Monte Hérmon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Hérmon
O Monte Hérmon visto do conselho local de Rosh Pina (Israel).
Monte Hérmon está localizado em: Montes Golã
Monte Hérmon
Coordenadas 33° 24' 58" N 35° 51' 27" E
Altitude 2814 m (9230 pés)
Proeminência 1804 m
Listas Ponto mais alto de um país
Ultra
Localização  Israel (Área ocupada das Colinas de Golã)
 Síria
Líbano
Cordilheira Antilíbano

O Monte Hérmon (em hebraico: , transl. Har Hermon, "montanha sagrada"; em língua árabe: جبل الشيخ, transl. Djabal el-Sheikh, "montanha do xeque", ou "montanha nevada") é uma montanha localizada na porção terminal sul da cordilheira do Antilíbano, na fronteira Líbano-Síria.[1] Com 2814 metros de altitude, o seu pico está quase sempre coberto de neve, enquanto as terras ao redor queimam pelo sol de verão.

Partes da encosta sul do Monte Hérmon fundem-se às Colinas de Golã. A área foi capturada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. Foi novamente capturada pela Síria em 6 de outubro de 1973, no primeiro dia da Guerra do Yom Kippur, após a primeira batalha do Monte Hérmon. Israel recuperou tanto setor que controlava anteriormente como os setores sírios, em 21 de outubro, durante a terceira batalha do Monte Hérmon.

Esses setores da montanha, bem como as Colinas de Golã, foram anexados por Israel, em 1981, através da Lei das Colinas de Golã,[2] que impôs as leis e a administração israelenses ao território ocupado. Todavia a anexação não é reconhecida pelas Nações Unidas. A lei das Colinas de Golã foi considerada nula pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, conforme a sua resolução 497, que reafirmou ser inadmissível a aquisição de território pela força.[3] Em 2008, uma sessão plenária da Assembleia Geral da ONU aprovou por 161 a 1 uma moção de apoio à resolução 497 do Conselho de Segurança.[3] [4]

O Monte Hérmon na Bíblia[editar | editar código-fonte]

O Monte Hérmon foi chamado também de Baal-Hermon (Jz 3.3; 1Cr 5.23). Seu nome aparece na poesia hebraica (Sl 89.12; 133.3; Ct 4.8). É o "alto monte" de Mt 17.1; Mc 9.2 e Lc 9.28, o monte da transfiguração.

Monte Hermon.

Referências

  • BOYER, Orlando Spencer. Pequena Enciclopédica Bíblica. Ed. Vida.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Monte Hermon