José Freire de Oliveira Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Freire de Oliveira Neto
Bispo da Igreja Católica
Bispo-emérito de Mossoró
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Mossoró
Nomeação 14 de março de 1984
Predecessor Dom Gentil Diniz Barreto
Sucessor Dom Mariano Manzana
Mandato 1984 - 2004
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 22 de setembro de 1956
Roma
por Dom Luigi Traglia
Nomeação episcopal 3 de novembro de 1973
Ordenação episcopal 2 de junho de 1974
por Dom Gentil Diniz Barreto
Lema episcopal CONFIGURATUS MORTI EJUS
Semelhante a Ele na morte
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Apodi
9 de março de 1928
Morte Mossoró
10 de janeiro de 2012 (83 anos)
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Francisca Celsa de Oliveira
Pai: José Freire de Oliveira Filho
Funções exercidas -Bispo-auxiliar de Mossoró (1973-1979)
-Bispo-coadjutor de Mossoró (1979-1984)
Sepultado Catedral de Santa Luzia de Mossoró
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom José Freire de Oliveira Neto (Apodi, 9 de março de 1928Mossoró, 10 de janeiro de 2012) foi um bispo católico brasileiro. Foi bispo da Diocese de Mossoró entre 1984 e 2004.

Formação[editar | editar código-fonte]

Nascido na cidade de Apodi em 9 de março de 1928, era filho de José Freire de Oliveira Filho e de Francisca Celsa de Oliveira. Seus estudos primários foram em sua terra natal, Apodi. Iniciou seus estudos de padre no Seminário de Santa Teresinha, em Mossoró. Deu andamento no seminário central de São Leopoldo, onde concluiu o curso de filosofia, e concluiu o mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Catequese, pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. Cursou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 22 setembro de 1956, foi ordenado presbítero por Dom Luigi Traglia, em Roma.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Em 1973, o Papa Paulo VI o nomeou bispo titular de Illici e auxiliar de Mossoró, recebendo a sagração episcopal em 2 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, sendo Dom Gentil Diniz Barreto o bispo consagrante. No dia 18 de julho de 1975 foi apresentado ao povo da Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Em 1979 tornou-se bispo coadjutor e em 1984 tomou posse como o quinto bispo diocesano de Mossoró. Pertencente à geração dos militantes da Igreja Pós-Conciliar, tinha opções eclesiais claras e dedicava seu trabalho a causas nobres, ao lado de grandes religiosos do Nordeste, como Aloísio Lorscheider, José Maria Pires, Hélder Câmara, Paulo Evaristo Arns, Eugênio Sales e Luciano Mendes de Almeida. Na época em que assumiu o comando da Igreja na Diocese de Mossoró, Dom José Freire foi responsável pelo desenvolvimento de um importante trabalho num período de transição sociopolítico do país. Pertencia à safra dos bispos de grandes ideais, que marcou a era de ouro da Igreja no Brasil.

Naquela época, 1984, ainda vivendo sob a ditadura militar, havia no episcopado brasileiro uma natural divisão entre os bispos. Mesmo diante da instabilidade, Dom José optou ficar do lado do povo, lutando pelo resgate da democracia, justiça social e pela liberdade de expressão. Na diocese, ele foi o bispo que abriu as portas da Igreja para os leigos, criou as assembleias de pastoral, aplicou o planejamento participativo e reacendeu as pastorais sociais. Segundo bispo com origens fixadas na região, Dom José governou a diocese durante 20 anos. Renunciou em 2004, ao atingir a idade de 75 anos, tornando-se então bispo emérito. Seu lema episcopal era Configuratus Morti Ejus (Semelhante a Ele na morte). Foi substituído pelo atual bispo emérito, Dom Mariano Manzana.

CNBB[editar | editar código-fonte]

Desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão de Catequese do Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, composto das 18 dioceses e 4 arquidioceses que compreende as províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.[1]

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Dom José Freire de Oliveira Neto faleceu na madrugada do dia 10 de janeiro de 2012, na UTI do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, aos 83 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado, desde o dia 31 de dezembro de 2011, em função de um acidente cerebral vascular hemorrágico.[2]

O corpo de Dom José Freire foi conduzido para Apodi, sua cidade natal, onde foi velado. No dia 11 de janeiro, o corpo retornou à Mossoró, sendo dado continuidade ao velório na Catedral de Santa Luzia, onde foi celebrada a missa exequial. O corpo foi sepultado na própria Catedral.

Com o falecimento do Bispo Emérito, a Prefeitura Municipal de Mossoró decretou luto oficial na cidade por três dias, o mesmo acontecendo no município de Apodi, sua terra natal. Sua memória permanece viva no coração da comunidade católica de Mossoró.[3]

Referências

  1. «Prefeita decreta luto oficial de três dias pela morte de Dom José Freire». Site da Prefeitura Municipal de Mossoró. Consultado em 10 de janeiro de 2012 
  2. «Morre o bispo emérito de Mossoró, dom José Freire de Oliveira». CNBB. Consultado em 16 de janeiro de 2012 
  3. «O quinto Bispo de Mossoró». Blog do Gemaia. Consultado em 5 de março de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Gentil Diniz Barreto
Brasão episcopal.
Bispo de Mossoró

1984 - 2004
Sucedido por
Mariano Manzana
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.