Nenets

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Família Nenets na sua tenda

Os nenets ou nenetses[1] são um povo de etnia samoieda que vive na Nenetsia, região autônoma do norte da Rússia. Estima-se em 41 302 nenets vivendo na Rússia, de acordo com o último censo de 2002.

Idioma[editar | editar código-fonte]

A língua nenets é uma língua do grupo urálico, tendo, portanto, parentesco com idiomas como o finlandês, estoniano e húngaro. Há dois dialetos: o nenets da tundra (mais falado) e o nenets da floresta. É um idioma aglutinante e declinativo, sem gênero e sem artigo, e escrito no alfabeto cirílico.

Religião[editar | editar código-fonte]

A religião predominante é o xamanismo, assim como ocorre com vários outros povos da Sibéria. A variante nenets enfatiza o respeito pela terra e pelos recursos. O líder espiritual xamanista dos nenets é conhecido como Tadibya.

Referências

  1. Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia. (Outono de 2012). "Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?" (PDF). a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40) p. 29. Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Página visitada em 13 de janeiro de 2013.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.