Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Portal-Matemática As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), são um concurso de problemas de matemática, que se realiza anualmente e no qual podem participar os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A sua organização está a cargo da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Objectivos

O principal objectivo das OPM é promover e incentivar o gosto pela matemática.

História

As OPM têm como origem um concurso denominado Mini-Olimpíadas de Matemática, que foi realizado em 1980 por iniciativa de 3 membros da Sociedade Portuguesa de Matemática: António Leal Duarte, Jaime Carvalho e Silva e João Filipe Queiró[1]. O crescente aumento de interesse pelas Mini-Olimpíadas de Matemática levou à sua extensão a nível nacional em 1983, com o nome de Olimpíadas Nacionais de Matemática. Com a internacionalização do evento em 1999, foi renomeado para Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Concurso

A realização de cada OPM decorre em três fases distintas:

  • primeira eliminatória, que se realiza em todas as escolas que aderirem às OPM;
  • segunda eliminatória, que decorre em algumas escolas do país (normalmente nas sede de distrito) e para a qual são seleccionados alguns alunos, de acordo com o regulamento;
  • final nacional, que decorre numa escola que aceite a sua organização e na qual participam 30 alunos de cada uma das categorias, seleccionados nas eliminatórias anteriores.

Edições

Referências

  1. «Historial das OPM». OPM. Consultado em 8 de outubro de 2011 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.