Jogaila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jogaila, segundo imagem feita entre 1475 e 1480

Jogaila ou Ladislau II da Polônia, (em polaco: Władysław II Jagiełło; em lituano: Jogaila), também conhecido em português como Jagelão (13511 de junho de 1434, Gródek Jagielloński) foi Grão-Duque da Lituânia desde 1377 e, a partir de 1386, tornou-se também rei da Polônia, após casar-se com Edviges I, Rainha Reinante da Polônia, segunda filha dos soberanos angevinos deste país.

O casamento foi condicionado a uma série de requisitos definidos no Ato de Kreva. Jogaila e outros nobres lituanos tiveram que converter-se ao Cristianismo. Jogaila foi batizado Władysław.

Até então, os lituanos opunham feroz resistência às tentativas dos Cavaleiros Teutônicos e da Igreja de convertê-los ao Catolicismo. Na Batalha de Tannenberg, sendo as tropas polono-lituanas lideradas pelo príncipe lituano Vytautas, o Grande, Grão Duque da Lituânia, houve a derrota definitiva dos Cavaleiros Teutônicos, pondo fim às Cruzadas no Báltico.

Com a Dinastia Jagelônica inicia-se uma era de expansão, com a Polônia estendendo suas fronteiras ao norte e a leste. Para muitos, é considerado o início da idade de ouro da Polônia, já que o país se torna uma grande potência na Europa,

Os Jagelões governaram ambos os Estados até 1572 e foram uma influente dinastia da Europa Medieval, governando um grande Estado que, além de estar numa posição estratégica, era um grande produtor de grãos.


Precedido por
Edviges I
Herb Polski.svg
Rei da Polônia
1386 - 1434 (até 1399 com Edviges I)
Sucedido por
Ladislau III
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.