Manuel Medrano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel Medrano
Manuel Medrano
Informação geral
Nome completo Manuel Alejandro Medrano López
Nascimento 29 de outubro de 1987 (36 anos)
Local de nascimento Cartagena das Índias, Bolívar
 Colômbia
Nacionalidade Colombiano
Gênero(s) Pop
Balada
Música latina
Ocupação(ões) Cantor
Extensão vocal Barítono
Período em atividade 2003Atualmente
Gravadora(s) Warner Music
Página oficial manuelmedrano.com


Manuel Alejandro Medrano López (Cartagena das Índias, 29 de outubro de 1987), mais conhecido como Manuel Medrano, é um cantor e compositor colombiano de pop e música romântica, ganhador de dois prêmios Grammy Latino.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inícios[editar | editar código-fonte]

Sua iniciação no mundo da música se deu graças ao apoio de sua família. A história de Manuel Medrano começa quando, aos quatorze anos, ele foi reprovado na escola e, como "castigo", seus pais o presentearam com um violão. A partir dos dezesseis anos ele começou a compor canções — o que o motivou a iniciar sua carreira.

Medrano tocou em diversos bares de Bogotá durante vários anos enquanto compunha muitas das canções que anos depois lhe dariam o reconhecimento a nível nacional.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

As redes sociais, principalmente o YouTube, foram os principais meios pelos quais se deu seu reconhecimento, Medrano cantava covers de outros artistas e fazia versões acústicas de suas composições. Em agosto de 2014, ele lançou "Afuera del planeta", seu primeiro single de maneira independente, que pouco a pouco levou as rádios nacionais até o ponto de tornar uma das músicas do ano e dar-lhe duas indicações aos Premios SHOCK — premiação musical da revista colombiana SHOCK.

No início de 2015, ele assinou com a gravadora multinacional Warner Music e meses depois lançou seu segundo single promocional "Bajo el Agua", que acumulou mais de 75.000.000 visualizações no YouTube e foi bem recebido na Colômbia e no México. No ano de 2016, ele ganhou dois Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor-Compositor.

Manuel Medrano compõe música romântica que ele chama de "pop-cast", porque não descende de um gênero específico, mas de várias influências de cantores e compositores latino-americanos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • Afuera del planeta
  • Bajo el agua
  • Una y otra vez
  • La mujer que bota fuego

Referências

  1. Hadad, Camila (19 de outubro de 2017). «Manuel Medrano: "Nunca grabé mis canciones para después golpear puertas y que me escucharan"». Teleshow (em espanhol). Consultado em 17 de novembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.