Le Petit Prince

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Le Petit Prince
O-pequeno-príncipe.jpg
Capa da edição brasileira do livro.
Autor (es) França Antoine de Saint-Exupéry
Título em Portugal O Principezinho
Título no Brasil O Pequeno Príncipe
Título nos Estados Unidos The Little Prince
País França França
Género Literatura Infanto-Juvenil, Romance
Ilustrador França Antoine de Saint-Exupéry
Editora França Éditions Gallimard

Estados Unidos Reynal & Hitchcock

Lançamento 1943
ISBN 978-0-15-202398-0 (Estados Unidos)

978-0-95-672159-4 (Reino Unido) 978-2-070-61275-8 (França)

Edição portuguesa
Tradução Portugal Joana Morais Varela
Editora Portugal Editorial Presença
Edição brasileira
Tradução Brasil Dom Marcos Barbosa
Editora Brasil Editora Agir
Lançamento 2000
Páginas 96
ISBN 852-20-0026-3

Le Petit Prince (no Brasil O Pequeno Príncipe; em Portugal, O Principezinho) é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico.

O autor do livro foi também autor das ilustrações originais.

É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 80 milhões de exemplares[carece de fontes?], e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia 1 e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.

Em Portugal, O Principezinho integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 2º Ciclo do Ensino Básico.

No Japão, há um museu dedicado ao personagem principal do livro.

Índice

Adaptações [editar]

  • Um filme musical intitulado The Little Prince foi feito baseado no livro e lançado em 1974.
  • Na década de 80 foi lançada uma série de desenhos animados chamada As Aventuras do Pequeno Príncipe. A série foi feita pelo estúdio de animação "Vóvó Chantre" e foi ao ar pela primeira vez no Japão em 1978 sob o título Hoshi no Ōjisama Puchi Purinsu (星の王子さま プチ・プリンス? Prince of the Stars: Petit Prince).2 3
  • O Principezinho na Quinta da Regaleira, de 2011 foi uma adaptação para teatro, do grupo de teatro português Byfurcação.

Ver também [editar]

Referências

Ligações externas [editar]

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Le Petit Prince
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: O Pequeno Príncipe ou Principezinho
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.