Neo (Matrix)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas A. Anderson
Personagem de Matrix

Caracterização do personagem Neo, O "Escolhido", interpretado por Keanu Reeves nos filmes: Matrix (1999), The Matrix Reloaded (2003) e The Matrix Revolutions (2003).
Informações gerais
Primeira aparição The Matrix
Criado por Lilly e Lana Wachowski
Interpretado por Keanu Reeves (filmes)
Andrew Bowen (voz no game The Matrix: Path of Neo)
Informações pessoais
Pseudônimos Neo
Nascimento 11 de março de 1962
Origem Lower Downtown, Capital City
Residência Mega City, US (Matrix)
Características físicas
Espécie Humana
Sexo Masculino
Cor do cabelo preto
Cor dos olhos pretos
Família e relacionamentos
Família Michele McGahey (mãe), John Anderson (pai), Trinity (companheira)
Informações profissionais
Ocupação Hacker, O Escolhido, Engenharia de Software
Especialidade Shaolin Quan
Aparições
Filme(s) The Matrix
The Matrix Reloaded
The Matrix Revolutions
The Matrix Resurrections

Thomas A. Anderson (com pseudônimo Neo) é um personagem fictício e herói na franquia de ficção-científica Matrix, interpretado pelo ator canadense Keanu Reeves nos filmes The Matrix, The Matrix Reloaded, The Matrix Revolutions, The Matrix Resurrections e, na animação Animatrix.[1][2][3]

Neo e o mundo da Matrix[editar | editar código-fonte]

O personagem Neo vive no mundo da Matrix, um ambiente ilusório em que os seres humanos são neuralmente ligados a um gigantesco sistema computacional que simula o mundo no período do século XX. Este sistema foi desenvolvido por uma inteligência artificial para manter a população humana como meio de subsistência para as máquinas - as máquinas usam a energia bioelétrica do ser humano como principal fonte de energia. Anteriormente, as máquinas usavam a energia solar, mas essa fonte de energia foi cortada durante a guerra, quando o homem utilizou armas nucleares para iniciar um inverno nuclear.

Aqueles que vivem suas vidas inteiras conectados à Matrix não têm conhecimento de que a sua realidade não é, de fato, real, nem que existe uma rebelião humana iniciada pelos poucos homens livres na cidade de Zion. De tempos em tempos, os rebeldes libertam pessoas da Matrix, uma operação complexa e arriscada.

Existe uma profecia, a qual alguns acreditam enquanto outros a satirizam, dizendo que entre os seres humanos haverá um homem que, quando conectado à Matrix, será capaz de vencer as regras estabelecidas no simulacro e manipular diretamente o seu código, se tornando capaz de fazer milagres dentro da realidade simulada da Matrix. Essa pessoa é chamada de "O Escolhido" (The One). Sua busca e descoberta são o objetivo de vida de Morpheus, um comandante de nave da frota de Zion, assistido por Trinity e os outros de sua tripulação. Diz-se na lenda que O Escolhido trará o fim à guerra perpétua entre homem e máquina.

Quando a natureza da Matrix é revelada a Neo, ele se torna parte da resistência humana e revela-se como sendo "O Escolhido". A trilogia do filme Matrix explora suas aptidões como tal, para manipular à sua vontade a realidade simulada pelo computador, e sua missão messiânica como o salvador da humanidade.

A palavra 'Neo' é um anagrama da palavra 'One'. Neo também é uma palavra latim que significa "novo", sugerindo assim uma pista para a sua missão na Matrix.

Na Matrix[editar | editar código-fonte]

No início do filme, Thomas A. Anderson é um entre os milhões de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado à Matrix, ele ignorava que o mundo em que vivia é diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele é um tranquilo programador para a "respeitável companhia de software" Metacortex. Mas Anderson também é um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de "Neo". Durante a sua vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a "Matrix". E é descrita por Morpheus como uma vaga intuição de que Neo teve durante toda a sua vida: "que há algo de errado com o mundo".

