Matthias Jabs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matthias Jabs
Matthias Jabs - Scorpions (Ostrów Wielkopolski).jpg
Informação geral
Origem Hanôver, Alemanha
Gênero(s) Heavy metal, hard rock
Instrumento(s) Guitarra e violão
Afiliação(ões) Scorpions
Página oficial http://www.matthiasjabs.de

Matthias Jabs (Hanôver, Alemanha, 25 de Outubro de 1955) é um compositor e virtuoso guitarrista alemão. Ele é membro da banda de heavy metal Scorpions. Antes de entrar para os Scorpions, Matthias já tocou nas bandas Lady e Fargo[1] .

Matthias Jabs está atualmente tabelado entre os 30 melhores guitarristas do mundo, criando solos muito complexos como em: Rock You Like a Hurricane, No One Like You, Lady Starlight, You and I etc[2] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um operario e uma professora, Matthias é o segundo filho do casal, contendo mais 3 irmãs, Gabrielle 56 anos, Elizabeth 53 e Suzanne de 45, além de musico é formado em direito pela Universidade de Hanôver.

Desde pequeno ouvia músicas clássicas e através de um amigo conheceu Jimi Hendrix. Matthias começou a tocar guitarra aos 13 anos de idade, após sofrer uma grave contusão no joelho durante uma partida de futebol. Na época, Matthias jogava nas cateorias de base do Hanôver 96. Com isso, seu pai comprou uma guitarra para ele pois o filho não aguentava os tédios da internação dos tratamentos e assim descobriu a paixão pela guitarra.

Como a família de Matthias não era bem sucedida, ele tinha sempre que vender a antiga guitarra para adquirir uma melhor pois tocava numa banda um pouco famosa na cidade a Fargo, que tempos depois Matthias confessou que faziam cover do Scorpions, mas mesmo assim ele achava que não teria uma carreira na música e iniciou a faculdade de direito na Universidade de Hanôver.

Em 1978, quando já estava na faculdade, Uli Roth, que era amigo de infância do Matthias (pois seu irmão mais novo e Matthias Jabs estudavam juntos na escola), estava prestes a sair da banda Scorpions e com isso indicou Matthias à Rudolf e Klaus para que ouvissem-o a tocar.

Em um belo dia, o telefone do Matthias toca, era Rudolf o chamando para uma audição, na época (1978) Matthias nem sonhava que Uli tinha saído da banda e mesmo assim ele foi a essa audição, tocou com Scorpions em um ensaio e Rudolf disse que depois retornaria a uma resposta que Matthias sabia lá o que era, e ainda ouviram mais 140 guitarristas, mas nenhum era como Matthias, e no dia 18 de Junho de 1978 Matthias Jabs era o mais novo guitarrista da banda Scorpions.

Em 1979 a banda estava para começar a gravar o novo álbum Lovedrive e na mesma época o guitarrista e irmão de Rudolf, Michael Schenker,tinha tido brigas com membros da antiga banda UFO, e pediu demissão, então o irmão Rudolf, colocando a família em primeiro lugar, trouxe Michael a banda, deixando Matthias apenas com um auxiliar, Matthias e Michael tocaram juntos na gravação do álbum, mas Michael não se adaptou ao estilo de Matthias e saiu definitivamente da banda, deixando o cargo de lead guitar novamente para Matthias, onde dura já 30 anos.

Em 1985, Matthias juntamente com seus amigos, Klaus, Rudolf, Francis e Herman, vem ao Brasil para a primeira edição do Rock in Rio e com ele, traz duas coisas, a primeira é uma guitarra que ele mesmo mandou fazer no formato e nas cores brasileiras que depois entregou de presente a Roberto Medina, produtor do evento, e a segunda, Matthias trás com ele a esposa Suzanne gravida do primeiro filho Nicolas!

Em 1994, Matthias recebe um convite da Fender para a sua primeira signature, onde ele mesmo cria o modelo.

Depois de duas apresentações no Brasil, uma no dias 29 e 30 de Março de 1994 e outra nos dias 14, 15 de Novembro de 1997, Matthias juntamente a banda, fazem o concerto com orquestra Filarmonica de Berlim no dia 22 de Junho de 2000 e em Novembro do mesmo ano a banda teve que cancelar vários shows porque Matthias sofreu uma tendinite.

Em 2001 gravam o Scorpions Acoustica, outro sucesso da banda e não param de fazer shows, mas a partir dai, nunca mais ouvimos falar de Scorpions.

Em 2004 a banda volta a tona com o novo álbum Unbreakable e com o novo baixista Pawel Maciwoda, e no dia 2 de Setembro do mesmo ano, Matthias se casa pela segunda vez com uma antiga namorada, Beate Küster tendo o filho Nicolas com testemunha.

Em 2005, Scorpions de volta ao Brasil no festival Live N' Louder, lotando o ginasio no festival.

No dia 3 de Agosto de 2006, Scorpions fazem um show historio na Wacken Open Air, com os antigos membros da banda, contando, Uli Roth, Herman Rarebel e Michael Schenker e com o filho de Michael, Tyson Schenker, também guitarrista.

Logo em seguida a banda pausa para a gravação do novo álbum Humanity Hour 1, onde batem o record de copias vendidas e adquirem cada vez mais fãs jovens nos shows e nos fãs clubes.

Mathias já foi escolhido por uma revista de guitarra a fusion como um dos melhores guitarristas dos anos 80 ficando na 10° posição.

Em Maio de 2007 foi lançado o primeiro site do Matthias, uma espécie de loja virtual onde vende Marchendises e guitarras, mas no dia 12 de Abril de 2008 inaugura a primeira Loja em Munique, na Alemanha, na rua Pariserstr Número 32, onde o guitarrista passa o maior tempo das folgas dos shows,mas Munique não acabou sendo a cidade onde Matthias mora.

Recentemente Matthias anunciou aposentadoria junto a sua banda Scorpions e lançam o álbum Sting in the Tail,onde em menos de um mês após o lançamento, adquiriram vários prêmios.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • First Sting (1985)
  • World Wide Live (1985)
  • To Russia With Love (1988)
  • Moscow Music Peace Festival (1990)
  • Roger Waters The Wall Berlin 1990 (1990)
  • Berlin 1991 (1991)
  • Moment Of Glory Live (2000)
  • Acoustica (2001)
  • A Savage Crazy World (2002)
  • One Night in Vienna (2004)
  • Live at Wacken Open Air 2006 (2008)

Referências

  1. Metal Rules. Metal Rules (15 de janeiro de 2007). Página visitada em 21 de junho de 2012.
  2. Weber, Barry. Lovedrive - Scorpions. AllMusic. Página visitada em 21 de junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]