Juvêncio de Brito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
D. Juvêncio, quando na Diocese de Caetité.

Dom Juvêncio de Brito (Canindé de São Francisco, 2 de agosto de 1886Recife, 31 de janeiro de 1954), foi um bispo católico brasileiro das dioceses de Caetité e de Garanhuns.

Índice

[editar] Biografia

Nasceu na então freguesia de Porto da Folha, filho do Coronel Antônio Porfírio de Brito e D. Maria José de Brito. Fez os primeiros estudos em sua cidade natal, transferindo-se em seguida para o seminário de Alagoas, onde ficou por um ano, em curso preparatório, indo então para o seminário de Olinda. A 20 de novembro de 1910 recebeu a ordenação presbiteral pelo bispo daquela cidade pernambucana, D. Raimundo de Brito, celebrando sua primeira missa no dia 21 do mesmo mês.[1]

Nomeado coadjutor de Estância, ali permaneceu até 1912, quando tornou-se vigário de Vila Nova. A 5 de junho de 1914 foi nomeado cônego efetivo e segundo diácono do Cabido Diocesano. Professor e em seguida diretor do Seminário Episcopal de Aracaju, cargo que deixou em 1916m quando foi nomeado Secretário Geral do Bispado e diretor das Associações Católicas. No ano seguinte foi nomeado Monsenhor Camareiro de Honra, e nomeado vigário de Propriá, onde permaneceu por quase uma década, até sua nomeação para o bispado de Caetité.[1]

[editar] Bispado de Caetité

Nomeado bispo de Caetité em 23 de dezembro de 1926, recebeu a ordenação episcopal no dia 12 de junho de 1927, das mãos de Dom Antônio dos Santos Cabral, sendo concelebrante Dom José Tomas Gomes da Silva e Dom Jonas de Araújo Batinga.

Tomou posse a 26 de julho de 1927.[1] Dentre suas realizações à frente da Diocese Caetiteense conta-se a instalação do Colégio do Santíssimo Sacramento, internato de freiras, que funcionou de 1930 a 1952, bem como a construção da Catedral, em substituição ao antigo templo e a realização do I Congresso Eucarístico, em 1945, sendo transferido para Garanhuns no ano seguinte.[2]

[editar] Ordenações episcopais

Dom Juvêncio foi concelebrante da ordenação episcopal de:

[editar] Episcopado

Referências

  1. a b c SILVA, Pedro Celestino da. "O Município de Caetité", Revista do IGHB, Vol. 58, Salvador, 1932.
  2. SANTOS, Helena Lima. Caetité, Pequenina e Ilustre. Tribuna do Sertão, Brumado, 1996

[editar] Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas