Lima de Freitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Duas Ilustrações para a Lírica de Camões, 1960, desenho, 21 x 28 cm cada

Lima de Freitas (Setúbal, 1927 - Lisboa, 1998) foi um pintor, desenhador e escritor português. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Ilustrou mais de uma centena de livros, de que destacamos Dom Quixote, na tradução de Aquilino Ribeiro. Estes desenhos, que foram recentemente publicados ilustrando a tradução de José Bento, editada pela Relógio d’Água, foram a base da cenografia1 de D. Quixote e Sancho Pança de Antônio José da Silva, peça de estreia das Marionetas de Lisboa em 1985.

Autor de inúmeras obras de arte, podem destacar-se os 14 painéis de azulejos destinados à Estação Ferroviária do Rossio, inspirados em Mitos e Lendas de Lisboa.

Expôs colectivamente inúmeras vezes desde 1946, nomeadamente nas Exposições Gerais de Artes Plásticas (SNBA, Lisboa), nas I e II Exposições de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, na II Bienal de S. Paulo, Brasil, etc. Realizou exposições individuais desde 1950 (Sociedade Nacional de Belas Artes, Galeria de Março, Galeria do Diário de Notícias, Lisboa; Museu Regional de Évora; Galeria Divulgação, Porto; Galeria Abril de Madrid; etc.).2

Esteve inicialmente ligado ao neo-realismo. Escreveu prefácios e publicou diversos textos em catálogos de exposições e em publicações bem como agraciado com diversos prémios. Foi um respeitável mestre também como maçom.

Foi diretor-geral da Acção Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e Presidente da Comissão Instaladora do Teatro Nacional D. Maria II, que reabriu as portas ao público em Maio de 1978, após 14 anos de obras de reconstrução3 4 .

Referências

  1. Programa do espectáculo, Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, 1985.
  2. A.A.V.V. – II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1961
  3. Despacho n.º 6273/2000 (2.ª série), de 21 de março de 2000.
  4. Lima de Freitas na Infopedia.