Lixa (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Lixa  
—  Cidade  —
Brasão de armas de Lixa
Brasão de armas
Lixa está localizado em: Portugal Continental
Lixa
Localização de Lixa em Portugal
41° 19' N 8° 10' O
País  Portugal
Região Norte
Sub-região Tâmega
Distrito Porto
Concelho FLG1.png Felgueiras
Fundação agosto de 1995
 - Tipo Cidade
Área
 - Total 20 km²
População (2011)
 - Total 8 926
    • Densidade 446,3/km2 
Gentílico: Lixense
Código postal 4615 Lixa
Orago Nossa senhora das vitórias

A Lixa, Cidade da Lixa é uma cidade portuguesa do concelho de Felgueiras, distrito do Porto,com cerca de 9 000 habitantes (2011). Desta fazem parte três freguesias, União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e União das Freguesias de Vila Verde e Santão. A área desta cidade é de 12,58 km². A cidade da Lixa fica localizada entre as cidades de Amarante e Felgueiras. Foi elevada a cidade em 1995[1] . É a chamada "Terra Verde". O natural desta cidade chama-se Lixense.

Contém um relevo montanhoso, destacando-se o monte do Ladário.

As atividades económicas existentes são o comércio - malhas, bordados, móveis e calçado, também se destaca as feiras); agricultura (milho, centeio, feijão, batata, cebola, fruta variada, linho, mel e o vinho verde (destacando-se o "Quinta da Lixa" que já ganhou vários prémios a nível nacional e internacional); artesanato -peças de renda e bordados de linho e algodão; pecuária -gado bovino e caprino usado na lavoura, vacarias, pocilgas e aviários; indústria (empresas de calçado (emprega 30% da População Ativa).

Festa da cidade[editar | editar código-fonte]

Anualmente, na primeira semana de setembro a cidade da Lixa assiste a uma grandiosa romaria: As festas em honra da Senhora das Vitórias.


Estas festas costumam durar 5 dias, desde da quinta-feira anterior ao domingo de festa, até à segunda-feira seguinte.

Normalmente a quinta-feira é dedicada aos grupos de bombos, a sexta-feira e segunda-feira (último dia de festa) são o dia da atuação de um artista convidado, o sábado dedicado aos ranchos e samba e o domingo dedicado à religião e à Banda de Música da Lixa e à Fanfarra dos BVLixa, todos os fins de noite são dedicados a uma valente "bubadeira" que só acaba quando não haja ninguém de pé ou por falta de cerveja.

Área metropolitana[editar | editar código-fonte]

A área metropolitana da Lixa está inserida em 3 freguesias: União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e União das Freguesias de Freixo de Cima e de Baixo, estando contido, portanto, em 2 concelhos: Felgueiras e Amarante. Esta área é um lugar INE 009175 (Lixa). Esta área tem cerca de 3 km² e um perímetro de 14 km e aqui vivem 5957 habitantes.

Imagem de mapa da área metropolitana da cidade da Lixa (com base nas zonas BRIG11)

Futebol Clube da Lixa[editar | editar código-fonte]

Futebol Clube da Lixa é um clube desportivo da cidade de Lixa, concelho de Felgueiras, distrito do Porto, fundado a 1 de abril de 1934. Actualmente tem equipa de futebol Sénior, Juniores, Juvenis, Iniciados, infantis A, Infantis B, Escolas A, Escolas B, Escola de Futebol, Veteranos e, na modalidade de futsal, Futsal Senior Masculino e Futsal Junior Feminino.

Figuras ilustres[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Educação

Entretenimento

Proteção

Cultura

Desporto