Durante os anos anteriores aos acontecimentos de Matrix, Anderson gasta o seu tempo tentando encontrar um homem: um suposto "terrorista" conhecido apenas como Morpheus. Mas o que Anderson não sabe é que Morpheus o tem observado por um longo período de tempo.

Morpheus identifica Anderson como sendo a pessoa dentro da Matrix a quem ele acredita ser o escolhido (The One). Mas as máquinas têm escutas telefônicas, e Anderson é encontrado, quase que simultaneamente, pela rebelião e pelos mortais Agentes da Matrix. Os agentes são programas que tem aparência humanóide de agentes do governo FBI na realidade simulada. Eles entram na Matrix, conforme necessário, a fim de protegê-la, matando qualquer homem que ouse interferir nela ou tentar conhecer sua verdadeira natureza.

Anderson é conectado por Morpheus, mas em seguida é capturado pelos Agentes. O Agente Smith lê com atenção um arquivo (Matrix DVD tempo índice 00:17:41) sobre "Thomas A. Anderson". O conteúdo seguir:

O Arquivo do agente[editar | editar código-fonte]

Recusando-se a cooperar com os agentes, ele tem um software eletrônico (bug) implantado no centro do seu corpo simulado pela Matrix, a fim de que seus atos possam ser monitorados e os que procuram fazer contato a partir do mundo livre possam ser rastreados e destruídos. No entanto, eles têm a sua importância subestimada. Ele é contatado por Trinity, o bug é removido e Neo é levado até Morpheus.

A Anderson, que eles chamam pelo nome de Neo (Anagrama de "One", o Escolhido), é oferecida a opção de se manter na sua vida cotidiana, ou ver a verdade e aprender o que é a Matrix. Aceitando aprender mais sobre a Matrix, ele toma uma droga (comumente chamada de "pílula vermelha") destinada a perturbar o seu corpo neuralmente conectado à Matrix. Ele acorda desorientado e alarmado por se encontrar fraco, sem pelos e nu, em uma capsula de líquido ligado a muitos fios. Como as Máquinas não têm uso para seres humanos despertos, ele é varrido automaticamente para o esgoto bruto para ser transformado em nutrientes, que é onde Morpheus e Trinity o resgatam e conduzem à rebelião.[4]

As aventuras de Neo começam logo após ele ser resgatado e seu corpo recuperado dos anos de vida na usina. Depois que Neo recupera a sua consciência e é capaz de andar, Morpheus diz a verdade sobre a Matrix, sobre o mundo real e sobre o destino da humanidade. Inicialmente, Neo recusa-se a acreditar nele, mas finalmente percebe que a Matrix não é real e que não podia voltar atrás, não importa quanto queira. Depois de se recuperar do seu choque inicial, Morpheus também conta a Neo sobre a profecia do escolhido (The One) e de sua crença de que Neo é esse homem. No dia seguinte, Neo começa sua "formação", tornando-se especialista em muitas formas de combate a partir do carregamento de vários programas de treinamento diretamente em seu cérebro. Ele também recebe novas instruções de Morpheus, de como "libertar sua mente" e sobre os agentes.

Depois de alguns dias a bordo do Nabucodonosor, Neo é levado para conhecer a Oráculo, que tem o poder de previsão no mundo simulado. Ela diz a ele que ele tem o "dom", mas parecia estar à espera de alguma coisa - "Sua próxima vida, talvez. Quem sabe?" Neo acredita que a Oráculo lhe diz que ele não é o escolhido. A Oráculo porém avisa-o de que um evento virá onde ele terá que escolher entre a sua própria vida ou a de Morpheus, e que um deles vai morrer.

