Nanobiotecnologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A nanobiotecnologia ("nano"= estruturas na escala nanométrica; "bio" = produtos biológicos; "tecnológicos" = desenvolvimento de novos produtos e materiais) é um ramo do nanotecnologia que abrange quatro grandes áreas de aplicação como:

  • nanomedicina
  • física-médica
  • nanocosmecêutica
  • desenvolvimento de nanofármacos

Em vista do grande número de produtos tecnológicos no mercado, o uso da nanotecnologia vem sendo amplamente discutido juntamente com a sociedade quanto a possíveis riscos como contaminação ao meio ambiente e mesmo de lançamento de produtos nano que apresente toxicidade elevada. Recentes discussões abrangem o emprego das nanobiotecnologias com geração de resíduos que não agridam o meioambiente. Em razão a isso, tem se colocado as nanobiotecnologias para substituir outros tipos de processos mais poluidores, utilizando-as com uma devida responsabilidade social.

Ícone de esboço Este artigo sobre Nanotecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.