Manny Coto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manny Coto
Coto na San Diego Comic-Con de 2013.
Nascimento
Orlando, Flórida,
 Estados Unidos
Ocupação Roteirista
Produtor de televisão
Diretor
Emmy Awards
Melhor Série Dramática
2006 – 24
IMDb: (inglês)

Manny Coto é um roteirista, produtor de televisão e diretor norte-americano, mais conhecido por seu trabalho na quarta e última temporada de Star Trek: Enterprise e na série 24.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Coto se formou no American Film Institute. Pouco tempo depois, ele escreveu e dirigiu um episódio de Tales from the Crypt, posteriormente escrevendo um para The Outer Limits. Ele então dirigiu os filmes Cover-Up e Dr. Giggles. Depois do cancelamento de The Outer Limits, a Showtime lhe deu a oportunidade de criar uma nova série. O programa resultante, Odyssey 5,[1] [2] durou apenas uma temporada.

Coto, um grande fã de Star Trek desde a infância,[1] foi trazido para a equipe de roteiristas de Star Trek: Enterprise em sua terceira temporada, escrevendo cinco episódios. Os criadores e showrunners do programa, Rick Berman e Brannon Braga, ficaram tão impressionados por seu trabalho e sua paixão pelo Star Trek original que eles o promoveram a produtor executivo e novo showrunner para a quarta temporada.[1] [2]

Apesar de Enterprise ter sido cancelada ao final da quarta temporada, Coto conseguiu fazê-la cumprir seu objetivo e propósito incial: o de ser uma prequela para a série original, explorando as mitologias do universo e explicando alguns pontos que sempre geraram dúvidas ou curiosidades entre os fãs.[2]

Depois de Enterprise, Coto se juntou a equipe de produção da série 24 em sua quinta temporada. Ele venceu um Primetime Emmy Award em 2006 por Melhor Série Dramática pela mesma quinta temporada. Ele continuou no programa até o final de sua exibição, trabalhando como produtor executivo e roteirista.

Referências

  1. a b c Coto, Manny. StarTrek.com. Página visitada em 29 de agosto de 2011.
  2. a b c Manny Coto. Memory Alpha. Página visitada em 29 de agosto de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]