Nairon Barreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nairon Barreto
Nome completo Nairon Oseas Alves Barreto
Outros nomes Zé Lezin
Nascimento 6 de agosto de 1959 (55 anos)
Patos,  Paraíba
Ocupação Humorista


Nairon Oseas Alves Barreto, conhecido como Zé Lezin ou Zé Paraíba (Patos, 6 de agosto de 1959), é um humorista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Patos, na Paraíba, Nairon é formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro[1] . Após apresentar-se em barzinhos e teatros, participou da Escolinha do Professor Raimundo a partir de 1998[2] (quando o programa foi transformado em um quadro do Zorra Total), da Rede Globo. Na ocasião, alterou o nome de seu personagem, de Zé Paraíba para Zé Lezin. Nairon atuou na "Escolinha" durante seis anos.

Em 2004, Nairon Barreto apresentou um programa de televisão aos domingos, na TV Guararapes de Recife, chamado "A Bodega do Zé"[3] , além de um programa matutino na Rádio Clube do Recife. No ano seguinte, lançou seu primeiro DVD, intitulado Ze Lezin Com Platéia Vip, onde conta piadas[4] . Ainda em 2005, criou o espetáculo "O Peru do Zé Lezin"[5] .

Em 2006, realizou, durante a Copa do Mundo, o show "Zé Lezin na Copa e na Cozinha", com piadas e textos adaptados sobre futebol[6] . No teatro, atuou na peça "Em Briga de Marido e Mulé Ninguém Mete", juntamente com o ator pernambucano Jeison Wallace (Cinderela). No espetáculo, Nairon e Jeison vivem um casal que resolve discutir a relação[7] .

Em 2008, lançou seu segundo DVD[8] , intitulado Ze Lezin da Paraíba. O DVD foi gravado em Recife, no Teatro Guararapes[9] . No mesmo ano, lançou os shows "O Fim da CPMF - Contribuição Para Minha Família"[10] , "A Fuleragem de Zé Lezin" [11] e "A Volta para os que Não Foram"[12] .

Em 2011 lançou o seu novo DVD Show A Saga de um Matuto.

Nairon Barreto também já fez participações no programa Show do Tom[13] .

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • "Zé Lezin da Paraíba: Em Consêrto - Recital de Fuleragem - Vol. 1"
  • "Zé Lezin: Os Bruto Tomém Ama - Vol. 2"
  • "Zé Lezin: O Degenérico - Vol. 3"

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre humoristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.