Em seu caminho de volta para o telefone, o grupo da nave de Morpheus são traído por seu companheiro, Cypher, que conta o paradeiro de Neo, Trinity e Morpheus. Na batalha, Morpheus é capturado e detido pelos agentes dentro da Matrix. Cypher começa a desplugar todos os tripulantes da nave conectados a Matrix, os matando. No entanto, ele é morto pelo operador da nave antes de poder fazer isso com Trinity, Neo e Morpheus. Neo e Trinity sabem que os agentes pretendem usar Morpheus para dizer-lhes o acesso aos códigos da mainframes de Zion. A princípio eles decidem usar o método mais seguro, desplugando Morpheus e o matando. É então que Neo fica ciente de que este era o desafio que a Oraculo tinha-lhe dito, e decide que deve ir salvar Morpheus. Com Trinity ao seu lado, Neo luta com vários guardas. Eles chegam até o telhado do edifício só para serem confrontado por Agente Jones. Neo atira sem parar em Jones, mas este se desvia facilmente. Jones atira em retaliação, mas Neo se desvia das balas de uma forma que apenas Agentes eram capazes de conseguir. Logo após, com Jones quase matando Neo, é surpreendido por Trinity, que mata Jones com uma bala na cabeça. Em seguida, usando uma metralhadora e num helicóptero, Neo e Trinity salvam Morpheus com sucesso no piso do edifício em que ele estava. Tendo acabado de concluir com êxito a missão de salvamento num edifício protegido por guardas fortemente armados e agentes, um feito nunca antes alcançado, Morpheus leva isso como provas que Neo é o escolhido (The One), questionando Trinity: "Você acredita agora?". Neo tenta dizer que não é o Escolhido, mas Morpheus diz: "exatamente o que você necessitava ouvir, isto é tudo." Mais adiante, ele diz: "Neo, em breve você vai perceber como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho, e seguir este caminho".

Atingindo a linha de conexão, Morpheus e Trinity regressam ao mundo real, mas Neo é confrontado pelo Agente Smith. Em vez de correr, Neo decide lutar com Smith. Neo habilmente combate Smith, quase parecendo ter o mesmo nível de habilidade do Agente, algo considerado impossível para seres humanos. No final, Neo é capaz de vencê-lo, jogando-o na frente de um trem. Smith assume o corpo do condutor e sai da estação. Percebendo que se tratava de uma luta que não poderia vencer, Neo corre.

Neo é perseguido pelo agente Smith e seus companheiros agentes, mas Neo é capaz de driblá-los e atingir a linha de conexão, mas é atingido por vários tiros vindos da Desert Eagle de Smith e morre.. Quando isso acontece a uma pessoa conetada neuramente dentro da realidade simulada da Matrix, seu corpo fora da Matrix também morre. Trinity, vendo o corpo de Neo morrer com sua mente ainda na Matrix, diz ao seu corpo que ele não pode morrer e que a Oráculo tinha anunciado que ela ia se apaixonar pelo escolhido (The One). Neo levanta com novas forças, e os agentes, tentam atirar nele. Ele levanta a sua mão e as balas param, suspensas no meio do ar e, em seguida, caem no chão. Então ele olha a sua volta e percebe que ele pode ver o código da Matrix que cria a tudo ao seu redor. Agora, vendo que pode usar o código da Matrix a seu favor, tem vários poderes, como super-força, voo e super-habilidades marciais. O Agente Smith tenta bater em Neo, mas este rechaça seus golpes com apenas um braço, e depois entra dentro do próprio corpo do agente, o destruindo por dentro.

Neo é, então, visto deixando uma mensagem para as máquinas via telefone, uma advertência de que Neo tem planos de se opor às máquinas, libertando tantas mentes humanas quanto for possível.

