Os Assassinatos da Rua Morgue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Murders in the Rue Morgue
Os Crimes da Rua Morgue (PT)
Os Assassinatos da Rua Morgue (BR)
Autor (es) Edgar Allan Poe
Idioma língua inglesa
País Estados Unidos Estados Unidos da América
Género Ficção de detective
Lançamento abril de 1841
Edição portuguesa
Tradução Eduardo Saló, João Costa
Editora Bertrand
Ilustração de Aubrey Bearsdley, 1894 ou 1895

The Murders in the Rue Morgue (Os Assassinatos da Rua Morgue, no Brasil; Os Crimes da Rua Morgue em Portugal) é um conto escrito por Edgar Allan Poe e que foi publicado pela primeira vez na Graham's Magazine, em abril de 1841.

Conta a história de dois brutais assassinatos de mulheres na Rua Morgue, em Paris, casos que parecem insolúveis até que o detetive C. Auguste Dupin assume o caso e, usando sua estupenda inteligência, desvenda esse grande mistério.

O detetive Dupin é considerado o precursor de Sherlock Holmes. Os métodos de investigação são semelhantes ao do detetive inglês e, as histórias policiais em que aparece, encontram-se no período da gênese da literatura policial internacional.

Apesar dessas qualidades, Dupin é pouco conhecido pois seu criador escreveu apenas três contos com ele (a obra completa de Poe é pequena em razão da sua morte precoce, aos 40 anos, além de mais identificada com contos de terror e suspense, outra criação literária do genial autor estadunidense).

Além de Os Assassinatos da Rua Morgue, Dupin aparece nos seguintes contos:

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Filmes

Os títulos em português se referem aos nomes que tais adaptações receberam no Brasil.

Música

  • Murders in the Rue Morgue é também uma canção do Iron Maiden, inspirada no conto de Poe, e e que aparece no segundo álbum do grupo, Killers.
  • A música "Little Disfunk You" do grupo sueco de pop-rock The Ark contém a passagem "I'll be the murder on Rue Morgue you're trying to solve" em uma clara alusão ao conto.

Outras histórias inspiradas pelo conto[editar | editar código-fonte]

  • Os Novos Assassinatos Da Rua Morgue, de Clive Barker.
  • Na mini-série em quadrinhos A Liga Dos Cavalheiros Extraordinários, é sugerido que o Mr. Hyde foi a fera responsável pelos crimes quando ele foi pego na famigerada rua anos depois por Mina Harker e Allan Quatermain.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]