Jardinagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim de Santa Bárbara, em Braga, Portugal

Jardinagem é uma actividade profissional ou recreativa que tem o objectivo de embelezar determinados locais, públicos ou privados pelo cultivo e manutenção de plantas.

O adepto da jardinagem, profissional ou não, designa-se como jardineiro. São muitos os locais onde se podem praticar tal arte:desde espaços grandes até pequenos pedaços de terra , como um simples vaso de flor . Embora se pratique jardinagem essencialmente com fins ornamentais, poderão existir também objectivos educativos (jardins botânicos ou zoológicos) e de organização do território e urbanismo, principalmente nas grandes cidades, onde os jardins (parques) são de grande importância para a qualidade de vida dos seus habitantes.

A jardinagem de interiores ocupa-se, essencialmente da manutenção de plantas ornamentais domésticas, usadas por toda a casa, mas podendo ter lugar de destaque nos chamados jardins de inverno.

Em algumas culturas, como a japonesa, a jardinagem é considerada uma arte de importância considerável.

Ela também pode ser considerada um sistema agrícola, e faz parte dos mundiais. Pode ser encontrado na Ásia de monções (Vietnã, Camboja, Japão), utiliza poucas técnicas de produção (mão de obra abundante e barata), cultivo em pequenas e médias propriedades; policultura voltada ao mercado interno. Exemplos: arroz (rizicultura) e hortaliças.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jardinagem
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.