Kamille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Camille Angelina Purcell, conhecida profissionalmente como Kamille, é uma cantora, compositora e produtora musical inglesa.

Como compositora, Camille escreveu vários singles número 1 no Reino Unido e ainda participou de vários álbuns que receberam o certificado de platina. Seus créditos como compositora contribuíram para mais de 3 bilhões de streams do Spotify e mais de 3 bilhões de visualizações no YouTube apenas em videoclipes oficiais.

Ela está atualmente trabalhando e possui músicas compostas para Sam Smith, Rihanna, Anne-Marie, Rita Ora, Stormzy, Dua Lipa, Zara Larsson, Jess Glynne, Clean Bandit, Jax Jones, Marina and the Diamonds, Timbaland, Kranium e dentre outros artistas.

Em janeiro de 2019, Kamille co-escreveu a letra de "Don’t Call Me Up" para Mabel, que gravou com participação vocal de Steve Mac.

Como artista solo, ela lançou o extended play "My Head's a Mess" em novembro de 2017, seguido pelo single "Emotional" em maio de 2018; este single foi lançado recentemente como um remix com vocais adicionais dos rappers britânicos Stefflon Don e Chip. Ela apareceu como artista nas músicas "More than Words" de Little Mix, "Go Deep" do grupo Gorgon City e também "Get Some" de Ghosted.[1]

Camille é descendente de jamaicanos e cubanos e começou a cantar desde os três anos. A igreja fez parte de sua vida desde muito nova, e ela se envolveu fortemente com o coral gospel juvenil, aprendendo sobre harmonias, melodia e tom.[2] Sua família adorava música, e o início da criação de Camille foi influenciado por artistas como Stevie Wonder, Michael Jackson, Bob Marley e Earth, Wind & Fire, bem como outros famosos artistas da Motown e R&B contemporâneo.

Em março de 2021, Kamille ganhou o seu primeiro prêmio Grammy Award por sua participação na criação do álbum "Future Nostalgia" da cantora Dua Lipa, que ganhou na categoria de "Melhor Álbum Vocal de Pop'', no Grammy Awards de 2021.

Trabalho com Little Mix[editar | editar código-fonte]

Ela é uma amiga próxima e colaboradora frequente do grupo feminino britânico Little Mix, para quem escreveu em média 22 faixas, incluindo os sucessos Black Magic.

Em 2013, ela co-escreveu três letras de músicas inéditas para o segundo álbum de estúdio do grupo, que leva o título de Salute.

Em 2015, co-escreveu seis letras de músicas para o álbum Get Weird, que incluem os grandes sucessos: Black Magic, Hair e a Love Me Like You. Para o mesmo disco, ela também escreveu sozinha duas letras inéditas, que são as músicas: "The End" e "The Beginning".

Em 2016, ajudou na co-escrita na letra de cinco canções presentes no álbum Glory Days, incluindo os sucessos Power e Shout Out to My Ex, este último ganhando o Brit Awards de Melhor Single Britânico em 2017.[3]

Em 2018, ela ajudou a co-escrever sete canções do álbum LM5.

Em 2020, co-escreveu sete canções presentes no álbum Confetti, incluindo as canções singles Break Up Song e Holiday.

Referências

  1. «The A&R Awards 2018: All the winners». Music Business Worldwide (em inglês). 7 de novembro de 2018. Consultado em 10 de abril de 2019 
  2. Savage, Mark (20 de junho de 2018). «The stockbroker who writes Little Mix hits» (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2019 
  3. «BRIT Awards 2017: The full list of winners and nominees». www.officialcharts.com (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2019