Karl Klindworth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Karl Klindworth

Karl Klindworth (Hanôver, 25 de setembro de 1830Stolpe, perto de Oranienburg, 27 de julho de 1916) foi um compositor, maestro e violinista alemão.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Durante algum tempo Klindworth dirigiu um conjunto itinerante de ópera. Depois estabeleceu-se em Hanôver como professor e compositor. Mudou-se para Weimar em 1852, onde estudou piano com Franz Liszt e se tornou amigo de Richard Wagner. Entre os seus alunos estiveram Hans Guido von Bülow e William Mason. Em 1854 mudou-se para Londres, onde permanece catorze anos, estudando, ensinando e aparecendo ocasionalmente em público.

Klindworth for para Moscovo em 1868 para tomar o posto de professor de piano do Conservatório de Moscovo. Na Rússia terminou os seus arranjos de O Anel do Nibelungo de Wagner, que tinha começado durante a visita de Wagner a Inglaterra em 1855. Terminou também a sua edição crítica das obras de Frédéric Chopin. Mais trade se tornou director da Orquestra Filarmónica de Berlim em 1882, em associação com Joseph Joachim e Bullner, e também director da Sociedade Wagner de Berlim. Permaneceu em Berlim até 1893, quando se retirou para Potsdam para se dedicar ao ensino. Outro dos seus alunos foi Georgy Catoire. Septuagenário, adoptou a órfã inglesa Winifred WIlliams e conseguiu que ela fosse uma perfeita "wagneriana" casando-a com Siegfried Wagner, o filho de Richard Wagner e Cosima Liszt.

Klindworth foi sómente reconhecido como editor de obras musicais, embora tenha também reorquestrado muito bem o Concerto para piano n.° 2 de Frédéric Chopin, embora muitos ainda prefiram a versão original. (Carl Tausig escreveu uma edição do Concerto para piano n.° 1). Igualmente fez uma orquestração gravada do primeiro movimento do Concerto para piano solo de Alkan, o oitavo dos dez estudos do compositor em todas as tonalidades menores, considerando que depois outros orquestrariam todos os três movimentos.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]