Lima (fruto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lima (fruta))
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Como ler uma caixa taxonómicaLima
Citrus ×aurantiifolia927505341.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus

A lima (no Brasil conhecida como limão), fruto da limeira, é na verdade um termo ambíguo no contexto das frutas, referindo-se a um número de diferentes espécies de citrinos, com frutos tipicamentes redondos, verde-amarelados, com diâmetro de 3–6 cm, geralmente contendo polpa azeda, semelhantes ao limão. Existem ainda frutos de outro géneros também chamados lima como por exemplo a lima espanhola e a lima almiscarada.

As limas geralmente comercializadas são as limas ácidas: o maior e menos azedo limão-taiti (Citrus x latifolia), e o mais pequeno, mais azedo Citrus aurantiifolia [1][2].

O termo lima é derivado do nome Persa لیمو Limu aquando da introdução da fruta na Europa durante as Cruzadas. Em uso corrente, lima pode designar uma porção desta fruta, tipicamente esmagada e incluindo a casca, ou apenas o seu sumo amargo.

Há a referir também outras limas: o limão-cravo (Citrus x limonia), a combava ou lima cafre (ou Kaffir) (Citrus x hystrix), a lima doce (Citrus x limetta), a lima-da-pérsia (Citrus x limettioides)[3], os vários tipos de lima Australiana, a lima espanhola (ou mamoncillo) (Melicoccus bijugatus), a lima selvagem (Adelia ricinella) e a lima almiscarada ou calamondin (X Citrofortunella mitis)[4].

A árvore da lima é um arbusto com até 5m de altura. As variedades anãs são populares na jardinagem e podem ser cultivadas em interiores no Inverno em climas mais frios. O tronco raramente cresce direito, tendo muitos ramos que frequentemente despontam bastante baixo. As folhas são ovais com 2.5-9cm (1-3.5 polegadas) de comprimento, parecendo folhas de laranjeira. As flores têm 2.5 cm de diâmetro, são brancas amareladas com as margens tingidas de roxo claro. As flores e os frutos surgem durante todo o ano mas são mais abundantes de Maio a Setembro.

Duas limas

A lima, e em particular o seu sumo, é usada em bebidas, tais como a soda limonada (semelhante a limonada). Bebidas alcoólicas preparadas com lima incluem cocktails como caipiraço - com Bagaço, caipirinha, margarita (bebida), mojito, e Cuba libre, bem como muitas bebidas que podem ser decoradas com uma fina fatia da fruta ou uma tira espiralada da sua casca (twist). Uma forma habitual de consumo de tequila é em shots acompanhados por pedaços de lima e sal. No México, bem como em alguns outros países, é comum servir cerveja com lima. O sumo de lima é também utilizado em refrigerantes comerciais.

Na culinária, a lima é valorizada quer pela acidez quer pelo aroma floral do sumo e da raspa da casca. Talvez a sua utilização mais famosa seja na cozinha tailandesa. Também é usada pelas suas propriedades de conservação no ceviche. Em adição, as folhas da lima Kaffir são usadas na gastronomia do Sudeste Asiático.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Dirceu de Mattos Junior, José Dagoberto De Negri, José Orlando de Figueiredo e Jorgino Pompeu Junior, 2005, CITROS: principais informações e recomendações de cultivo, Boletim Técnico 200 (IAC).
  2. Comparação entre Citrus aurantifolia e limão-taiti (em inglês)
  3. Dirceu de Mattos Junior, José Dagoberto De Negri, José Orlando de Figueiredo e Jorgino Pompeu Junior, 2005, CITROS: principais informações e recomendações de cultivo, Boletim Técnico 200 (IAC).
  4. Calamondin (em inglês)

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lima