The Matrix Reloaded[editar | editar código-fonte]

Aproximadamente seis meses depois dos acontecimentos de The Matrix, surge o segundo filme, The Matrix Reloaded. Neo está totalmente confiante na sua capacidade de manipular o mundo artificial dentro da Matrix - ele pode voar, Tem uma enorme força e velocidade, tem habilidades telecinéticas e curativas, e é quase invulnerável. (Link, o novo navegador, comenta sobre Neo usando seus poderes como "dando uma de Superman".) Exceto por esses incríveis poderes, Neo, utilizando o sua visão de código, pode ver através de objetos sólidos como um visão de raio-X.[5][6]

Após uma parada em Zion, em que ele faz sexo com Trinity, Neo pede mais conselhos a Oráculo, dúvidas sobre a sua finalidade, enquanto Zion se prepara para um ataque maciço do Maquinas de mais de 250000 Sentinelas, máquinas cefalópodes que são capazes de voar e matar, e atuam como autônomos procurando e destruindo as naves da frota de Zion. A Oráculo direciona-o em uma busca para encontrar O chaveiro, uma personificação de um programa da Matrix que tem acesso a numerosas portas dentro do sistema. O chaveiro será capaz de conduzir Neo em segurança para a Fonte, a programação do coração do mundo das máquinas que realmente contém os programas que sustentam a ilusão da Matrix.

Depois que a Oráculo vai embora, o Agente Smith (agora conhecido simplesmente como Smith) aparece, e uma mudança dramática se torna aparente. De alguma forma, Smith tinha se separado do resto do código da Matrix quando Neo o destruiu, o tornando um homem livre e não mais um agente. O Agente Smith não é mais um agente da Matrix, ele tornou-se mais similar a um vírus, capaz de inserir o seu código em outros sistemas, e infectar outros programas e mentes humanas para fazer repetidas clonagens de si mesmo. Smith e seus clones atacam Neo, que luta de igual para igual com centenas de clones. Vendo que não poderia ganhar a batalha, vai embora.

Trinity, Neo e Morpheus tentam roubar o chaveiro de Merovingian, um programa de computador francês que se disfarça de humano na Matrix, acolhendo programas exilados/defeituosos, tais como lobisomens, fantasmas e outras criaturas sobrenaturais. A sua esposa, cansada do marido, revela ao trio o paradeiro do chaveiro. Neo é atacado pelos guardas de Merovingian. O Escolhido os vence, mas Merovingian foge.

O chaveiro explica que duas centrais nucleares na região da Matrix deve ser desativadas em um curto espaço de tempo para desativar a janela do sistema de segurança e permitir a Neo alcançar a fonte. "Apenas o escolhido ("The One") pode entrar nesta porta, e apenas durante o prazo que ela estiver aberta". Esta tarefa foi cumprida, mas não sem a morte do chaveiro e Trinity colocada em perigo mortal pelos Agentes da Matrix, Neo tem uma visão disto em seus sonhos. Abrindo a porta, Neo encontra-se com o Arquiteto, uma personificação do criador dos sistemas e design das sucessivas versões da Matrix.

O Arquiteto apresenta a Neo uma explicação radicalmente diferente da de Morpheus, alegando que Neo é realmente o sexto "One". Prossegue, dizendo que Zion foi destruída pelas máquinas cinco vezes antes, e os cinco escolhidos anteriores confrontados com o dilema de permitir que a humanidade ser destruída, ou reiniciando a Matrix e partindo com uma nave. Neo voltaria para Zion e escolheria vinte e três pessoas para o seguirem na construção da Nova Zion (sete machos e dezessete fêmeas). Matrix baseia-se neste ciclo repetido de destruição e recriação, para manter as mentes humanas em uma estrutura estável. É também revelado que Oráculo é a mãe de Matrix, e o Arquiteto pai.

O Arquiteto adverte que todas de todas as vidas humanas dentro e fora da Matrix vão morrer se ele não entrar na porta da Fonte. Neo recusa, e sai do lugar para salvar Trinity.

Juntos, os dois saem da simulação da Matrix, e voltam ao mundo real. Neo diz a Morpheus que a Profecia foi apenas mais um sistema de controle usado contra eles, e que a destruição de Zion é algo iminente. No entanto, eles não tem tempo para refletir sobre a sua situação atual, quando um grupo de Sentinelas começam a cercar a nave. Neo e os outros são forçados a abandonar a Nabucodonozor, e tentar fazer uma corrida para serem resgatados, pois a nave é destruída pelos Sentinelas. Mas Neo pára de repente, se vira para Trynit e diz, "Algo está diferente, posso sentir". Quando os Sentinelas o abordam, Neo descobre um novo talento, que pode influenciar as máquinas no mundo real, exatamente como ele influencia objetos no mundo simulado da Matrix.

