Jesse Leach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jesse Leach
Jesse Leach with ToG.jpg
Leach em apresentação.
Informação geral
Nome completo Jesse David Leach
Nascimento 3 de julho de 1978 (36 anos)
Origem Providence, Rhode Island
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metalcore, Melodic death metal
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1993 - presente
Gravadora(s) Roadrunner Records, Ferret Music
Afiliação(ões) Killswitch Engage
Times of Grace
The Empire Shall Fall
Seemless
Nothing Stays Gold
Corrin
Página oficial KillswitchEngage.com

Jesse David Leach (nascido em 03 de julho de 1978) é um músico norte-americano de Providence ,Rhode Island.[1] Conhecido por ter passado pelas bandas Seemless, The Empire Shall Fall e Times of Grace, um projeto paralelo com seu amigo Adam Dutkiewicz[2] , ele também é o vocalista "frontman" da banda de Metalcore de Massachusetts, Killswitch Engage. Ele também foi cantor e membro que formou as bandas Corrin e Nothing Stays Gold.[3] [4] Recentemente, no dia 8 de fevereiro de 2012 a banda Killswitch Engage postou no site oficial que Jesse Leach retorna ao Killswitch Engage, substituindo Howard Jones que saiu da banda no início de 2012.[5] Após 10 anos, Jesse Leach volta a banda fazendo uma apresentação no Rock am Ring 2012 e uma turnê de comemoração dos 10 anos do álbum Alive or Just Breathing.[6]

Historia[editar | editar código-fonte]

A primeira banda de Leach, Corrin, foi formada no início de 1990. Gravou quatro canções no Corrin em 1996, que acabaram sendo lançadas como um CD de Propaganda, em 1998, após a separação da banda. Segunda banda de Leach, Nothing Stays Gold, formada em meados dos anos 90, gravou um único EP antes de se separarem em 97/98.

Enquanto isso, alguns membros remanescentes do Overcast e do Aftershock estavam formando uma nova banda em Massachusetts e estavam à procura de um vocalista. Assim, em 1999, juntou-se o baixista Leach Mike D'Antonio, o guitarrista Joel Stroetzel, e o guitarrista Adam Dutkiewicz formando a banda Killswitch Engage. Sua estréia foi no álbum "Killswitch Engage", lançado em 11 de julho de 2000. Após o segundo albúm, Alive or Just Breathing, lançado em maio de 2002,duas semanas antes de sair em turnê, Leach se casou com sua noiva. Quando ele não conseguia entrar em contato com sua esposa, Leach sentava-se sozinho no ônibus de turnê por horas após shows e simplesmente esperava os membros da banda para retornar. A paixão do Leach por sua música combinada com suas lutas emocionais, passou a atrapalhar seu trabalho. Leach também começou a sofrer de uma depressão leve que piorou. De acordo com Mike D'Antonio em uma entrevista para o DVD "(Set This) World Ablaze" "Parecia que havia sempre esta nuvem escura sobre a cabeça de Jesse."

Jesse Leach em apresentação do Times of Grace

A depressão levou-o a demitir-se da banda e cair fora dos olhos do público por algum tempo. Leach escreveu um e-mail para a banda explicando por que ele saiu. Em sua entrevista no DVD, Leach diz que escreveu o email por não conseguir mais encarar os membros da banda, ele disse o que cada música significava pra ele, e que finalmente iria ter sua lua-de-mel.

Leach se reconcilia com seus ex-companheiros de banda na "Roadrunner United 25th anniversary concert", realizando um dueto com o, até então então, vocalista Howard Jones. Toda a banda tocou no palco, menos Adam D que tinha sofrido uma lesão e foi substituído por Andreas Kisser do Sepultura. Howard e Jesse cantando "My Last Serenade". A música terminou com os dois abraçados, e Leach agradecendo o público por seu apoio através de seus momentos difíceis. Em 2003, Jesse se juntou a uma banda de blues rock chamado Seemless. Seemless percorreu os EUA muitas vezes com bandas como Fu-Manchu, The Sword, Trivium e In Flames. A turnê com Seemless também mostrou ao mundo que Jesse estava de volta. Seemless lançou dois álbuns e teve vários vídeos apresentados no Headbangers Ball da MTV. Em 2006, seu vídeo para o single "Cast No Shadow" foi Top Ten nos novos vídeos da MTV. Devido ao envolvimento do baterista Derek Kerswill com a banda de metal MA Unearth, entre outros projetos, Seemless tomou um hiato após a turnê. Em 2008, Jesse Leach formou a banda, The Empire Shall Fall, com os amigos. A banda lançou seu primeiro álbum independente "Awaken", em 17 de novembro de 2009. Além disso, ele trabalhou em um outro álbum com o colega de banda Killswitch Engage, Adam Dutkiewicz, no Times of Grace, onde Adam Dutkiewicz também assume os vocais em várias faixas. O álbum foi lançado em 18 de janeiro de 2011, e o primeiro single do álbum, "Strength in Numbers", foi lançado em 15 de outubro pela Roadrunner Records como um download digital gratuito por 72 horas para aqueles que se inscreveram para o mailing list da banda. A canção já está disponível para compra no iTunes. O álbum foi feito com o apoio do Killswitch Engage. Em 06 de fevereiro de 2012, Killswitch Engage adicionou uma foto de Leach e o resto da banda para no site, indicando o retorno de Leach ao Killswitch Engage.[7] Killswitch Engage mais tarde divulgou um comunicado através de seu Facebook, confirmando retorno definitivo do Leach para a banda. Em várias entrevistas, a banda tem dado muito crédito para Howard Jones por seu trabalho com a banda enquanto Leach foi embora.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Atuando[editar | editar código-fonte]

Leach desempenhou um pequeno papel no filme "Outside Providence" de 1999, dirigido por Michael Corrente. O filme é uma adaptação de Peter Farrelly, onde Leach vive um menino chamado Decenz.

Referências

  1. Jesse Leach famousbirthdays.com.
  2. Times of Grace metal-archives.com.
  3. Nothing Stays Gold lastfm.com.br.
  4. Corrin lastfm.com.br.
  5. Jesse Leach de volta ao Killswitch Engage whiplash.net.
  6. Turnê de 10 anos do 'Alive or Just Breathing' metalinjection.net.
  7. IT’S OFFICIAL: JESSE LEACH IS BACK IN KILLSWITCH ENGAGE metalsucks.net. Página visitada em 2012-04-26.


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.