José Argote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Argote
José Argote
Nome completo José Ramón Argote Vega
Nascimento 17 de outubro de 1980
San Juan del Cesar, Guajira., Colombia
Estatura 1,85 m[1]
Ocupação Médico Veterinário
Árbitro FIFA FIFA

José Ramón Argote Vega (San Juan del Cesar, 17 de outubro de 1980), é um árbitro de futebol venezuelano, nascido na Colômbia.[2][3] É árbitro internacional FIFA e em 2015 foi designado para representar a Venezuela na Copa América de 2015, em onde dirigiu três partidas e serviu como quarto árbitro da final.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Enquanto a CONMEBOL mencionava que Argote hava nascido em Maracaibo, na Venezuela, outros documentos publicados pela mídia diziam que ele nasceu na Colombia.[4]

Em maio a FVF designou-o como o árbitro responsável por representar a Venezuela na Copa América de 2015, onde dirigiu os encontros entre Uruguai e Jamaica, México contra Equador – respectivos da fase de grupos – e a semifinal entre Chile e Peru, onde expulsou ao defensor central peruano Carlos Zambrano. Cabia a possibilidade de que junto a seu assistente, Jorge Urrego, pudesse arbitrar a final disputada no Estádio Nacional Julio Martínez entre Argentina e Chile, no entanto esta foi encarregada ao colombiano Wilmar Roldán, cabendo a Argote a função de quarto árbitro e recebendo sua respectiva medalha. Com isso se converteu no primeiro venezuelano presente em uma semifinal e final da Copa América.

Ainda em 2015, foi selecionado como responsável pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores de 2015 entre Internacional e Tigres UANL.

Resumo estatístico[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do Football DataBase:[5]

Competição Partidas Cartões Expulsões Temporadas
Campeonato Venezuelano de Futebol

(Copa Venezuela, Série Pré-Sul-Americana e Grande Final)

75 326 23 2008 – presente
CONMEBOL

(Copa Libertadores e Copa Sul-Americana)

8 35 1 2013 – presente
FIFA

(Campeonato Sudamericano Sub-20, Copa América e Amistosos internacionais)

7 25 3 2015 – presente
Total 90 386 26 2008 - presente

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]