O esforço é extremo, e/ou a ligação tem um efeito demasiado sobre ele: o Sentinela é destruído, e ele cai no chão, inconsciente. Ele e os tripulantes são resgatados pela aeronave Hammer, que estão lidando com outro mistério: Bane, um tripulante de outra nave, que é o único sobrevivente de um ataque das máquinas a uma outra nave de Zion. O corpo de Bane tornou-se infectado por uma cópia do programa Smith e traz Smith para o mundo de Zion através da mente de Bane.

Em The Matrix Revolutions[editar | editar código-fonte]

The Matrix Revolutions inicia imediatamente após os eventos do segundo filme. Como resultado de sua luta com os Sentinelas, Neo retorna à consciência em local isolado suspenso só acessível por despacho de Merovingian, na periferia da Matrix, a partir do qual sua mente é incapaz de libertar-se. ordenado pelo Trainman (um empregado do Merovingian), que por ele poderia ficar lá para a eternidade, ele continua aprisionado até ser libertado por Trinity, que ameaça o Merovingian em um impasse mexicano libertando Neo.[7][8]

Neo determina, através de suas novas habilidades que, na verdade, a profecia da Oraculo estava correta: O escolhido (The One) deve retornar à fonte para parar a guerra. No entanto, o Arquiteto alterou a profecia e obrigou os antecessores de Neo terminarem o seu caminho com a destruição de Zion e do reinício da Matrix. Após uma última visita a Oráculo, Neo aprende, que não deve se preocupar com os Sentinelas, mas com o Smith, cuja clonagem se multiplicam e não só irá conduzir a uma falha mortal da Matrix, matando todos os seres humanos e os programas dentro dela, Bem como danificar seriamente a própria Cidade das Máquinas. Além disso, baseando-se nas explicações anteriores da Oráculo acerca da natureza da escolha, Neo aprende que a afrimação do arquiteto de que a sua escolha para salvar Trinity seria inerentemente levar à extinção da humanidade estava incorreta. A Oracle afirma que, "Você e eu podemos não ser capazes de ver além de nossas próprias escolhas, mas que o homem não consegue ver além de qualquer escolha", devido à sua natureza, sendo ela puramente matemática. Neo informando que ele agora tem o poder de escolha para acabar com a guerra e derrotar o Smith, ela diz, "Tudo o que tem um começo tem um fim, Neo". Neo deve retornar à Fonte - neste caso, a fortemente vigiada - cidade das maquinas, na esperança de parar os Sentinelas e Smith.

A Neo e Trinity é dado o Logos, um aeronave comandada por Morpheus sua ex-amante, Niobe, o que nos parece como um suicida viagem a cidade das Maquinas. Entretanto, o Capitão Roland e os sobreviventes da tripulação de Nabucodonozor Link e Morpheus na aeronavce Hammer (Mjolnir), tenta retornar para Zion, agora cercada e diante o ataque das Maquinas. Neo e Trinity são emboscados pelo passageiro clandestino Bane/Smith, que cega Neo, mas é morto quando Neo descobre que ele ainda pode ver o aura do Smith com um misterioso terceiro olho concedido pelos seus poderes. Neo, com Trinity como piloto, guia o Logos pelas, defesas da cidade das máquinas, mas o esforço do Logos A trombada na terra, traz a Trinity ferimentos fatais que morre, deixando Neo sozinho para enfrentar a cidade das máquinas.

