Odelir José Magri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Odelir José Magri
Bispo da Igreja Católica
Bispo de Sobral
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 17 de outubro de 1992
Ordenação episcopal 12 de dezembro de 2010 por dom Lorenzo Baldisseri
Dados pessoais
Nascimento [18 de abril]] de 1963
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Odelir José Magri (Campo Erê, 18 de abril de 1963) é sacerdote católico brasileiro, bispo de Sobral[1] .

Ele é bisneto de imigrantes italianos, da família Magri, que chegaram ao Brasil na época da Proclamação da república, em 1989, e se dedicaram à agricultura, na região Oeste de Santa Catarina.

Formação[editar | editar código-fonte]

Estudou Filosofia na Universidade Católica do Paraná no ano de 1983, onde concluiu a Licenciatura no ano 1987. Fez o noviciado em Petrolândia após terminar a filosofia em Contagem, Minas Gerais. Foi para a França estudar Teologia no Institut Catholique de Paris. Ordenou-se padre no dia 17 de outubro de 1992 quando foi destinado à missão comboniana na República Democrática do Congo, África.

No ano de 1996 volta ao Brasil para a cidade de São Paulo para trabalhar como formador no Escolasticado de São Paulo e ser vigário paroquial. Fez também um curso para formadores na Escola de Formadores. Foi nomeado padre mestre do Noviciado de Contagem, Minas Gerais em 2002.

Ao participar do XVI Capítulo Geral da Congregação em setembro de 2003, em Roma, foi eleito conselheiro geral. No XVII Capítulo Geral de 2009 foi reeleito conselheiro geral, assumindo a responsabilidade de Vigário Geral da Congregação.

Sagração e ordenação episcopal[editar | editar código-fonte]

Em 11 de outubro de 2010 foi nomeado pelo papa Bento XVI o padre Odelir José Magri, MCCJ, como novo bispo para a Diocese de Sobral [2] .

A solenidade de sagração e ordenação episcopal e posse aconteceu no dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, na igreja Catedral de Sobral debaixo de muita chuva que banhou toda a cidade desde as inicio da cerimônia até o fim do ato litúrgico. Para acomodar todos os fiéis, uma arquibancada foi montada na praça da Sé em frente à Igreja Matriz.

Dezenas de paróquias representadas por muitas caravanas, estiveram presentes, bem como autoridades. Estiveram presentes o governador do estado Cid Gomes e o ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil Leônidas Cristino, representantes diocesanos de todo o Brasil e coordenadores das dez Comissões Diocesanas, dos Arcebispos e ex-bispos desta Diocese, Dom Aldo de Cillo Pagotto e Dom Antônio Fernando Saburido.

Referências

  1. Dom Odelir José Magri é o novo Bispo de Sobral Portal Ceará em Rede: Notícias do Ceará, Brasil e Mundo. Página visitada em 24 de abril de 2012.
  2. Nomeado o novo bispo para a vacante diocese de Sobral Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Página visitada em 24 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Antônio Fernando Saburido
Brasão episcopal.
Bispo de Sobral

2010-
Sucedido por
-