Lauro Müller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o município de Santa Catarina, veja Lauro Muller.

Predefinição:Político Lauro Severiano Müller (Itajaí, 8 de novembro de 1863Rio de Janeiro, 30 de julho de 1926) foi um político e diplomata brasileiro. Responsável pela transição de Santa Catarina de província a estado, o ministro Müller se consagrou como um dos fiadores da vitória diplomática brasileira sobre a Bolívia, que permitiu a compra do Acre e sua integração ao território brasileiro.


Nascido em Santa Catarina, era filho do imigrante alemão Peter Müller e primo-irmão do também governador Filipe Schmidt pelo lado materno. Apaixonado discípulo do positivismo de Benjamin Constant, ingressou na carreira militar na província natal.

Formou-se em Leis pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, diploma este que lhe concedeu grande prestígio e o auxiliou em seu começo de carreira. A sua carreira pública começou em 1889, quando recebeu de Deodoro da Fonseca a incumbência de organizar a província transformada em estado de Santa Catarina.

Foi depois deputado federal, senador, membro da Academia de Letras, ministro de Estado. Empreendeu grandes reformas na pasta da Indústria, Viação e Obras Públicas, ao tempo da presidência Rodrigues Alves.

Tornou-se popular por suas importantes obras, como a construção da Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, e os melhoramentos do porto do Rio de Janeiro.

Precedido por
Filipe Schmidt
Presidente de Santa Catarina
19021906
Sucedido por
Gustavo Richard
Precedido por
junta governativa
Presidente de Santa Catarina
18891891
Sucedido por
junta governativa