Neo encontra o Deus Ex-Machina, uma Maquina construída, e permuta a paz entre homens e máquinas, se ele parar o Smith, que tem emprignado todos os habitantes da Matrix com um clone de si mesmo e não ameace a Matrix apenas com uma sistema falha, mas uma invasão dos Smith infecionados no código da própria cidade das maquinas. A oferta é aceita; Neo entra na Matrix pela última vez, ao descobrir que o programa tem Smith clonou por todo o mundo simulado, e ele transformou em uma borrasca escura onde as cópias de Smith, vivem. Uma das cópias de Smith passa em frente e luta contra Neo, e parece ter finalmente conseguido poderes dentro da Matrix para fazê-lo (Smith assimilou a Oraculo, ganhando seus poderes). Os dois se envolvem num aparentemente batalha sem fim entre as duas forças de igual poder. A luta catastróficas deixa os dois em posição de igualdade, como Smith não conseguia derrotar Neo, enquanto Neo percebeu que não poderia ganhar essa batalha. Tendo nada a perder (com a morte de Trinity), e tudo a ganhar pela humanidade e Machine, Neo intencionalmente sacrifica-se ao Smith Smith e permite a ele a sua vitória para finalmente infectar Neo com o programa Smith e Neo virar de corpo e mente em um clone do Smith. Mas quando ele tem sucesso, Neo/Smith clonado mostra rachaduras no seu pescoço e começa a explodir, e todas as outras encarnações de Smith na Matrix fazem o mesmo. Finalmente, o vírus- smith é totalmente eliminada do software da Matrix.

Este processo de destruição aparentemente destrói Smith e a consciência de Neo também. Porém há suspeita de neo ter sobrevivido porque ele enxerga a cidade das maquinas enquanto seu corpo é levado pelas Maquinas a cidade das Maquinas, enquanto em Zion as Maquinas interrompem o seu ataque e fogem, em deferência a permita pela paz que Neo propôs. Assim como a paz, Neo também tinha negociado que qualquer mentes humanas que se tornam conscientes da natureza da Matrix terá permitida a liberdade sem interferências.

Com o fim do filme, vemos um gato preto andando abaixo uma calçada destruída. Ela para, aparece para digitalizar como a própria Matrix é shutdown ou reiniciado, e repete e recomeça o seu funcionamento.[necessário esclarecer] (Esta foi uma alusão a uma cena onde Neo vê um gato preto aparece duas vezes em The Matrix, um indício de que algo tenha sido alterado dentro do código da Matrix. Para Neo, isto foi uma experiência de déjà vu).

Sati, um novo programa criado na Matrix, desperta, reúne-se com a Oraculo, e cria um colorido amanhecer em homenagem ao Neo. Sati pergunta se vamos ver Neo novamente. A Oráculo diz, "eu tenho suspeitas que sim".

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Neo tem o seu início do código fonte da Matrix, conhecido como o Programa Prime. Isto dá-lhe a capacidade de manipular a realidade simulada da Matrix, uma habilidade que ele utiliza como diferentes super-poderes.

O poder que ele apresenta na maioria das vezes é a telecinese, que permite Neo levite, mova, eleve, e até mesmo divida objetos. Ao levitar o próprio Neo pode voar em velocidades surpreendentes e saltar grandes distâncias. Embora sua velocidade nunca é especificada, ele voa a partir da montanha herdade de Merovingian à rodovia "Sul 500 milhas", em menos de 15 minutos, o que implica que a sua "a velocidade de cruzeiro" é superior a três vezes o velocidade do som. A sua velocidade de vôo é mais exemplificado pela sua capacidade de "voar mais rápido" que uma explosão de fato acontecer, enquanto ele voa, os objetos ao seu redor tendem ficar distorcidos, ou esmagados; as emissões sônicas na esteira tem o poder de anular direção de veículos pesados.

Além disso, Neo possui uma força sobre-humana e agilidade, e é capaz de gama de ataques que mataria ou incapacitaria um ser humano normal com relativa facilidade. Contudo, a sua força e resistência tem limites. Mesmo que ele pudesse bloquear uma espada com a ponta do seu dedo, ele recebeu um pequeno corte, indicando (como o Merovingian salientou), que ele ainda era humano, apesar de sua competência. Sua resistência também é finita: quando confrontado por massas de clones do Smith no segundo filme, Neo foi forçado a fugir, em vez de continuar lutando, e após a saída da Matrix, ele apareceu visivelmente cansado e sem respiração.

