Nakajima Ki-84

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nakajima KI-84 Hayate — foi um Interceptador/Caça-bombardeiro monomotor do Japão, introduzido em agosto de 1944.

Conhecido pelo código aliado como "Frank", o KI-84 teria sido um problema grave para a USAF se tivesse surgido antes e em maiores quantidades. O desenho deste novo caça começou em fevereiro de 1942 e o protótipo voou em abril de 1943. Era um monomotor totalmente construído em metal com trem de pouso retrátil e era armado com duas metralhadoras de 12,7 mm na fuselagem e dois canhões de 20 mm nas asas.

Suas variantes incluíam o KI-84-IB armado com quatro canhões de 20 mm, e o KI-84-IC com dois canhões de 20 mm e os outros dois de 30 mm.O primeiro grande envolvimento do "Frank" foi na batalha do Golfo de Leyte em finais de 1944, e até ao fim da guerra do Pacífico em 1945. Foi utilizado como caça para atacar e repelir os americanos, que se aproximavam muito do arquipélago do Japão, como bombardeiro de mergulho para ataques à base americana em Okinawa e interceptador na defesa aérea de Tóquio.

Quando a produção foi encerrada em Agosto de 1945 tinham sido produzidos 3.513 construídos pela Nakajima (3.415), Mansyu (95) e Tachikawa (3).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.