Ossificação endocondral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gray79.png

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

A ossificação endocondral ocorre utilizando uma peça de cartilagem hialina como molde. Há a formação inicial de uma placa, delgada, de matriz óssea na região média da diáfise. Os condrócitos se hipertrofiam, a matriz cartilaginosa é reduzida e mineralizada, os condrócitos morrem por apoptose, as cavidades deixadas pelos condrócitos é invadida por capilares sangüíneos e células mesenquimais indiferenciadas (osteogênicas) vindos do tecido conjuntivo adjacente, finalmente as células osteogênicas formam osteoblastos que produzirão matriz óssea sobre os restos de cartilagem hialina calcificada. Os osteoblastos, ao produzir a matriz óssea acabam se englobando, dando origem a lacunas e canalículos. A partir desde momento o osteoblasto é denominado osteócito, quanto está totalmente imerso na matriz óssea. Simultaneamente à produção de matriz pelos osteoblastos, há a invasão da região mediana do osso por osteclastos, derivados de macrofagos da corrente sanguínea (que normalmente se localizam na face exterior dos ossos, em lacunas da matriz óssea denominadas lacunas de Howship), que pelo processo de reabsorção óssea criam um canal interno, que rapidamente se expande longitudinalmente no osso, formando o canal medular.

Esse tipo de ossificação é caracteristico dos disco epifisários onde são observadas várias faixas de acordo com o estágio de ossificação:

1. Zona de Repouso 2. Zona de Proliferação 3. Zona de Cartilagem Hipertrófica 4. Zona de Cartilagem Calcificada 5. Zona de Ossificação


Fonte: Histologia Básica, 11ª Edição. JUNQUEIRA, Luiz C. ; CARNEIRO, José




Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.