Ele também pode esquivar de balas de um modo semelhante ao Agents (ou detê-las abertamente com sua telecinese). Neo também possui a capacidade de executar uma série sem precedentes de programas de combate simultaneamente; ele é, portanto, um mestre de todos as artes marciais conhecidas, incluindo Kung Fu, Karate, Esgrima, e Taekwondo (Contudo, as séries de ações em combates de Keanu Reeve, assim como todo o elenco, enfatizam o Wushu).

Ele tem demonstrado a capacidade de curar as pessoas na Matrix, mesmo ao ponto de revivê-las quando recentemente falecidas (embora a dimensão e os limites dessa capacidade não sejam conhecidos) e de um pequeno tipo de precognição. Este tem sido descrito como "ver o mundo sem tempo", ou imagem possíveis futuros como um jogador de xadrez olhando vários movimentos futuros.

No mundo real, Neo tem um certo grau de conectividade sem fio com o sistema da Matrix: ele pode sentir a presença das máquinas, e até mesmo interferir na sua função. Aparentemente, devido ao seu estatuto como escolhido (The One), que tem uma ligação direta à fonte, e, portanto, pode também afetar as máquinas ligadas a ele. Além disso, depois que ele fica cego na luta contra o Smith/Bane, Neo recebe a habilidade de ver tudo ligado à fonte, incluindo a própria cidade das maquinas, como silhuetas de luz dourada.

Online[editar | editar código-fonte]

No início da sequência MMORPG, The Matrix Online, dispersos fragmentos do código de Neo RSI '(Residual Self Image) foram encontrados no organismos de Agentes impostores que aparecem em toda a cidade durante o capítulo 1,1. Quando detidos, estes fragmentos ecoaram algumas das reflexões finais de Neo durante o efeito da pílula vermelha. Não demorou muito antes de cada uma das três principais organizações políticas pós-guerra no interior da Matrix percebem a eventual importância destes fragmentos e começaram a lutar entre si para reunir tantos como eles podiam.

Com uma grande quantidade de fragmentos de Neo, Zion reúne seus especialistas codificadores e recriam uma tentativa de RSI, no entanto, eles foram apenas parcialmente capazes de fazê-lo e mesmo assim ele foi essencialmente imperfeito.

A Oraculo passou a revelar uma sociedade secreta de exilados conhecido apenas como The Shapers são os únicos com capacidade para trazer o conjunto de Fragmentos de forma significativa e que devem ser protegidos contra o agentes corruptos.

Mais tarde, no capítulo 1,2, Morpheus afirma que as Maquinas nunca devolveram a forma física a Neo (Thomas Anderson real em um corpo real) para Zion, as não ser que eles se "reciclem" (uma referência ao primeiro filme, em que Morpheus diz a Neo que as máquinas liquefazeram os falecido ocupantes do Matrix para fornecer sustento orgânico para seus habitantes).

Houve também um jornal encontrado em uma das missões do jogo detalhado, que uma mulher que de repente e inesperadamente acordada deixa o hospital sem uma palavra. O nome da mulher era Sarah Edmontons, que é um anagrama de Thomas Anderson. Isto foi recentemente confirmado como não sendo um fio solto como MxO escritor Paul Chadwick "tinha esquecido [SIC] no jornal".

A partir de Abril de 2007, um RSI transmissão aparecendo a ser a de Morpheus tem aparecido em toda a cidade de forma aleatória Neo alegando que ainda está vivo e que ele é cativo das maquinas. No entanto, estas transmissões recentemente revelam ser uma manobra feita pelo Exido conhecido como O General, planejamento semear discordância entre as pilulas vermelhas de Zion e as máquinas.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]