Mark-Paul Gosselaar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mark-Paul Gosselaar
Nascimento 1 de março de 1974 (40 anos)
Panorama City, Califórnia
 Estados Unidos
IMDb: (inglês) (português)

Mark-Paul Gosselaar (Panorama City, Califórnia, 1 de Março de 1974) é um ator estadunidense, mais conhecido por seus trabalhos como Zack Morris em Saved by the Bell e John Clark em NYPD Blue.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Gosselaar nasceu em Panorama City, no estado da Califórnia, sendo descendente de Hans, um holandês, e Paula, nascida na Indonésia. Seu pai e seus três irmãos nasceram na Holanda, e por influência da família, Mark-Paul fala holandês fluentemente. Ainda adolescente, o jovem morou em Santa Clarita Valley, no sul da Califórnia, onde morou até o colegial.

Gosselaar se casou com Lisa Ann Russell em 26 de Agosto de 1996, e juntos, eles tem um filho chamado Michael Charles, nascido em 31 de Janeiro de 2004, e uma filha, Ava Lorenn, nascida em 7 de Maio de 2006.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Gosselaar começou sua carreira como modelo infantil aos 5 anos de idade, mas só se tornou notório e conhecido ao estrelar Saved by the Bell, entre 1989 e 1993. O seriado de sucesso o lançou ao estrelado, e ele participou até mesmo do programa sucessor, Saved by the Bell: The College Years, que não teve tanto sucesso quanto o original. Após o término do segundo, o ator também se tornou apresentador, ao ser convidado pela emissora para comandar o programa diurno Brains & Brawn, ao lado de Danielle Harris, e posteriormente, Tatyana Ali.

Em 1998, ele estrelou o filme Dead Man on Campus, que apesar de não ter sido um sucesso esmagador, levou Gosselaar de volta a um lugar de destaque na mídia, e o fez ganhar o papel de protagonista da série de televisão Hyperion Bay, que durou 17 episódios. Logo após o cancelamento deste seriado, Mark-Paul ainda participaria de D.C., ainda na The WB.

Entre 2001 e 2005, Gosselaar interpretou o detetive John Clark no seriado de sucesso da ABC, NYPD Blue. Depois do término do programa, ele seria convidado a participar de Commander in Chief, ao lado de estrelas como Geena Davis e Natasha Henstdrige, porém, o programa durou apenas uma temporada, graças a forte concorrência.

Mais recentemente, Mark-Paul Gosselaar pôde ser visto como Jake Ferris na série da HBO, John from Cincinnati, e foi confirmado como membro do elenco de Raising the Bar, nova produção da TNT.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Indicado(s) Resultado
1993 Young Artist Awards Melhor ator em série do daytime Mark-Paul Gosselaar
por Saved by the Bell
Indicado
1992 Young Artist Awards Melhor ator em série do daytime Mark-Paul Gosselaar
por Saved by the Bell
Indicado
1991 Young Artist Awards Melhor ator em série do daytime Mark-Paul Gosselaar
por Saved by the Bell
Vencedor
1990 Young Artist Awards Melhor elenco jovem Mark-Paul Gosselaar
e elenco de Saved by the Bell
Indicado
1990 Young Artist Awards Melhor ator jovem em uma série de TV paga Mark-Paul Gosselaar
por Good Morning, Miss Bliss
Indicado

Ligações externas[editar | editar código-fonte]