Ilha de Salina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salina
Geografia física
País Itália
Localização Mar Tireno
Arquipélago Ilhas Eólias
Vista da Ilha de Salina a partir de Lípara.[1] [2] [3]
Vista aérea

A Ilha de Salina é uma das sete ilhas que compõem o arquipélago ilhas Eólias, no sul da Itália.[1] [2] [3] Com uma superfície de 26,8 Km², é a segunda maior ilha do arquipélago, tanto pela sua superfície como pela sua população.[1] [2] [3] É dividida em três comunas: Santa Marina, Malfa e Leni para uma população total de 2.300 habitantes. Formada por seis antigos vulcões, possui os relevos mais elevados do arquipélago. O monte "Fossa delle Felci", que culmina à 961 m de altitude, e o monte “Monte dei Porri”, à 860 m, conservam a típica forma cónica.[1] [2] [3] Destes dois vulcões inativos deriva o antigo nome grego da ilha Didyme (Δίδυμη), que significa gêmeas, referindo-se às duas montanhas existentes na ilha. O nome actual deriva da produção marítma de sal de um pequeno lago ao sul.

As escavações arqueológicas revelaram a presença de populações que sobem à idade do bronze bem como uma alternância de períodos de completo abandono e outros de forte desenvolvimento. Escavações realizadas ao redor de Santa Marina destacaram um forte povoamento da ilha ao século IV a.C. No século VII d.C., a ilha de Salina foi povoada por habitantes vindos das ilhas Eólias, devido a um movimento migratório ligado à actividade vulcânica da ilha Lipari. Seguidamente, as invasões árabes tornaram-na abandonada até ao século XVII em que começou a se repopular.

Salina é a mais fértil das ilhas Eólias e cultiva uvas a partir das quais produz o “Malvasia delle Lipari”, um vinho muito suave da Malvasia, bem como alcaparras exportadas para o mundo inteiro.

Em 1980, foram instituídos o Parque Regional de Salina e, em 1988, a Reserva Natural dos Dois Montes.

O turismo, também, constitui um recurso suplementar para a ilha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Ilha de Salina
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b c d Statistiche demografiche ISTAT (em italiano). Dato istat.
  2. a b c d Popolazione residente al 31 dicembre 2010 (em italiano). Dato istat.
  3. a b c d Istituto Nazionale di Statistica (em italiano). Statistiche I.Stat.