Klaus Meine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Klaus Meine
KlausMeine.jpg
Klaus Meine ao vivo com os Scorpions
Informação geral
Nome completo Klaus Meine
Nascimento 25 de Maio de 1948 (65 anos)
Hanôver, Baixa Saxônia
 Alemanha
Gênero(s) Heavy metal, hard rock
Instrumento(s) vocal
guitarra, percussão
Período em atividade 1957 - presente
Outras ocupações compositor
Afiliação(ões) Scorpions

Klaus Meine (nascido em 25 de Maio de 1948, em Hanôver) é um cantor e compositor, integrante da banda Scorpions. Apesar de não ser o fundador, é notavelmente o membro mais famoso da banda.

Além do Scorpions, ele tem colaboração também em "Bridge to Heaven" com Uli Jon Roth; em "Send Me And Angel", "Bigger than life", "Keep the World Child" e "Jerusalem of Gold" da cantora israelense Liel Kolet; em "Bis wohin reicht mein Leben" de Rilke Projekt; "Wind of Change" com o tenor Josep Carreras e na canção "Dying for an Angel", do álbum "The Wicked Symphony" do Avantasia, assim como no vídeo promocional da canção.

Antes do Scorpions[editar | editar código-fonte]

Klaus Meine foi vocalista e guitarrista de duas bandas, a primeira se chamava The Mushrooms e a segunda Copernicus, isso no começo dos anos 60, antes de ingressar na banda Scorpions.

Klaus Meine durante show no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no ano de 2007, durante a Humanity Tour

Carreira no Scorpions[editar | editar código-fonte]

A carreira nos Scorpions começou quando Klaus conheceu Rudolf Schenker, fundador da banda junto com o seu irmão Michael Schenker em 1965, de modo que juntos formaram a banda com Lothar Heimberg (baixo)e Wolfgang Dziony (bateria).

Influência dos Beatles[editar | editar código-fonte]

Quando era adolescente Klaus Meine ouvia muito rock dos anos 50 e 60, principalmente o dos Beatles,(o que ele confirma no dvd Unbreakable "One Night in Vienna"), que o influenciou a cantar, tocar e criar a sua primeira banda: The Mushrooms.

Primeiros anos e sucesso repentino[editar | editar código-fonte]

Ao lado de Rudolf Schenker, Klaus Meine jamais deixou o Scorpions e, junto com ele, é responsável pela maioria das composições da banda. Nascido em 1948, Klaus natural de Hanôver, cidade no norte da Alemanha, sempre foi ligado à música por influência do pai, Hugo Meine. Começou a tocar em pubs alemães e em 1969 conheceu Rudolf que apresentou seu irmão o guitarrista Michael Schenker e o indicou para tocar na banda que Klaus tinha na época, o Copernicus. Um ano mais tarde os dois juntaram-se ao Scorpions.

Os Scorpions passaram os sete primeiros anos de carreira tentando conquistar o público em bares locais, vindo a gravar seu primeiro disco em 1972, com Klaus Meine nos vocais, logo após isso Lothar Heimberg e Wolfgang Dziony resolvem abandonar o grupo e Michael Schenker passa a ser o guitarrista da banda londrina UFO, sozinho com Rudolf, Klaus dá continuidade ao trabalho, entrando em contato com o guitarrista Uli Jon Roth, que convida o baixista Francis Buchholz, lançando o segundo disco Fly To The Rainbow em 1974, logo após convida Rudy Lenners para assumir a bateria e lançam o terceiro disco In Trance fazendo sucesso em toda a Europa

Klaus e Rudolf, reformulam o Scorpions. Com a entrada do guitarrista Ulrich Roth os Scorpions faz grande sucesso na Europa graças aos ótimos álbuns que lança, a voz marcante de Klaus, e suas composições ao lado de Rudolf.

Em 1981, Klaus perdeu sua voz após a Animal Magnetism Tour como consequência do aparecimento de nódulos nas suas cordas vocais. Ele chegou a pensar em abandonar a banda, com receio de não poder mais cantar. E foi aí que Meine recebeu a maior prova de amizade de seus companheiros que aguardaram Klaus se recuperar da delicada cirurgia que sofreu nas cordas vocais para prosseguirem. gs como membro intinerante,optou por não deixar a banda depois que se tornou um sucesso. É o compositor da música "wind of change", o maior sucesso do Scorpions.

Duas operações e treino vocal intensivo[editar | editar código-fonte]

Após se consultar com um fonoaudiólogo sobre o problema, Klaus Meine foi aconselhado a deixar de lado a carreira. Recorreu à ajuda de um famoso especialista em Viena, que tratava cantores de ópera, passou por duas cirurgias e um treino vocal intenso. O tratamento foi tão eficiente que Klaus Meine voltou com amplitude vocal ainda maior do que tinha anteriormente.

Paradigma da balada hard-rock[editar | editar código-fonte]

Três anos após as cirurgias e o tratamento, Klaus Meine gravou em 1984 "Still Loving You", um dos hinos do rock mundial, grande sucesso até hoje, do álbum "Love at First Sting"

Composições[editar | editar código-fonte]

Klaus Meine canta desde os nove anos de idade, e além disso toca instrumentos como violão, viola de 12 cordas, guitarras elétricas e acústicas. Também foi responsável pela grande maioria das letras das composições do grupo, porém também é responsável por composições realizadas sozinho como: "Wind of Change", "You and I", "But the best for You", "Does Anyone Know", "A Moment in a Million Years", "Moment of Glory", "I Wanted to Cry", "My City, My Town", "Follow your Heart" e "Rock'n' Roll Band".

Fora dos palcos[editar | editar código-fonte]

Possui mais de 50 anos de carreira, pois começou a cantar aos nove anos. Simpático alemão, gosta de ler biografias; de praticar esportes como futebol, tênis e basquete; de viajar para lugares como Berlim, Los Angeles, Paris e Nova york e de dirigir carros como Mercedes; É motivado por novos desafios, pessoas e música; É casado com Gabi Meine, que conheceu depois de um show em 1972. Na época, Gabi tinha apenas 16 anos. São casados desde 1977. O casal tem um filho: Christian Julian, nascido em 1985.

Faz ações sociais com a Nordoff Robbins e com a Unicef.

Em 2009, foi nomeado Embaixador NA Fundação Internacional de Leucemia José Carreras ,Do tenor espanhol José Carreras, na batalha contra leucemia.

Em 12 de março de 2011, ele recebeu o Prêmio Steiger na Alemanha.

Antes de ser músico vendeu cortinas para ganhar a vida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.