Montecristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Montecristo
Tuscan archipelago.png
Localização da ilha de Montecristo
Geografia física
País Itália
Localização Mar Tirreno
Arquipélago Arquipélago Toscano
Montecristo.jpg
Montecristo vista desde uma praia perto de Marina di Grosseto.

Montecristo é uma ilha italiana do arquipélago Toscano (região da Toscana), no mar Tirreno. Pertence à comuna de Portoferraio (província de Livorno). A ilha é constituída quase exclusivamente de granito. A ilha não é muito habitada, reside no local somente um vigia com sua família, alguns Toscanos, e algum agente do corpo florestal. Isso favoreceu a preservação da flora e da fauna.

A família da ilha mora em um pequeno castelo do século XVII, e mantém uma produção reservada de vinhos à maneira antiga, prensando as vinhas com pés em tonéis de madeira. Pela escassez de meios de viver nos anos entre 1800 e 1900, boa parte da família embarcava em navios saídos da Itália vindos para a América, principalmente Brasil e México, além de Estados Unidos e Canadá.

A ilha inspirou Alexandre Dumas em sua obra literária O Conde de Monte Cristo, porém a geografia da ilha atualmente não corresponde com o aspecto descrito no livro.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.