Joseph Walker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph Walker

Joseph Walker
Piloto de Testes da NASA
Nacionalidade Estados Unidosnorte-americano
Nascimento 20 de fevereiro de 1921
Washington, EUA
Morte 8 de junho de 1966 (45 anos)
Barstow, EUA
Missões X-15
Insígnia
da missão
X-15 insignia.png

Joseph Albert "Joe" Walker (Washington, 20 de fevereiro de 19218 de junho de 1966) foi um Piloto (aviação) norte-americano de testes, que em 1963, a bordo do avião-foguete North American X-15, realizou dois vôos no espaço, conseguindo atingir altura superior a 100 km do nível do mar, em vôos sub-orbitais, que o qualificaram como astronauta pelas regras da Federação Aeronáutica Internacional.

'Joe' Walker tornou-se assim a primeira pessoa a ir ao espaço por duas vezes e o X-15 foi o primeiro avião-foguete a sair da estratosfera terrestre, até os vôos do Space Ship One, em 2004, de construção particular, feitos pelos pilotos, astronautas e engenheiros Mike Melvill e Brian Binnie.

Como piloto de testes, Walker também voou em diversos tipos de aviões, como o famoso Bell X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som, e o LLRV (Lunar Landing Research Vehicle) , o primeiro protótipo de um Módulo Lunar, em 1964.

Joseph Walker morreu em 8 de junho de 1966, na colisão do avião que pilotava, um caça a jato F-104, com um bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie, durante as gravações de um filme de publicidade para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Em 2005, a NASA conferiu-lhe oficialmente as asas de astronauta a titulo póstumo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronautas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.