Microsoft FrontPage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Microsoft FrontPage
Logo FrontPage-pt.png
Desenvolvedor Microsoft
Plataforma x86, x64
Lançamento 21 de outubro de 2003 (11 anos)
Versão estável 2003 (21 de outubro de 2003; há 582 semanas e 3 dias)
Sistema operativo Microsoft Windows, Mac OS X
Gênero(s) Editor HTML
Licença Proprietária
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Página oficial Microsoft FrontPage.

O Microsoft FrontPage é um programa descontinuado que podia fazer sites e ferramenta de administração de websites da Microsoft para o sistema operacional Windows. Foi parte da suíte de aplicativos Microsoft Office de 1997 a 2006. Foi substituído pelo Microsoft Expression Web, foi descontinuado a partir do Microsoft Office 2007

O FrontPage foi inicialmente desenvolvido pela Vermeer Technologies Inc., uma empresa norte-americana do estado de Massachusetts, que pode ser notado através de arquivos com a extensão _vti_ em páginas de Internet criadas com o FrontPage. A Vermeer foi comprada pela Microsoft em 1996 especificamente para a Microsoft adicionar o FrontPage à sua linha de produtos.

O FrontPage já usou plug-ins proprietários conhecidos como FrontPage Server Extensions (extensões de servidor do FrontPage), para serem instaladas no servidor web para as páginas funcionarem. Mas versões mais novas do programa também suportam o protocolo WebDAV, padrão da W3C.

Como um editor WYSIWYG (o que você vê é o que você tem), o FrontPage foi projetado para esconder os detalhes dos códigos HTML do usuário, tornando possível a criação de páginas de Internet por usuários leigos. Alguns desenvolvedores criticam o programa por criar códigos muito maiores do que o necessário deixando a performance dos navegadores web fraca. Além disso, outros reclamam que o FrontPage não cria páginas de acordo com os padrões da W3C e que às vezes não aparece corretamente em navegadores que não são da Microsoft.

Uma versão para Mac OS foi lançada em torno de 1998, mas tinha menos recursos que a versão para Windows e a Microsoft nunca a atualizou. O principal concorrente do FrontPage é o Adobe Dreamweaver (o anterior Macromedia Dreamweaver), outro produto para criar páginas e sites/sítios de Internet.

Em 2006, a Microsoft anunciou que o FrontPage seria sucedido por dois produtos e cancelado em dezembro do mesmo ano.[1] O Microsoft SharePoint Designer permitirá aos profissionais de negócios a projetar aplicativos baseados no SharePoint. O Microsoft Expression Web, cujo alvo são os web designers, permite a criação de sites. Ambos são parcialmente baseados no FrontPage.

Versões[editar | editar código-fonte]

  • Vermeer FrontPage 1.0
  • Microsoft FrontPage 1.1
  • Microsoft FrontPage 97
  • Microsoft FrontPage Express 2.0 (versão gratuita incluida no Internet Explorer 4.0)
  • Microsoft FrontPage 98
  • Microsoft FrontPage 2000 (versão 4)
  • Microsoft FrontPage 2002 (versão 5)
  • Microsoft Office FrontPage 2003 (versão 6)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]