vê.
  • Mandark - Leitor de mentes e arqui-inimigo de Dexter. Provavelmente com o mesmo nível de inteligência que o seu rival, também possui um , disse que o seu verdadeiro nome era Astronomonov, porém em episódios mais recentes, ele é chamado de Susan pelos seus pais. Em um episódio, foi revelado que Mandark possui uma irmã mais nova que pede para ser chamada de La-La Vava e que, através de ameaças, sempre faz com que o seu irmão atenda a todos seus pedidos. Muitos dizem que depois seu primeiro episódio de estréia que Mandark decide destruir o laboratório de Dexter, mas não é isso. Ele só queria destruir o laboratório do Dexter quando Dexter fecha o laboratório no episódio de estréia do Mandark.
  • Sr. Levinsky - Professor de Ciências do Dexter, de quem o menino-gênio sempre está disposto a arrancar elogios.
  • Douglas E. Mordechai III - Possivelmente, o único amigo que Dexter possui além do seu computador. Na escola, ele está sempre em companhia de Dexter, com quem parece ter grandes afinidades não só nos gostos, mas também na personalidade.
  • Computador - O computador de Dexter sempre está a vigiar o funcionamento do laboratório e possui uma personalidade própria. Provavelmente foi inspirado no HAL-9000 de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Dexter dirige-se ao seu computador com tratamentos carinhosos do tipo "meu amor", uma vez que a máquina possui personalidade e voz femininas.
  • Robôs - Inúmeros robôs ajudam Dexter no Laboratório.
  • Mimi e Lili (Mee Mee e Lee Lee) - As melhores amigas de Didi. As três são idênticas não apenas na aparência corporal, como nas roupas, no gosto por bonecas e balé, e principalmente na infantilidade, também adorando perturbar o sossego de Dexter. Porém, ambas são muito mais inteligentes que Didi. Mimi é negra e possui fortes traços africanos, enquanto Lili possui traços asiáticos. Há boatos de que Lili gosta de Dexter.
  • Macaco - Primata que sempre serve de cobaia aos experimentos de Dexter. O Macaco possui superpoderes dos quais Dexter nunca tomou conhecimento. Ele é o principal protagonista da sub-série Dial M For Monkey (Disque M para Macaco), onde combate criminosos pelos quatro cantos da galáxia com a sua assistente Agente Honeydew. Também aperece no episódio Rasslor, da sub-série Justice Friends (Amigos da Justiça), onde se torna o único dos super-heróis presentes a derrotar o vilão Haslor (ainda que o Macaco seja o menor e, aparentemente, o mais fraco de todos os heróis da série).
  • Pais de Mandark - Casal de hippies que não entende o apreço do filho pelo mal e pela ciência. Sempre chamam o filho de Susan, nome que lhe destrói os nervos cada vez que é pronunciado.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  • Erro em episódio - No episódio "A Dívida de Dexter", onde ele precisa de 200 milhões para pagar a Nasa, quando Dee Dee recebe o prêmio de 200 milhões, ela é paga com cheque. 5 Segundos depois, ela coloca notas de dinheiro no cofre.
  • Erro de dublagem - No episódio 5 (1ª temporada) de "O Laboratório de Dexter", o título da série é traduzido por Clécio Souto, quando na época a tradução dos títulos de episódios era feita por Hércules Fernando.
  • Rude Removal - O episódio piloto de O Laboratório de Dexter é conhecido como Rude Removal. Feito em 1996 pelos produtores do desenho animado, Rude Removal foi concebido como uma piada interna da produção, mostrando cenas com conteúdo mais pesado que o normal da série, com vulgaridades como DeeDee a fazer gestos obscenos com a mão e Dexter de calça arreada. Obviamente, foi censurado pela televisão estadunidense e nunca mostrado ao público, com raras exceções de comicons e outros eventos, sempre nos Estados Unidos. Conhecido como episódio maldito e aguardado por todos os fãs, e após tentativas frustradas da diretoria do Cartoon Network de tentar reproduzi-lo no canal, Rude Removal finalmente ganhou uma data de estreia no Adult Swim do Cartoon Network dos Estados Unidos: terça-feira, 22 de janeiro de 2013. Porém, mais uma vez o episódio foi censurado. Cansados de tantas tentativas frustradas, o canal decidiu então colocar o episódio na rede de vídeos Youtube, no mesmo horário qual seria passado no canal.

Vozes[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Original Brasil Dublador Portugal Dobrador
Dexter Christine Cavanaugh (Temporadas 1-3) e Candi Milo (Temporadas 4-6) José Luiz Barbeito Carla de Sá;
Henrique Feist
Dee Dee Allison Moore (Temporadas 1-3) e Kathryn Cressida (Temporadas 4-6) Carmem Sheila Ana Cláudia Ameixa; Cristina Cavalinhos
Pai Jeff Bennett Marcelo Torreão (em alguns episódios da 1ª temporada) e Carlos Seidl (voz padrão) José Jorge Duarte
Mãe Kath Soucie Nádia Carvalho Cláudia Cadima
Mandark Eddie Deezen Pedro Eugênio (1ª voz), Paulo Vignolo (2ª voz) e Christiano Torreão (3ª voz) Pedro Granger;
Ricardo Spínola
Computador Kath Soucie Priscila Amorim
Lee Lee Kath Soucie Christiane Monteiro
Mee Mee Kimberly Brooks Flávia Fontenelle
Windbear (Pai do Mandark) Jeff Bennett Felipe Grinnan
Oceanbird (Mãe do Mandark) Kath Soucie Fernanda Fernandes
Prof. Luzinski Frank Welker Miguel Rosemberg, André Belizar, Domício Costa, Francisco José (varia de episódio em episódio)
Major Glória Rob Paulsen Ricardo Vooght
Valhallen Tom Kenny Clécio Souto
Krunk Frank Welker Jorge Vasconcellos
Agente Honey Dew Kath Soucie Andréa Murucci

Ligações externas[editar | editar código-fonte]