Nelspruit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nelspruit
Mbombela
—  Cidade  —
Nelspruit
Nelspruit
Nelspruit está localizado em: África do Sul
Nelspruit
Localização de Nelspruit na África do Sul
25° 27' 57" S 30° 59' 07" E
País África do Sul
Província Mpumalanga
Distrito Ehlanzeni
Estabelecido 1905
Área [1]
 - Total 72,63 km²
Altitude 689 m (2 260 pés)
População (2011)[1]
 - Total 58 672
    • Densidade 810/km2 
Fuso horário TSA (UTC+2)
Código postal 1200
Código de área 013

Nelspruit ou Mbombela é uma cidade de 221.474 habitantes (2000) situada na região nordeste da África do Sul a 619m de altitude. É a capital da província de Mpumalanga (ex-Transvaal). Localizada no vale do rio Crocodile ("Krokodil" em africâner, "Umgwenya" em siswati), Nelspruit fica 100 km a oeste da fronteira com Moçambique e a 330 km a leste da cidade de Johannesburgo.

História[editar | editar código-fonte]

Nelspruit foi fundada em 1905 pelos irmãos Gert, Louis e Andries Nels que compraram as terras da região em 1890. O presidente Paul Kruger fez da cidade a última capital do governo da República Sul-africana, um estado africâner independente na Guerra dos Bôeres.

Com o desenvolvimento das estradas de ferro a partir de 1902, Nelspruit tornou-se um centro econômico e turístico na rota para Moçambique e para o Parque Nacional Kruger.

Em um recenseamento em 1991, a cidade contava oficialmente com somente 21.000 habitantes, mas só os residentes brancos eram contados. Os negros não podiam morar na cidade e viviam em "townships" ou em outras comunidades das redondezas.

A região produz grande quantidade de frutas e legumes, dentre eles 1/3 da produção sul-africana de laranja.

A cidade tem um aeroporto, o Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga, que é utilizado para vôos para Johannesburgo. A cidade também é sede do Instituto de Pesquisas Governamentais para Cítricos e Frutas Subtropicais e o Jardim Botanico Lowveld.

Em maio de 2005, o Comitê de Nomes Geográficos rejeitou a proposta feita pela municipalidade de Nelspruit de rebatizar o nome da cidade para Emlegeni (já que Nelspruit é um nome colonizador e africâner) por falta de consulta dos habitantes da cidade.

Capital Selvagem da África[editar | editar código-fonte]

Vista da cidade de Nelspruit

A cidade tem o título de "Capital Selvagem da África" por causa do Parque Nacional de Kruger, a maior reserva de caça da África do Sul. O parque tem uma área total de 18,9 quilômetros quadrados. O local também abriga as Quedas Mac Mac ("Mac Mac Falls"), onde os turistas podem visitar cachoeiras e mergulhar em lagoas de água cristalina que podem chegar até 65 metros de profundidade.

A cidade abriga o Jardim Botânico Lowveld e é cercada de montanhas, por causas dessas atrações a cidade ostenta o título de "Capital Selvagem da África".[2]

Sede da Copa de 2010[editar | editar código-fonte]

Nelspruit foi escolhida em 2006 como uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Por isso foi construído um novo estádio de futebol na cidade. Seu nome é Mbombela Stadium, tem capacidade para 40.000 pessoas e sediou os jogos da primeira fase da Copa do Mundo.

Referências

  1. a b Main Place Nelspruit (em inglês) Government of South Africa. Census 2011 (2011). Página visitada em 10 de abril de 2014.
  2. Diário de Guarulhos - Nelspruit a "capital selvagem da África" vai abrigar jogos da 1ª fase da Copa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nelspruit, Capital of Mpumalanga, South Africa (en)