Margarida de Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarida de Parma.
Realeza Espanhola
Casa de Habsburgo
Descendência
Greater Coat of Arms of Charles I of Spain, Charles V as Holy Roman Emperor (1530-1556).svg

Margarida de Parma (28 de Dezembro 1522 - 18 de Janeiro 1586) foi filha ilegítima de Carlos V, Imperador do Santo-Império, Duquesa consorte de Parma e regente dos Países Baixos de 1559 a 1567.[1]

Margarida nasceu de uma relação entre Carlos V e uma mulher flamenga de Oudenarde, Margarida ou Joana (von Ghent, van der Gheyst, van den Gheynst?), antes do seu casamento com a princesa Isabel de Portugal. Apesar da origem ilegítima, Margarida recebeu uma educação real no Palácio em Bruxelas, tutelada pela tias Margarida de Habsburgo e Maria de Habsburgo.

Com apenas sete anos, foi acordado o seu casamento com Alexandre de Médici, Duque de Florença. A união nunca foi consumada devido ao assassinato do noivo em 1537. Em 1538, casou com Octávio Farnésio, Duque de Parma, neto do Papa Paulo III. O casamento resultou em dois filhos gémeos: um morreu novo, o outro foi Alexandre Farnésio, Duque de Parma (1545-1592).

Em 1559, o meio-irmão Filipe II de Espanha nomeou-a regente dos Países Baixos, com sede em Bruxelas. Margarida foi uma governante competente, mas as suas políticas, nomeadamente a instituição da Inquisição na zona, tornaram-na muito impopular. O descontentamento virou rebelião, financiada por Guilherme I, Príncipe de Orange, e a situação piorou bastante nos últimos anos do governo de Margarida.

Em 1567, Filipe II substituiu Margarida por Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel, Duque de Alba, um general mais capacitado para lidar com os rebeldes. Em vez de melhorar, a chegada de Alba só piorou as relações de Espanha com os locais e a guerra dos oitenta anos estalou no ano seguinte.

Após o período de regência, Margarida retirou para Itália, onde morreu em 1586.

Referências

  1. Margaretha van Parma (1522-1586) Historici.nl. Página visitada em 17 de novembro de 2013.
Precedido por
Emanuel Felisberto de Saboia
Duque de Saboia
Flag - Low Countries - XVth Century.png
Governador dos Países Baixos

1559 - 1567
Sucedido por
Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel
Duque de Alba
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.